JAVA Orientação a Objetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação orientada a objetos
Advertisements

Programação em Java Prof. Maurício Braga
Recursividade Inhaúma Neves Ferraz
Soluções Iterativas com Laços
Construção de Algoritmos 2
Modificadores Marco Antonio. Introdução Em todas as linguagens de programação o acesso a classes/métodos deve seguir algumas regras.
Java Básico Arrays Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Atualizado: Fevereiro/2009.
Orientação a Objetos: Modificador Final para Métodos e Classes
Herança, sobrecarga e ligação dinâmica zHerança zReferência super zSobrecarga de métodos zSobreposição zLigação dinâmica de métodos zfinal.
De 17 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes Aula.
Iniciação ao Java – Márcio F. Campos
Recursividade Inhaúma Neves Ferraz
Wagner Santos C. de Jesus
1 Professor Rogério B. de Andrade - Aula 001- Dez/2008 Técnicas e Linguagem de Programação.
Membros estáticos.
Orientação a Objetos Classes
Introdução a Programação JAVA
Estrutura de Dados em Java
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
CRIANDO OBJETOS EM JAVA
JAVA Orientação a Objetos
Tipos Agregados Homogêneos e Listas
Programação Orientada a Objetos com Java
JAVA Orientação a Objetos
JAVA Linguagem Ambiente de Desenvolvimento
Introdução a Java: Classes, métodos e variáveis Eduardo Figueiredo 24 de Março de 2010 POOAula 05.
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Interfaces.
Atributos, Encapsulamento e Interface em Java
Programação I Aula 2 (Métodos)
Oberdan Bitencourt Ferreira
Linguagem técnica de programação I Java
Os métodos equals() e hashCode()
Aula 3 Igor Ebrahim (ies) if669 - Introdução à Programação Monitoria de IP.
1 C# O tipo System.String Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 05/09/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação
Capítulo 1. static import  A importação estática pode ser utilizado quando queremos acessar métodos ou atributos estáticos de uma outra classe.  Através.
Professora Lucélia Oliveira
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng. da Computação IF62C - Fundamentos de Programação Semana 12 – Overloading X Overriding Prof.a.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa This.
POO - I Prof.: Jean Carlo Mendes
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Membro Static.
LPII Professora Lucélia. Pacotes Um pacote em Java é um diretório onde ficam armazenadas uma ou mais classes. Geralmente as classes com a mesma afinidade.
Programação Orientada a Objetos Curso de Engenharia da Computação Parte 03 – Conceitos Básicos III Prof. Fabricio Mota Oliveira
Professora: Lucélia Alves de Oliveira
Wagner Santos C. de Jesus
Programação Orientada a Objetos - Java
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Programação Orientada a Objetos - Java
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng
Prof. Gilberto Irajá Müller
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Java Kickstart, day 2 Semelhanças com linguagem C.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 05 Construtores e sobrecarga de métodos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Polimorfismo.
Funções Matemáticas e de String
Aula Prática 3 Monitoria IP/CC (~if669). Relembrando Padronização Comentários Identação Significado em nomes de variáveis Depuração de Erros.
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 06 Conversão de tipos e métodos estáticos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Herança e Arquitetura em camadas
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Aula Prática 5 05/05/2010. //Estrutura do método public int subtrair (int a, int b){ //Calcule a operação desejada. int resultado = a – b; //Retorne o.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Herança Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Exercícios Laboratório. Inicio Escreva (“Olá Mundo!”) Fim static void main (string[] args) { Console.WriteLine (“Olá Mundo!”); }
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
Transcrição da apresentação:

JAVA Orientação a Objetos Sun Campus Ambassador

Orientação a Objetos X Técnicas de Programação Tradicionais

Técnicas de Programação Tradicionais Funções: inúmeras chamando umas as outras Dependências enormes no Sistema dificultando a manutenção Pouco reaproveitamento e código duplicado

Orientação a Objetos Aumento de produtividade; • Reuso de código; • Redução das linhas de código programadas; • Separação de responsabilidades; • Facilidade na manutenção, dentre outras vantagens.

Classe e Objeto

Característica = Atributo Comportamento = Método

Exemplo: Classe PESSOA

Exemplo: Classe PESSOA

Exemplo: Classe CARRO

Exemplo: Classe CARRO

Exercício: Partindo dos conceitos aplicados sobre classes. Defina uma classe referente a um Funcionário.

Exercício: Identifique 3 erros no código acima. public class Pessoa { int idade; double peso; double altura; void Andar(){ System.out.println("Estou andando!") } void Calcular{ double result; result = peso * altura; System.out.println("O resultado é: " result); Identifique 3 erros no código acima.

Exercício Correção: public class Pessoa { int idade; double peso; double altura; void Andar(){ System.out.println("Estou andando!"); } void Calcular(){ double result; result = peso * altura; System.out.println("O resultado é: " + result);

Exercício: Identifique 3 erros no código acima. public class Pessoa { public class Principal { public static void main(String[] args) { Pessoa p1 = new pessoa(); p1.idade = 25; p1.altura = 1.75; p1.peso = 68.8; p1.Calcular(); Pessoa p2 = new pessoa(); p2.idade = 20.5; p2.altura = 1.90; p2.peso = 81.5; p2.calcular(); } public class Pessoa { int idade; double peso; double altura; void Andar(){ System.out.println("Estou andando!") } void Calcular{ double result; result = peso * altura; System.out.println("O resultado é: " result); Identifique 3 erros no código acima.

Exercício Correção: public class Pessoa { int idade; double peso; public class Principal { public static void main(String[] args) { Pessoa p1 = new Pessoa(); p1.idade = 25; p1.altura = 1.75; p1.peso = 68.8; p1.Calcular(); Pessoa p2 = new Pessoa(); p2.idade = 20; p2.altura = 1.90; p2.peso = 81.5; p2.Calcular(); } public class Pessoa { int idade; double peso; double altura; void Andar(){ System.out.println("Estou andando!") } void Calcular{ double result; result = peso * altura; System.out.println("O resultado é: " result);

JAVA Orientação a Objetos Sun Campus Ambassador