Web Semântica Thiago José Marques Moura. Roteiro Problemática; Descrição; Arquitetura Proposta; Conclusão sobre Web Semântica; Linguagens de Anotação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOINFO 2004 Mecanismos para intercâmbio de dados geográficos através de Web Services Valéria Gonçalves Soares Michael Schuenck dos.
Advertisements

Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Ontologias e Web Semântica
Engenharia de Software
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Redes de computadores I
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Projeto 1.
O Essencial sobre Linguagens de Programação Luís Caires Maio 2005.
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Aplicação de XML Web Semântica Tópicos Avançados em Bancos de Dados II
Teste em Esquemas de Dados Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática Seminário.
Sistema Web para Departamentos
SOA e Web Services Aluno: Thiago Caproni Tavares
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Felipe Dias Maria Fernanda
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
Alunos: Benedito Jr, Douglas Bertol, Robson Costa
PROTEGÉ Suporte FRAMES
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
Ontologias e web semântica
Plano de Projeto de Software
Classes e objetos Modelagem
II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
Porque Soluções WEB ? Acesso de qualquer lugar Independência de Ambiente Facilidade de Atualizações Custos racionalizados.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Web Semântica Mineração na Web – if796 Subtitle.
Mkt-Digital uma ferramenta para o planejamento de marketing em grupo
C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos
Exame de Defesa de Mestrado
Tópicos de Sistemas de Informação A
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
PETER ANTONY RAUSCH JOYCE MARTINS
Engenharia do Conhecimento Ernesto Trajano Jacques Robin CIn-UFPE.
Camadas da WS. Web semântica Evolução da web atual que visa dar significado semântico ao conteúdo da páginas da web, criando um ambiente onde agentes.
Professor: Márcio Amador
Elaborado por: Francisco Covas nº Manuel Felício nº
Ontologias Profa. Lillian Alvares
Web de Dados Bruno Dutra – Roteiro Contexto Definição Princípios Estrutura e Componentes Benefícios X Desafios Aplicações Conclusão.
Endeavour Apresentação da Ferramenta. Observações a respeito da escolha da ferramenta o foco do trabalho não são as ferramentas em si, mas sim a integração.
HyperDE Framework e Ambiente de Desenvolvimento dirigido por Ontologias para Aplicações Hipermídia Bom dia... Vou apresentar o HyperDE, que é o fruto desse.
Inteligência Artificial Web Semântica
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
Algoritmos e Programação I
Ferramentas de Manipulação de Ontologias (Protégé)
WSIT: Extensão de uma ferramenta de busca federada para Web Services Emanuel Müller Ramos Orientador: Cláudio Fernando Resin Geyer.
Introdução a WEB SEMÂNTICA Prof. Dr. Fernando Gauthier INE/UFSC.
Os Formalismos de Representação do Conhecimento Primeiros estudos: Ontologia e Terminologia.
Franklin de Souza Ramalho
RDF na interoperabilidade de dados entre domínios Dissertação de Mestrado Domingos Sávio Apolônio Santos Mestrando Ulrich Schiel Orientador /9.
1 Web Services Uma Introdução Jacques P. Sauvé DSC/UFCG 2003.
Utilização de Ontologias para Integração de Heterogeneidade Semântica
Paixão por Transformar Tecnologia em Eficiência e Inovação 2015
Tesauro, Taxonomia e Ontologia: uma evolução?
Inteligência Artificial Web Semântica
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0
DEFINIÇÃO DE UMA ONTOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL Mário Joaquim Firmino Leite Faria D ISSERTAÇÃO M ESTRADO I NTEGRADO EM E NGENHARIA E LECTROTÉCNICA E DE.
Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.
Casamento de Esquemas IAGO RAPHAEL VASCONCELOS MARINHO.
Aplicativos para internet Prof. Wolley
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
ONTOLOGIAS NO CONTROLE DA ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO EM ESPAÇO UBÍQUO ONTOLOGIAS NO CONTROLE DA ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO EM ESPAÇO UBÍQUO Nelsi Warken, Luiz A.
Ciências da Informação, Comunicação & Computação Web 3.0 e o CIBERJORNALISMO Mídias Digitais Multimodalidade, P rof. Benedito Medeiros Neto-CIC FAC – GRADUAÇÃO.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Transcrição da apresentação:

Web Semântica Thiago José Marques Moura

Roteiro Problemática; Descrição; Arquitetura Proposta; Conclusão sobre Web Semântica; Linguagens de Anotação - HTML A ; Ferramenta - OntoMat.

Problemática Os dados na Web são organizados para leitura de humanos e não para programas de computador. Em geral, os computadores não possuem uma forma confiável de processar semântica na Web. Idéia: anotar elementos de páginas com instâncias de conceitos definidos em ontologias acessíveis na Web e em formato legível por máquina Faz com que a Web possa ser lida tanto por homens como por máquinas.

Descrição I Ambiente onde agentes de softwares vagariam entre páginas, podendo realizar tarefas para os usuários; WS não é uma outra Web e sim uma extensão da que existe; Para o funcionamento da WS, computadores tem que ter acesso a coleções de informações estruturadas e conjuntos de regras de inferência;

Descrição II Vai permitir que máquinas possam compreender documentos semânticos e dados; Existência de diferentes formas de representar a mesma coisa na Web, então é aí que entra as ontologias; Com ontologias, problemas com as soluções de terminologia iniciam-se, ex.: Zip Code e Postal Code;

Descrição III Ontologias podem aumentar a funcionalidade da Web em muitos aspectos; O poder real da WS será quando as pessoas criarem muitos programas que coletam contextos da Web, processam a informação e trocam os resultados com outros programas.

Descrição IV “Não é difícil imaginar o microondas, através da internet, consultando o site do criador de comidas congeladas para otimizar parâmetros de cozimento”

Arquitetura Proposta I

Arquitetura Proposta II Schema Layer: - Estrutura os dados e define o seu significado; - Representação do Conhecimento – dar significado aos dados, para ser possível elaborar raciocínio lógico. - Linguagem que permita expressar os dados para definir regras de raciocínio. - Uso de XML e RDF.

Arquitetura Proposta III Ontology Layer: - Define as relações entre os dados; - Definição de relação entre conceitos – Ontologias; - Ontologias definem relações entre termos.

Arquitetura Proposta IV Logic Layer: - Define mecanismos para fazer inferência sobre os dados; - Conjunto de Regras de Inferência que os agentes utilizam para relacionar e processar informações.

Conclusão -Contribuição importante para a Ciência da Informação; -Estruturação do maior repositório de informação existente atualmente; -A Recuperação de Informação se tornará cada vez mais importante.

Linguagens de Anotação -Linguagens que permitem a anotação de páginas HTML através de máquinas de processamento de semântica. -3 conceitos que permitem a anotação de documentos web: -Um objeto pode ser definido como uma instância de uma classe; -O valor de um atributo de objeto pode ser um conjunto de valores; -A relação entre 2 ou mais objetos pode ser estabelecida.

Linguagens de Anotação -HTML A - Integra facilmente anotações semânticas nos códigos HTML; - Previne a duplicação de informação. Welcome to my Homepage My name is Richard Benjamins

Linguagens de Anotação -Exemplos de páginas anotadas: Richard BenjamimRichard Benjamim - HTML A James A. HendlerJames A. Hendler – Uso de uma Ontologia

OntoMat -Ferramenta para Anotação de páginas Web; -Utilizando a linguagem DAML-OIL. -Desenvolvida no Instituto AIFB da Universidade de Karlsruhe na Alemanha; -Versão Beta 0.1 de 19 de Julho de 2001; -Implementada em Java.