SOLDAGEM E SUA AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
Advertisements

Tecnologia da Soldagem
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
Curso de Engenharia Mecânica
Guilherme Augusto Marques Araujo
Soldagem Robotizada Um Estudo de Caso.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A realização da atividade de inspeção e reparo no próprio local de operação das estruturas representa uma economia significativa.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL PARA VISUALIZAÇÃO 3D DA GEOMETRIA DE DUTOS – MÓDULO DE VISUALIZAÇÃO Cauê Avila Clasen (bolsista); Analucia.
CAMINHOS PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NO SETOR NAVAL
Tecnologia da Soldagem
Aplicações Industriais de Plasma em Meio Ambiente: Solos Contaminados
1.
ENCONTRO DO SEGMENTO METAL MECÂNICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A pertinência do DIÁLOGO,
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
IBP0416_05 DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA A AUTOMAÇÃO DA SOLDAGEM DE RESERVATÓRIOS Régis Henrique Gonçalves e Silva.
IBP0641_05 Aplicação de um equipamento na mecanização da soldagem em superfícies de tanques Régis Henrique Gonçalves e Silva.
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Mauricio Edgar Stivanello (bolsista); Armando Albertazzi Gonçalves.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação
Aula 8 – Introdução aos processos de fabricação
Aula 29 Processos de soldagem Terminologias, juntas, chanfros
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Título do Trabalho Nome Completo Bolsista, especificando a categoria (GRA, MSC ou DSC) Orientador: Prof. Dr. Xxxx Yyyy Co–orientador: Prof. Dr. Yyyy.
Guilherme Z. Della Méa 02/84491 Klaus Haupt 02/ João Felipe 01/77997
Fabíola Guerra Nakamura Vitor Alcântara Batista
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Transferência de Tecnologia na Indústria de Óleo e Gás: Desafios do Pré-Sal Paulo Montes Gerente de Engenharia e Tecnologia de Construção e Montagem.
Engenharia Naval.
Figura 3 – Potencia media ponto a ponto Tabela 1 – Potencias médias No CCC, através de um sistema realimentado, os momentos cruciais para formação de respingos.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
ENSOLD - Encontro Técnico de Soldagem
Pré-sinterização ativada por plasma
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Processos de soldagem por fusão.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
Lho para melhoramento da foram de onda. Assim, foram realizados ensaios semi- automáticos com várias opções e, avaliando-se qualitativamente a estabilidade,
Título da Apresentação 2 Nome do bolsista Nome do co-orientador ou colaborador (se for o caso) Nome do orientador LOGO do PRH LOGO da UNIVERSIDADE.
Alunos: Eduardo de Araújo Melo
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
Aluno: Leodécio Elias Rodrigues
Conceitos Objetivo O que é considerado atividade naval?
Tecnologia da Soldagem
Qualificação Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Israel Müller Zamporlini
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO
Os softwares aplicativos desenvolvidos para bobinadores foram baseados em uma estrutura composta por um Inversor de FreqüênciaWEGCFW09, em conjunto com.
Engenharia Mecânica.
Aula 12 – Soldagem com Eletrodo Revestido
Pesquisa Operacional Método Gráfico
Para ter acesso a esse material acesse:
Para ter acesso a esse material acesse:
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Avançada
Soldagem MIG / MAG Fundamentos Introdução ao assunto
CONSUMÍVEIS DE CORTE À PLASMA
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
Manutenção de Sistemas Eletrônicos - Prof Maia 1 Roteiro Roteiro  Reconhecimentos de materiais  Técnicas de soldagem  Técnicas para dessoldar  Pesquisa.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Processamento e Manufatura de Metais 1
Transcrição da apresentação:

SOLDAGEM E SUA AUTOMAÇÃO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS Régis Henrique Gonçalves e Silva Raul Gohr Jr, Dr. Eng. Prof. Jair Carlos Dutra

Motivação Importância da Soldagem na indústria de Petróleo e Gás (plataformas, navios, dutos,refinarias, risers, reservatórios). Apesar disso, ainda não se incorporaram tecnologias de soldagem já existentes construção montagem reparo manutenção

Motivação Soldagem TIG Orbital Soldagem Hiperbárica Soldagem MIG AC, Submarina Molhada. Dispositivos de Deslocamento Automático Equipamentos Especiais para Soldagem Processo MIG/MAG em Curto-circuito Controlado - CCC Processo de Soldagem Plasma Alimentado com Pó – PTA-P Soldagem MIG/MAG Orbital

Desafios Introdução de novas tecnologias Mão-de-obra tradicional Disponibilidade de consumíveis Aplicações em campo para validação Homologação Redução de custos

Objetivos do Trabalho Processo MIG/MAG em Curto-circuito Controlado (CCC): aumento da produtividade, com qualidade, na construção de equipamentos e dutos offshore e onshore para transporte de petróleo, gás e derivados; formulação de procedimentos, sua homologação e validação em campo. Soldagem MIG/MAG Orbital: plenitude da automação da soldagem de dutos; determinação de procedimentos dedicados a situações práticas.

Objetivos do Trabalho Processo de Soldagem Plasma Alimentado com Pó (PTA-P): processos de reparo e revestimento metálico; melhorias no equipamento; melhorias na tocha para diversas aplicações; formulação de procedimentos para aplicações encontradas em campo.

Aplicabilidade Processo MIG/MAG em Curto-circuito Controlado (CCC): principalmente para o passe de raiz na solda de dutos, construção de plataformas e a construção naval.

Resultados Esperados/Alcançados CCC: procedimentos para todas as posições de soldagem e outros aços, integração com o equipamento MIG/MAG Orbital; MIG/MAG Orbital: mecanização do eixo z, procedimentos para diversas aplicações, testes em campo; PTAP: procedimentos, treinamento de soldador, integração e compactação do equipamento para aplicação em campo, soldagem submarina molhada e de dutos.

Resultados Esperados/Alcançados SMAW CCC

Resultados Esperados/Alcançados Soldagem Automática MIG/MAG Orbital

Resultados Esperados/Alcançados Processo PTA-P

Benefícios Sociais e/ou Econômicos a redução da dependência externa em relação a tecnologias de ponta da soldagem e sua automação o aumento da competitividade nacional na cadeia global do Petróleo e Gás o aumento da produtividade melhoria nas condições de trabalho (menos insalubridade, maior qualificação) formação de RH especializados em Petróleo e Gás com a multidisciplinaridade demandada pelo mercado

Conclusões Soldagem e sua Automação, Metalurgia da Soldagem e Soldagem de Materiais Especiais devem fazer parte do currículo de um Engenheiro de Petróleo; Curto-circuito Controlado (CCC): potencial para substituir os tradicionais TIG e SMAW; melhoria em produtividade e condições de trabalho; ferramentas de análise geradas são cruciais para a otimização continuada e expansão do processo; Soldagem Automática MIG/MAG Orbital: equipamento de operação simples e robusta com duas versões; PTA-P: domínio do processo, incluindo o projeto da tocha; aumento da produtividade pela qualidade do depósito, estendendo o tempo entre operações de manutenção e reduzindo os custos agregados. Além disso, há a possibilidade de se realizar soldas sem parada dos equipamentos (dutos, reservatórios,...).

Agradecimentos