A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RV: Objetos e Implementação Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RV: Objetos e Implementação Prof. Dr. Annibal Hetem Jr."— Transcrição da apresentação:

1 RV: Objetos e Implementação Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.

2 Programação de RVs Ainda não existem no mercado ferramentas específicas para o desenvolvimento de RVs. Ainda não existem no mercado ferramentas específicas para o desenvolvimento de RVs. As aplicações existentes usam códigos desenvolvidos especialmente para sua implementação. As aplicações existentes usam códigos desenvolvidos especialmente para sua implementação.

3 Widgets A bibliografia e os projetistas de RV convencionaram chamar de widget uma entidade de software OO que encapsulam em um único objeto A bibliografia e os projetistas de RV convencionaram chamar de widget uma entidade de software OO que encapsulam em um único objeto Estados Estados Funcionalidades Funcionalidades Aparência Aparência Interface Interface

4 Tipos de widgets As widgets são associadas em tipos. As widgets são associadas em tipos. Cada instância de uma widget contém dados e funcionalidades específicas de seu tipo. Cada instância de uma widget contém dados e funcionalidades específicas de seu tipo. Cada tipo é definido pela lista destas especificidades e seu comportamento. Cada tipo é definido pela lista destas especificidades e seu comportamento. O tipo de uma widget é definido no momento de seu instanciamento. O tipo de uma widget é definido no momento de seu instanciamento.

5 Biblioteca de Widgets Permite que o desenvolvedor utilize aspectos comuns às widgets e chame funções específicas de uma instância de widget. Permite que o desenvolvedor utilize aspectos comuns às widgets e chame funções específicas de uma instância de widget. São o primeiro passo no sentido de uma linguagem (ou uma meta-linguagem) padrão para a RV. São o primeiro passo no sentido de uma linguagem (ou uma meta-linguagem) padrão para a RV.

6 Herança funcional Cada widget pode ser construída a partir de outras widgets. Cada widget pode ser construída a partir de outras widgets. Permite que mecanismos de interação sejam prototipados. Permite que mecanismos de interação sejam prototipados. Facilita a reprogramação de comportamentos específicos. Facilita a reprogramação de comportamentos específicos. A implementação parte da construção de primitivas simples, e evolui para as mais complexas. A implementação parte da construção de primitivas simples, e evolui para as mais complexas.

7 Herança de recursos Widgets de diferentes tipos podem compartilhar o uso de recursos comuns. Widgets de diferentes tipos podem compartilhar o uso de recursos comuns. Facilita o projeto de interfaces modulares. Facilita o projeto de interfaces modulares. Eventos gerados por widgets podem ser usados como triggers de outras widgets. Eventos gerados por widgets podem ser usados como triggers de outras widgets. O projeto de widgets assume um caráter hierárquico. O projeto de widgets assume um caráter hierárquico.

8 Eventos As ações e mudanças de estado das widgets são disparadas (triggered) por eventos. As ações e mudanças de estado das widgets são disparadas (triggered) por eventos. Eventos podem ser atômicos (simples) Eventos podem ser atômicos (simples) Pegar, avançar, ligar... Pegar, avançar, ligar... Eventos podem ser compostos (complexos) Eventos podem ser compostos (complexos) Jogar para cima, chutar, puxar uma alavanca. Jogar para cima, chutar, puxar uma alavanca.

9 Widgets x Eventos As widgets respondem aos eventos através de um mecanismo de call-back. As widgets respondem aos eventos através de um mecanismo de call-back. O call-back permite uma ação disparar outras ações. O call-back permite uma ação disparar outras ações. Exemplo: Exemplo: Mudar um objeto de lugar pode fazer um outro objeto cair ou deformar-se, que por sua vez gera um ruído. Mudar um objeto de lugar pode fazer um outro objeto cair ou deformar-se, que por sua vez gera um ruído. Evento gerado pelo usuário Call-back de primeira ordem Call-back de segunda ordem

10 Atributos e propriedades Algumas propriedades são comuns a todas as widgets: Algumas propriedades são comuns a todas as widgets: Nome, cor, ícone, widget pai, etc. Nome, cor, ícone, widget pai, etc. Algumas propriedades são atribuídas por herança. Algumas propriedades são atribuídas por herança. A widget raiz (root) tem valores default e a partir dela são geradas as outras instâncias. A widget raiz (root) tem valores default e a partir dela são geradas as outras instâncias.

11 Exemplo: widget escalar Permite ao usuário escolher um valor escalar entre um mínimo e um máximo. Permite ao usuário escolher um valor escalar entre um mínimo e um máximo.

12 Controle de cores A combinação de várias widgets pode compor widgets mais complexas. A combinação de várias widgets pode compor widgets mais complexas.

13 Exemplos de widgets complexas Vizualizar documento de texto (longo) Vizualizar documento de texto (longo) Busca na Internet/Intranet Busca na Internet/Intranet Login Login Calendário e relógio Calendário e relógio Customização de ícone Customização de ícone


Carregar ppt "RV: Objetos e Implementação Prof. Dr. Annibal Hetem Jr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google