Nome: Pedro Silva Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 18 - Linux - Kernel e componentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais - Aula 6
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
dbConsult Informática
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
Administração de sistemas operacionais
Sistema Operativo Linux
Comandos do Linux SO II.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Pof. Marcelo.
Primeira aula de laboratório
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE
Interpretador Online.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Prova de Sistemas Operacionais
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Sistemas Operacionais
Professor: Cristiano Mariotti
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Semana /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
Formação em Access: Formação em PHP; Formação em Primavera; Formação em Redes; Cronograma de Formação; Orçamento de Formação; Ficha de Inscrição; Folheto.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2ºSemestre Aula 05 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
1 Shell Script É uma linguagem de script usada em vários sistemas operativos (operacionais), com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Workshop de Informática
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
 Davi Gonçalves Dias  SENAC-RS – Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas.  Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Turma ADS Noite 1.
Controle de Arquivos 1 Controle de Sistemas de Arquivos.
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Semana /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Aplicações Informáticas B Instalação do Wordpress Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Sistemas Operacionais
Ciência da Computação I
Ana Claudia Dutra Claudia Calegari Sandra Maia Thábita Sepulvida.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
SEÇÃO DE APOIO TÉCNICO. SIGAT - SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATENDIMENTO Roteiro do SIGAT para instalação do PAINEL: 1ª Etapa – Instalação do PAINEL.
Agendador de carga para PDV. Objetivos  Explicar a funcionalidade da ferramenta que permite agendar carga de produtos para os PDVs.
GERENCIANDO ARQUIVOS I Prof. Ademir AULA 13.  Prof. Ademir  Aula 13  Sist. Operacionais  Pág. 74 Arquivos, pastas e drives Gerenciando arquivos e.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Sistema Operacionais Abertos Disciplina: Sistemas Operacionais Abertos 1 Prática Programa em Bash Monitorar Integridade.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Wireshark Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi UCPEL Centro Politécnico Ciência da Computação Redes II.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
XFCE Leonardo Estrela Nº23, 11ºITM Colégio de Gaia Interface Gráfica.
Automatização de Serviços – P2 AGENDADOR DE TAREFAS CRONTAB / AT
UFCD 1246 Funcionamento dos dispositivos de comando e proteção Formador: Fernando Simões.
Transcrição da apresentação:

Nome: Pedro Silva Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 18 - Linux - Kernel e componentes do sistema Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes. Data:

 O que é cron Trata-se de uma ferramenta que permite programar a execução de comandos e processos de maneira repetitiva ou apenas uma única vez. Você pode usar o cron para que o arquivo de log do cliente seja disponibilizado todos os dias às 12 horas, por exemplo. O cron executa os comandos nas datas e horários especificados. A cada minuto o cron é acionado para verificar se há tarefas a serem realizadas. Agendamento de tarefas Cron / Kcron

 Crontab é um programa do Unix que edita o arquivo onde são especificados os comandos a serem executados e a hora e dia de execução pelo cron, um programa que executa comandos agendados nos sistemas operacionais do tipo Unix (como o Linux ou o Minix, por exemplo). O arquivo crontab geralmente fica localizado no diretório /etc, mas também pode estar em um diretório que cria um crontab para cada utilizador do sistema, geralmente em /var/spool/cron/. Crontab

$ crontab –l  Este comando exibe o arquivo do utilizador que o digitou.  Para editar o arquivo, digita-se:  $ crontab –e  Respeitando a sintaxe do comando, o ficheiro ficará assim: Comandos para listar o conteúdo de cada arquivo: Executa o ficheiro backup.sh localizado na raíz do utilizador sdr_admin Às 23h00 de todos dias, todos os anos e todas as semanas.

 Existe também uma maneira de executar esta tarefa a nível gráfico, é ai que entra o Kcron. Kcron