Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

Biodiversidade em risco
O Homem como agente de mudanças ambientais
Discente: Elsa Branco nº20 9º B Docente: Susana Tavares
A Poluição da Água Trabalho elaborado por: André Silva nº5 8ºc
Poluição da Água Trabalho Realizado Por: Inês Monteiro Nº12
Recursos Naturais Ciências Naturais 8º Ano Prof. Teresa Marcelino.
Organização industrial
Atividade rural nos demais países
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protecção e Convenção da Natureza
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
A importância da Biodiversidade
BIODIVERSIDADE.
Atividades do campo.
Unidade 5 — Recursos naturais: utilização e consequências
Recursos Biológicos.
DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAU AMBIENTE
Recursos Hídricos Março 2011.
Exploração de recursos naturais
A Água e a Biodiversidade
Recursos biológicos.
A água e a biodiversidade
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
A diversidade da vida.
Relações interespecíficas
Utilização e consequências
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
Recursos Biológicos Vídeo.
SUSTENTABILIDADE NA TERRA
Elaborado por: Cláudia André Rita Almeida
Bem-vindo(a).
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Escola : E.E. Dona Consuelo
Constituição do planeta Terra:
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Biodiversidade compreende, portanto:
Relação interespecífica
Recursos biológicos.
Temas para os trabalhos de grupo de CN 8º ano 2010/2011.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
Um Modo de Vida 2ºPeríodo Grupo 3 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues “Estamos a testemunhar uma colisão maciça e sem precedentes.
~ , `.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Agrupamento de escolas de Aveiro e.b.23 João Afonso de Aveiro.
Subsistema hidrosfera
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Recursos Hídricos.
REVISANDO UNIDADES I & II.
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Diversidade Biológica
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Diversidade nos animais
Importância da biodiversidade animal
Professora Manuela Cardoso
Ciências Naturais – 8.º ano
Prof: Ana Margarida S. Belo
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16 Agrupamento de Escolas Gil Paes Escola EB 2.3. Manuel de Figueiredo Ciências Naturais 8ºB Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16 Os recursos biológicos

Os recursos biológicos são o conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. Os recursos biológicos exploram-se através da agricultura, da pecuária, da caça, da piscicultura e da exploração florestal.

Agricultura A agricultura é a principal fonte de alimento dos seres humanos. A alimentação é uma necessidade comum a todos os animais. Ao longo da sua evolução, o Ser Humano passou de caçador e recolector a pastor e agricultor.

Embora a agricultura intensiva continue a ser a forma mais barata para obter alimentos, têm surgido movimentos que procuram implementar práticas agrícolas que levem a uma maior preservação da saúde humana e do ambiente com particular relevância para o solo. Verifica-se que grande parte dos continentes não tem terrenos para a prática da agricultura ou pastagens.

Pecuária Os animais criados em cativeiro representam, para além de uma fonte de alimento, recursos utilizados na indústria do calçado, do vestuário, farmacêutica e outras. O uso de medicamentos em animais vulgarizou-se de tal forma que a pecuária tornou-se o principal consumidor de medicamentos farmacêuticos.

Caça A forma de obtenção de produtos de origem animal, através da caça, predominou vários milénios. Actualmente existem em vários países reservas de caça, que permitem a prática desportiva desta actividade. Quando não existem predadores naturais, a caça torna-se importante no equilíbrio dos ecossistemas.

Pesca Tal como a caça, a pesca é uma actividade que o Homem sempre desenvolveu para obter alimento. Os peixes, os crustáceos e outros animais marinhos constituem uma importante fonte de recursos para a Humanidade. No entanto, devido ao desenvolvimento tecnológico, muitas espécies estão em risco de extinção.

Piscicultura Para combater a crescente dificuldade na aquisição de pescado, cada vez mais, em todo o mundo, a piscicultura tem vindo a crescer como actividade económica. Este crescimento pode causar poluição. Quando os peixes são criados artificialmente podem contrair doenças e têm que ser medicados com antibióticos e outros produtos. Mas quando moderada, a piscicultura provoca poucos danos.

Exploração florestal Os recursos florestais englobam uma série de produtos biológicos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, salientando-se a sua importância na produção de matérias-primas para as indústrias farmacêutica, mobiliária e de pasta de papel.

Consequências da utilização dos recuros biológicos Os recursos biológicos são considerados recursos renováveis. No entanto, salientam-se a explosão demográfica e o hiperconsumo dos países desenvolvidos, que levam à sobreexploração destes recursos. Isto torna cada vez mais difícil preservar algumas espécies e, sucessivamente, o equilíbrio dos ecossistemas.

O Homem para se alimentar e satisfazer outras das suas necessidades, por exemplo energéticas, utiliza muitas vezes os recursos que dispõe até a exaustão. Assim, a exploração excessiva dos recursos biológicos é uma das principais causas da extinção das espécies e, consequentemente, da destruição da biodiversidade.

Verifica-se que a caça e pesca excessivas e a desflorestação com a consequentemente destruição do habitat constituem as principais ameaças à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Bibliografia ANTUNES, Cristina, BISPO, Manuela, GUINDEIRA, Paula, novo Descobrir a Terra 8, pp. 115-124, Areal Editores, 1ªedição, 2ª tiragem, Porto. http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/16399.html