Leitura Orante e Homilia

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Transcrição da apresentação:

Leitura Orante e Homilia Celebração da Palavra Leitura Orante e Homilia

O caminho da Palavra Nos primeiros séculos do cristianismo a liturgia era a principal fonte da espiritualidade cristã e da teologia. A vida cristã se alimentava da participação ativa na liturgia que incluía escuta, compreensão e obediência à Palavra. Desde cedo as comunidades associaram leitura bíblica e oração; chamaram este jeito de ler a Bíblia de lectio divina; este método de leitura orientou, por séculos, as comunidades cristãs.

Movimentos bíblicos e litúrgicos Com a reação da Igreja católica ao movimento protestante(séc. 16), a Bíblia vai se distanciar cada vez mais do cenário das comunidades católicas. A lectio divina ficou restrita às comunidades monásticas e por elas foi preservada. No século XII, Guigo, monge Cartuxo, a sistematizou em quatro passos. Graças aos movimentos bíblicos e litúrgicos que culminaram no Concílio Vaticano II, a liturgia volta a ser fonte de espiritualidade (SC) e a Bíblia é colocada de novo na mão do povo. Sobre o método da lectio divina a própria Dei Verbum a recomenda com grande ênfase. No meio das comunidades ela reapareceu por meio da leitura popular da Bíblia, com o nome de Leitura Orante.

PALAVRA de DEUS - ACONTECIMENTO de SALVAÇÃO a) Partindo da experiência pessoal – você e a Palavra de Deus. b) Identificando na própria Bíblia elementos da teologia e de método de leitura orante (exercício de lectio divina) Ler: Êxodo 14,1-31; Deuteronômio 30,1-20; Neemias 8,1-12; Lucas 4,14-21; Lucas 24,13-35 Hebreus 4, 12-13; 2Tim 3,14-4,8

LEITURA ORANTE E LITURGIA Pela tradição bíblica e eclesial é evidente a relação entre lectio divina e liturgia. A lectio divina aplica-se ao canto, às orações, à oração pessoal em preparação ou como prolongamento da celebração litúrgica. Aplica-se ainda ao ofício divino...

Os passos do método na liturgia da Palavra: A leitura acontece na proclamação e escuta atenta, assim como a leitura mais aprofundada do texto bíblico durante a homilia. A meditação é feita, no breve silêncio depois das leituras, na possível repetição de uma frase que mais tocou, na atualização do texto durante a homilia. A oração já presente durante todo o processo, tem seu momento específico na oração dos fiéis, como também na ação de graças. A contemplação é o olhar novo que permanece...

HOMILIA , PARTILHA DA PALAVRA Situando-nos na história: Testemunho de Justino (+165) “E no dia que é chamado Dia do Sol, temos uma reunião de todos os que moram nas cidades e no campo. Lêem-se as memórias dos apóstolos e os escritos dos profetas, tanto quanto o tempo o permitir. Quando o leitor tiver terminado a leitura, quem preside fala uma palavra de advertência e de animação para pormos em prática tudo de bom que ouvimos.” (1ª Apologia, 67)

Homilia e sermão Sermão: - fala-se de qualquer assunto, sem necessária ligação com os textos bíblicos; - não fazia parte integrante da liturgia: era uma interrupção do rito: o padre tirava a casula para subir no púlpito, fazia o sinal da cruz no início e no fim.

Homilia e sermão Concílio Vat. II reintroduz a homilia na prática da Igreja: (SC n. 52): A homilia é parte da liturgia; Expõe os mistérios da fé e as normas de vida cristã, no decorrer do ano litúrgico; É feita sobre o texto sagrado; Não deve ser omitida sem grave causa nas missas de domingo e dias de guarda;

HOMILIA IELM n. 24: acrescenta: Cristo está presente e operante na pregação da Igreja Paulo VI, Mysterium Fidei(1965), completa o texto da SC 7: Cristo está presente quando se lêem as Escrituras na comunidade reunida. Na homilia, Cristo está presente e nos dá sua Palavra.

HOMILIA, o que é ? significa reunião, companhia, relações familiares, daí conversa familiar – conversa entre irmãos buscando juntos a compreensão da Palavra de Deus para encorajar, animar, exortar, corrigir, educar, consolar (cf, Atos 13, 14-42; 2Tim 3,16-17) e para alegrar o coração: “A alegria do Senhor é a nossa força”( Ne 8,10) Homilia é ação sacramental: pelas palavras humanas, Deus está presente, nos atinge com sua Palavra e nos transforma.

a) Qual o assunto da conversa? Os mistérios da Fé! A pessoa de Jesus, sua missão, vida, morte, ressurreição, a entrega de seu Espírito, a vinda do Reino já presente, renovando e levando à comunhão Trinitária, toda a humanidade, o universo!

b) Qual o objetivo da homilia? Levar a uma participação ativa, consciente na Eucaristia; à união profunda com a pessoa de Jesus, para podermos viver de acordo com a fé que professamos (cf. SC n. 10) Sermos moldados à imagem do Filho, assumindo como discípulos o projeto do Reino.

c) Como fazer esta conversa? A homilia articula três realidades: O Texto sagrado, a Vida da comunidade e o Mistério celebrado: 1) Partir dos textos sagrados: Palavra da Escritura e dos textos litúrgicos: orações, prefácios, antífonas...(cf. IELM, n. 24; SC n. 35,4; IGMR n. 41) Palavra dita para nós hoje; levar a sério o texto, voltar a ele, repetir, recontar ou recolocar as palavras a partir dos ouvintes.

c) Como fazer esta conversa? 2) Ligar com a realidade atual, com á vida da comunidade “A homilia, como parte da liturgia, é ocasião privilegiada para se expor o mistério de Cristo no aqui e agora da comunidade, partindo dos textos sagrados, relacionando-os com o sacramento e aplicando-os à vida concreta”. (Conclusões de Puebla) Discernir a Palavra de Deus escondida dentro da realidade. Nenhum fato é por si mesmo palavra de Deus; deve ser “lido”, interpretado como tal, na comunidade reunida reconhecendo nele “o passo de Deus que salva” ou o apelo à conversão. A Palavra de Deus deve soar como boa nova e como apelo de conversão e compromisso concreto com a vinda do Reino, na realidade atual.

c) Como fazer esta conversa? 3) Ligar com a realidade sacramental, com o mistério que celebramos. homilia enquanto mistagogia: explicita e introduz no mistério de Cristo acontecendo na celebração como realidade simbólico-sacramental. A homilia deve conduzir à oração, à participação no mistério pascal evocado nas preces, na liturgia eucarística (na missa), na louvação (celebração da Palavra) Homilia é um elo de ligação entre as duas mesas: Como a Palavra proclamada se realiza nesta celebração?

QUEM FAZ A HOMILIA? em geral, a responsabilidade é de quem preside (IELM, n.50) pode ser também dialogada.(cf.Doc 43, n.279)... o papel de quem coordena é conduzir a conversa e assegurar a todos o proveito espiritual da partilha (não deixar a conversa solta) Sugerir para repetir frases que chamaram a atenção. No final “amarrar” alguns pontos mais importantes, tanto para a vivência no dia-a-dia como para a participação no mistério celebrado.

Perfil de um bom homiliasta: Pessoa de bom senso, simples no ser e falar; atitude humilde, servidor. Pessoa de fé, acostumado a meditar e orar a Palavra de Deus; Abertura de coração e disponibilidade para a mudança de vida de acordo com o evangelho e dê testemunho de vida; Tenha suficiente preparação bíblica, litúrgica, teológica e jeito(dom, carisma) para anunciar a Palavra de Deus;

Perfil de um bom homiliasta: Pessoa que participa da vida da comunidade e da Igreja local, atenta ao que acontece, olhar contemplativo sobre a comunidade e os acontecimentos para dar uma palavra profética; Acredite na força da Palavra de Deus que anuncia e se coloca como servidor/a desta Palavra e não como dono/a; Seja aceita pela comunidade e reconhecida pelos pastores locais. Deixa-se conduzir pelo Espírito Santo! É ele que nos faz lembrar e compreender as palavras de Jesus e nos faz compreender a vida, a realidade a partir de Jesus. Ele que nos anima e nos transforma.

PASSOS na preparação da homilia: “... que a homilia seja fruto da meditação” (IELM, n. 24) - preparação orante... individualmente ou em equipe! Abrir a Bíblia, em espírito de oração, acender uma vela, silêncio. Invocar o Espírito. b) Olhar a realidade de maneira contemplativa. - visualizar o que está acontecendo de importante na comunidade...no bairro, na cidade, na região, no país, no mundo. - visualizar a assembléia para a qual se vai fazer a homilia.

PASSOS na preparação da homilia: c) Situar a homilia no tempo litúrgico, na festa; localizar os textos no Lecionário (ou Bíblia) e no Missal. d) Aprofundar os textos bíblico-litúrgicos: evangelho, a primeira leitura, o salmo, a segunda leitura; o prefácio, o canto de comunhão, os outros cantos, as orações presidenciais, principalmente a coleta. A leitura orante como método de preparação da homilia, com seus quatro passos: leitura, meditação, oração, contemplação. e) Anotar:

f) Fazer um roteiro para a homilia, pensando em início, meio e fim. * Início é muito importante * Meio ou miolo da homilia * Final Falar pouco é regra preciosa Mandar repetir frases no meio da homilia?

Curso de Capacitação – Centro-Oeste Para uso didático Baseado no livro de Ione Buyst, da Coleção rede Celebra: Domingo, dia do Senhor Elaboração: M. Lourdes Zavarez Formatação: M. do Carmo de Oliveira Goiânia, 10-14 de junho de 2009