INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Recursos Humanos

Objetivo: Porque eu iria querer usar um computador? Por quanto tempo você acha que o processo de montagem permanecerá da mesma maneira? _____________________________________ Capacitar nossos funcionários na área tecnológica e fazer a inclusão digital para a nova era da informática. TENHA EM MENTE: QUALQUER APRENDIZADO ENRIQUECE O SER HUMANO E O PREPARA PARA AS MUDANÇAS DA VIDA.

CONCEITOS O que são computadores? Uma máquina capaz de variados tipos de tratamento de dados. Exemplos: Calculadoras; Sistemas embarcados: eletrodomésticos (microondas, aparelhos de TV, maquina de lavar, etc.) Telefones celular e centrais telefônicas Videogames Computadores têm base de interação entre Hardware e Software. Pág.03

CONCEITOS SOFTWARE São às instruções (ou seja, os programas) que dizem ao hardware o que fazer. Exemplo: Um programa de processamento de texto que você pode usar para escrever letras no computador é um tipo de software. Um programa da máquina de lavar que utiliza etapas de lavagens para lavar, enxaguar e centrifugar, também é um tipo de software Pág.03

VEREMOS POSTERIORMENTE AS UNIDADES E SUAS FUNÇÕES CONCEITOS HARDWARE Refere-se às peças de um computador que você pode ver e tocar, inclusive o gabinete e tudo o que está dentro dele. Exemplo: Monitor Teclado Mouse Impressora CPU (Central Processing Unit)  Unidade de Central de Processamento Microprocessador ou Processador é a parte de um computador que processa as informações contidas no software. VEREMOS POSTERIORMENTE AS UNIDADES E SUAS FUNÇÕES Pág.03

O que se pode fazer com computadores? No trabalho  Manter registros, analisar dados, fazer pesquisas, gerenciar projetos, etc... Em Casa  Localizar informações, armazenar imagens, músicas, controlar suas finanças, jogar, se comunicar, ... Atividades mais difundidas: WEB – World Wide Web E-mail Mensagens Instantâneas Sites de Relacionamentos Jogos, baixar música, pesquisas, entre outras. Pág.04

Peças de um Computador Hardware Pág.05

Hardware de Entrada MOUSE Dispositivo usado para apontar e selecionar itens na tela do computador. O nome se dá pois os modelos mais comuns se assemelham com um rato. Geralmente possuem 2 botões: Um principal, geralmente o da esquerda, e um botão secundário, normalmente utilizado para atalhos de determinados programas. Muitos mouses também têm uma roda entre os dois botões, que permite percorrer as telas de informações. A medida que você move o mouse com a mão, um ponteiro na tela se move na mesma direção. Para selecionar um objeto, basta clicar com o botão principal, ou seja, apertar e soltar. Pág.08

Hardware de Entrada TECLADO Pág.09

Hardware de Entrada TECLADO Pág.09

Hardware de Saída MONITOR Exibe informações em forma visual, usando texto e elementos gráficos. A parte do monitor que exibe estas informações são chamadas de tela. De acordo com o aplicativo, pode mostrar imagens paradas ou em movimento. Monitor CRT Tubo de raios catódicos Monitor LCD Vídeo de Cristal Líquido Pág.09

Hardware de Saída (Opcional) IMPRESSORA Transfere dados de um computador para o papel. Mesmo sem ela, é possível utilizar o computador. Impressoras virtuais são largamente utilizadas atualmente, pois pode-se imprimir em um modo eletrônico sem desperdício de papel. Impressora Jato de Tinta Impressora Laser Pág.10

Hardware de Saída (Opcional) ALTO FALANTES Usados para tocar som. Podem vir embutidos na unidade de sistema ou ser conectados com cabos. Pág.10

Hardware de Conexão (Opcional) MODEM Para conectar o computador à Internet, você precisa de um modem. Modem é um dispositivo que envia e recebe informações do computador por linha telefônica ou cabo de alta velocidade. Pode ser embutidos na unidade de sistema, mas os de alta velocidade normalmente são componentes separados. Pág.11

Unidade de Sistema É o núcleo de um sistema de computador. Normalmente é uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro desta caixa, estão os componentes eletrônicos que processam as informações. Componentes: CPU (Unidade Central de Processamento) Memória RAM Unidades de CD/DVD Unidade de Disquete ???? Pág.06

Placa Mãe (MotherBoard) Também conhecida como BIOS (Basic Input Output System) Utilizado para conectar periféricos lentos, como placas de som e fax modem. Memória primária que permite a leitura e a escrita. A capacidade é medida em Bytes. Memória ROM, são gravadas pelo fabricante e não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Atualmente pela evolução, perdeu sentido o nome, uma vez que pode ser gravada e regravada. Utilizado para conectar periféricos que demandem velocidade, como placa de vídeo (32 bits). Memória para armazenamento temporário Uma placa de circuito impresso, que serve como base para instalação dos demais componentes, como o processador, memória RAM, circuito de Apoio, as placas controladoras, slots de barramento e o chipset

UCP (Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit) Conhecido como Microprocessador ou Processador, é dividida em duas partes: UC - Unidade de Controle  função de busca, interpretação e controle de execução das instruções (Contadores, Registradores, acessos à Memória Principal através dos barramentos). ULA – Unidade Lógica e Aritmética  tem por função a efetiva execução das instruções. Executa as operações aritméticas e lógicas. Pág.12 - Conceito

Como são medidos os dados? Um processador se comunica apenas através de “Chaves” positivas e negativas, assumindo valores de 0 ou 1. Então, a menor unidade de informação que um computador pode armazenar é o que chamamos de Código Binário ou Bit, que é a Linguagem de Máquina. Byte Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um Byte. Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente, por isso possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos: 28 dois elevado a 8. Os Bytes representam todas as letras (maiúscula, minúscula), sinais de pontuação, acentos, sinais especiais e até sinais que não podemos ver. Pág.15

Unidades de Medidas Computacionais 1 Byte  8 bits  20 1 KB ou Kilobyte  1024 bytes  210 1MB ou Megabyte  1024 kilobytes  220 1 GB ou Gigabyte  1024 megabytes  230 1 TB ou Terabyte  1024 gigabytes  240 Para transmissão de dados (Feita bit a bit): 1 Kb ou Kilobit  1024 bits  210 1Mb ou Megabit  1024 kilobits  220 1 Gb ou Gigabit  1024 megabits  230 1 Tb ou Terabit  1024 gigabits  240 NOTE QUE A MEDIÇÃO É FEITA EM BYTES O “B” É REPRESENTADO EM MAIUSCULO, E QUANDO A MEDIÇÃO É FEITA EM BITS, O “b” DA SIGLA É EM MINÚSCULA.

Como são medidos os dados? Surgimento da tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange) Pág.16

SOMA DE VALORES BINÁRIOS 0 0 1 1 = 3 0 1 0 1 = 5 _________________________________________ 1 0 0 0 = 8 A única operação que uma CPU sabe efetuar é a adição. Calculo efetuado por um computador.

SUBTRAÇÃO DE VALORES BINÁRIOS 1 0 0 1 = 9 0 1 0 1 = 5 _________________________________________ 0 1 0 0 = 4 COMO??????????? INVERTE A 1ª PARTE  0 1 1 0 Soma com segunda parte  0 1 0 1 Resultado da soma  1 0 1 1 Invertendo novamente  0 1 0 0 = 4

O que é um sistema Operacional? Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções re-escritas para cada aplicativo.         Exemplo: para imprimir um arquivo, os processadores de texto mandam o arquivo para o programa "imprimir" do sistema operacional.

Como um sistema Operacional Funciona. Componentes funcionais dos sistemas operacionais:         Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são: Interpretador de Comandos Gerente dos Usuários Gerente das Tarefas Gerente dos Recursos do hardware entre usuários e tarefas. Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos. PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS MS-DOS (Microsoft) Windows (Microsoft) Linux (Várias Versões – Produto Free) Mac – Macintosh Unix – Bell Laboratories OS/2 - IBM

Principais comandos usados em SO TECLAS DE ATALHO.

Seja bem vindo a era da informática. Espero você na parte prática, onde iniciaremos a introdução ao Windows.