I-Juca-Pirama 1. No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos – cobertos de flores, Alteiam-se os tetos da altiva nação; São muitos seus filhos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Santo é o Senhor meu Deus
Advertisements

A Bela e o Monstro.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Trabalho de Portugues.
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
Análise de contos Realismo
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Glorificarei Teu Nome ó Deus Com cânticos Te celebrarei.
O pensador da ética: Nietzsche e a Moral
A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.
Certo dia, um índio chefe da tribo contava para seu filho Arutana uma antiga lenda. E esta lenda dizia que um espírito do mal tinha levado a noite com.
Music: Holding your hand
O Cachorro e o Coelho.
GRUPO FRATERNIDADE Passamos metade da vida à espera daqueles que amamos e a outra metade a deixar os que amamos. Victor.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Assim é a Vida....
A Pintura.
Cicatrizes....
Os efeitos da cruz de Cristo
“A coragem para escolher o que é certo”
CHORINHO BRASILEIRO Na cidade de Joinville  houve um concurso de redação na rede municipal. Título:  " dai pão a  quem tem fome  ". O primeiro lugar.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
Os Lusíadas Luís Vaz de Camões.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
ONDE NASCEU JESUS? enter.
CICATRIZES.
ONDE NASCEU JESUS ?.
CHORINHO BRASILEIRO Certa noite, ao entrar no meu
CARTA ÀS MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS.
O Príncipe Feliz.
Estou Velho....
Autor Giuseppe Ghuiaroni
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Análise de I-Juca Pirama, de gonçalves dias
APREDENDO A ORAR.
A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
Poesia Romântica 1ª Fase: indianista e nativista
ECO ou VIDA Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas.
ONDE JESUS NASCEU?.
O EU PROFUNDO.
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Onde Jesus nasceu?.
Salmo 142. Salmo 142  “Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não temas, pois eu o resgatei; eu.
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06
QUÃO GRANDE É MEU DEUS Quão grande é o meu Deus Cantarei quão grande é o meu Deus E todos hão de ver.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
CARAMURU.
Caio ECOS DA VIDA Avanço automático.
Estão caminhando pelas montanhas um pai e seu filho.
Exemplo para a juventude
O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Poema das mães Giuseppe Ghiaroni. Poema das mães Giuseppe Ghiaroni.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Retrato de Pai.
ÊXODO 5.1 E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA E JOSÉ DE ALENCAR
“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante.
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
Na cidade de Joinville  houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: "dai pão a  quem tem fome".
O PAI E O FILHO NA MONTANHA O pai e o filho estavam andando e de repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!
Um filho e seu pai caminhavam pela montanha. De repente o filho cai, machuca- se e grita: - “Ai”!
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23.
Carta às mães que perderam seus filhos. Transição Automática.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê.  Sentimentalismo, supervalorização do amor  Idealização da mulher  Religiosidade – panteísmo (Deus.
Transcrição da apresentação:

I-Juca-Pirama 1. No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos – cobertos de flores, Alteiam-se os tetos da altiva nação; São muitos seus filhos, nos ânimos fortes, Temíveis na guerra, que em densas coortes Assombram das matas a imensa extensão.

I-Juca Pirama Gonçalves Dias Poema sobre o amor filial de um índio tupi. Características marcantes: Louvação aos primeiros habitantes destas terras, as raízes do país. Diferentemente do que era comum, não retrata o índio como figura inabalável, heróica e nunca hesitante.

A história de um índio da tribo tupi que amparava o pai, velho e cego A história de um índio da tribo tupi que amparava o pai, velho e cego. Certa vez, quando caçava, foi capturado pelos timbiras. No momento em que seria morto, chora e pede ao chefe inimigo que o liberte para que possa cuidar do pai. Quando este morresse, ele voltaria para completar o ritual de sacrifício.

O líder então o solta, mas antes por julgá-lo covarde e não querer manchar a história da própria tribo. O jovem reencontra o pai, e este percebe que o filho foi aprisionado. Mais tarde, descobre que ele chorou. Eis um trecho da parte mais conhecida e comovente do poema:

‘Tu choraste em presença da morte. Na presença de estranhos choraste ‘Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste? Não descende o cobarde do forte; Pois choraste, meu filho não és!”’

Ao filho, coube provar ao pai sua bravura indo lutar contra os guerreiros timbiras, que também finalmente lhe reconhecem a coragem e o sacrificam. O caso é contado por um velho timbira a crianças da tribo, a quem afirma dizer a verdade: ‘Meninos, eu vi”.’

Outro ponto alto de I-Juca Pirama (que significa 'o que há de ser morto, e que é digno de ser morto”) está na própria forma. Os ritmos variados, a metrificação, o uso do diálogo dão ainda mais força dramática a este pequeno poema de dez partes.

Enredo: Poema em dez cantos Composição Épico/dramática Canto I Enredo: Poema em dez cantos Composição Épico/dramática Canto I. Apresentação e descrição da tribo dos Timbiras

Canto II. Narra a festa canibalística dos timbiras e a aflição do guerreiro tupi que será sacrificado. Canto III. Apresentação do guerreiro tupi: I - Juca Pirama

Canto IV. I- Juca Pirama aprisionado pelos Timbiras declama o seu canto de morte e pede ao Timbiras que deixem-no ir para cuidar do pai alquebrado e cego

Canto V. Ao escutarem o canto de morte do guerreiro tupi, os timbiras entendem ser aquilo um ato de covardia e desse modo desqualificam-no para o sacrifício

Canto VI. O filho volta ao pai que ao pressentir o cheiro de tinta dos timbiras que é específica para o sacrifício desconfia do filho e ambos partem novamente para a tribo dos timbiras para sanarem ato tão vergonhoso para o povo tupi.

Canto VII. Sob alegação de que os tupis são fracos, o chefe dos timbiras não permite a consumação do ritual.

Canto VIII. O pai envergonhado maldiz o suposto filho covarde. Canto IX. Enraivecido o guerreiro tupi lança o seu grito de guerra e derrota a todos valentemente em nome de sua honra.

Canto X. O velho Timbira ( narrador ) rende-se frente ao poder do tupi e diz a célebre frase: "meninos, eu vi".