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Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0

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Apresentação em tema: "Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0"— Transcrição da apresentação:

1 Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0
Allan Lima – Criando Otologias em OWL com o Protégé 4.0

2 Roteiro Instalando o Protégé Ontologias Motivação e Revisão OWL
Criando Novas Ontologias Classes, Sub-classes, Herança Propriedades Instâncias Usando um Reasoner Testando expressões lógicas sobre nossas ontologias

3 Instalando o Protégé Baixar a instalacao.zip em Descompactar o arquivo
Descompactar o arquivo Entrar na pasta Protege_4.0_beta e rodar o arquivo “run.bat”

4 Configurando o OWLViz Crie uma nova ontologia no protégé para que você possa entrar na ferramenta Vá em “file” -> “preferences” Clique na aba OWLViz e clique no botão “Browse” Selecione “Graphviz2.20\bin\dot.exe”, clique em “open”, em seguida em “ok”

5 O que é uma ontologia? Segundo a Wikipédia:
“Um modelo para descrição de um mundo composto por um conjunto de tipos, propriedade e tipos de relacionamentos” Basicamente, usamos ontologias para representar parte do conhecimento sobre um determinado domínio

6 Onde utilizar ontologias?
Compartilhar a compreensão comum da estrutura da informação entre pessoas ou agentes de software Habilitar o reuso do conhecimento de um domínio Tornar hipóteses sobre domínios explícitas Separar o conhecimento do domínio do conhecimento operacional Analisar o domínio do conhecimento

7 OWL - Web Ontology Language
Padrão Oficial W3C desde Fevereiro de 2004 Versões OWL Lite: hierarquia de classes e simples restrições OWL DL: Mais expressividade, completude, decidibilidade... OWL Full: Mais expressividade ainda, dificuldade para implementar software “raciocínio” e inferência

8 Domínio para os Exemplos
Um ambiente onde estão presentes animais e pessoas

9 Conceitos Básicos Indivíduos
Representam objetos do domínio que estamos modelando Ex.: Carlos Maria Jonas Totó Rex

10 Classes Classes Conjuntos que contém indivíduos
Também podemos ter sub-classes Ex: Humano Animal Cachorro Gato Papagaio

11 Conceitos Básicos Propriedades São relações binárias
Propriedades de objetos Relacionam dois objetos Ex Maria é dona de Totó Propriedades de dados Relacionam um objeto a um valor idade sexo

12 Criando uma Ontologia no Protégé
Descrição Um ambiente onde estão presentes tanto animais quanto pessoas Indivíduos Carlos, Jabú, Jonas, Maria, José Rex, Totó Classes Humano Animal Cachorro Gato Papagaio Propriedades idade sexo é dono de casado com irmão

13 Criando uma Ontologia no Protégé
Passos Definição das classes Definição dos indivíduos Associação dos indivíduos às classes Definição das propriedades Associação das propriedades aos indivíduos

14 OWL Gerado pelo Protégé

15 Usando Reasoner Infere informações que não estão explícitas em nossas ontologias Principais aplicações Inferência da hierarquia de classes Checagem de consistência A instalação padrão do Protégé possui dois Reasoners FaCT++ Pellet 1.5

16 A Aba DL Query Permite fazer consultas sobre nossas ontologias utilizando expressões lógicas sobre nossas ontologias Sintaxe baseada na Manchester OWL Syntax

17 Exercícios Modele um domínio que você conheça bem Exemplo:
Um sistema para recomendação de jogos precisa de uma boa modelagem para classificar os jogos existentes Classes: Ação, Aventura, RPQ... Plataformas: Playstation III, Wii, PC, XBox360... Informações interessantes sobre os jogos Avaliação da mídia Jogos que são continuação de outros Nível de dificuldade Preço

18 Onde Obter mais Informações
Página da Wikipédia sobre ontologias Web Ontology Language Site do Protégé Wiki do Protégé The Manchester OWL Syntax FaCT++ Pellet Graphviz - Graph Visualization Software


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