troposfera e estratosfera ATMOSFERA mesosfera termosfera exosfera

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Reações químicas.
Camada de ar que envolve a Terra
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
CLIMATOLOGIA.
POLUIÇÃO DO AR.
POLUIÇÃO.
O Aquecimento Global..
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Cáritas Arquidiocesana Bióloga Lilian Buss Cardoso VER
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Palestrante: José Eustáquio Viola
Aquecimento global Efeito estufa.
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
Poluição do Ar.
AQUECIMENTO GLOBAL.
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
QUÍMICA AMBIENTAL Efeito Estufa Chuva Ácida Camada de Ozônio.
O planeta terra está esquentando
As grandes questões ambientais atuais
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
QUESTÃO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
PROBLEMAS AMBIENTAIS Turma CIESC Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Colégio Estadual Antonio Gonçalves
Constituição do planeta Terra:
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
O aquecimento global O aquecimento global é fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores.
Aquecimento Global.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
Dinâmica Climática.
O Efeito Estufa.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Fluxos e fontes de energia
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
Easy.
O Efeito Estufa.
Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Tecnologia Educacional Professor (a): Lívia Lima e Walmir Soares Aluno: Jackson Angelo Tutor: Socorro Ferreira.
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
EFEITO ESTUFA.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

troposfera e estratosfera ATMOSFERA mesosfera termosfera exosfera

A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente (O2). Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.

Moléculas de gases no ar O ar se torna mais rarefeito quanto mais distante da superfície terrestre. Ar mais rarefeito

O Ar atmosférico não é apenas uma mistura de gases, apresenta também partículas sólidas de sujeira e vapores de água. CO2(dióxido de carbono) 0,03%

O vapor d’água também compõe o ar, mas de um jeito diferente. É que sua proporção varia conforme a região ou a estação do ano. Sobre os oceanos, por exemplo, a evaporação constante aumenta a umidade relativa do ar.

Em áreas de florestas tropicais ocorre a evapotranspiração, processo natural das plantas. Em outros ecossistemas, ou nas épocas secas, a umidade cai. Abaixo de 20%, equivale ao clima de um deserto.

dióxido de carbono (CO2) metano (CH4) gases estufa vapor d’água (H2O) Seguram parte do calor do Sol refletido perto da superfície terrestre. Graças a isso, a temperatura no planeta permaneceu em 15ºC, em média, ao longo dos últimos milênios.

Contribuição relativa de gases para o efeito estufa Gases Efeito Estufa Contribuição relativa de gases para o efeito estufa Dióxido de Carbono CO2 Metano CH4 Clorofluorcarbonos (CFCs - artificial) Óxido Nitroso NO Ozônio (O3)

a)Dióxido de carbono(CO2) Altamente tóxico Produzido pela queima de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão; Queimadas (liberam CO2 ). O CO2 é responsável por cerca de 60% do efeito estufa.

Diariamente são enviados cerca de 6 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera da Terra. CO2 : tempo de duração na natureza de 50 a 200 anos.

b)Metano (CH4) Produzido por campos de arroz, pelo gado, esgoto e pelo lixo orgânico em decomposição.

CH4 É responsável por cerca de 15% do efeito estufa CH4 É responsável por cerca de 15% do efeito estufa. Tempo de duração na natureza de 15 anos.

c) Clorofluorcarbono (CFC): Usado em sprays, motores de aviões, ar condicionados, geladeiras, certos plásticos e solventes.

CFC Responsável por cerca de 10% do efeito estufa. Seu tempo de duração é de 50 a 1700 anos na natureza.

CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA: - Aumento do nível do mar (de 15 a 20cm até 2030 com posterior aceleração deste processo); - Derretimento de geleiras; - Enchentes; - Tempestades; - Furacões;

Estiagens; - Interferência na agricultura (devido à imprevisibilidade das estações do ano); Deslocamento de populações; - Provável extinção de espécies animais, como o urso polar e espécies marinhas.

Conseqüências trágicas: mais furacões, como o Rita em 2005

Furacão Katrina - New Orleans EUA - 2005

Imprevisibilidade climática

Enchentes e inundações com proliferação de doenças.

Tornado em Muitos Capões/RS - 2005

Tornado em Antonio Prado/RS - 2003

Tornado em São Francisco de Paula/RS - 2003

DERRETIMENTO DAS GELEIRAS: - Maior no Ártico (oceano congelado); - Na periferia da Antártica (é uma das principais controladoras do sistema climático terrestre e do nível dos mares, além de acumular registros de outras eras sob o gelo).

Inversão térmica Resultado da combinação da estiagem com o frio. Ocorre quando a superfície terrestre sofre um resfriamento rápido, como numa noite de inverno. O ar frio fica “preso” perto do solo, e o mais quente (mais leve) fica acima, formando uma “capa”. O problema aumenta nas cidades com muitos veículos e indústrias poluentes, pois a poluição não se dispersará.

Poluentes sobem com o ar quente

Poluição do ar Poluição é toda modificação química, física ou biológica que pode causar danos ao ambiente, inclusive a nós, seres humanos. Altera o equilíbrio original da atmosfera a ponto de prejudicar a vida no Planeta.

Para controlar a poluição de um local, técnicos medem a presença de poluentes, chamados de indicadores da poluição. No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama estabeleceu os padrões para a qualidade do ar, inspirado em normas da Organização Mundial de Saúde – OMS.

A qualidade do ar não depende só da quantia de poluentes emitidos, mas também das condições para dispersá-los. É mais fácil a dispersão no alto de uma montanha, onde venta mais, do que num fundo de vale.

A descoberta do aquecimento global As primeiras constatações científicas sobre os gases estufa datam de 1827. Mas os alertas acontecem desde1950. Em 1988, a Organização Meteorológica Mundial – OMM e o Programa para o Meio Ambiente da ONU – PNUMA criaram o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas/IPCC para reunir esse conhecimento, ainda em construção.

O relatório seguinte inspirou a assinatura do Protocolo de Quioto. Em 1990, o primeiro relatório do IPCC, que indicou as evidências da relação da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera com as mudanças climáticas, foi de grande importância para a assinatura da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que entrou em vigor em 1994. O relatório seguinte inspirou a assinatura do Protocolo de Quioto.

Cerca de 2.500 cientistas de 193 países (inclusive do Brasil) produziram o quarto relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), lançado em 2007. Ele demonstrou que a ação humana causa o aquecimento global. E previu um aumento da temperatura da Terra entre 1,8ºC e 4ºC, em média, até o fim do século XXI.

Mas indicou ações que podem ser adotadas para evitar os piores problemas. Nem tudo, nas mudanças climáticas, se deve à ação humana. O relatório do IPCC também menciona influências naturais. Por exemplo, as grandes explosões dos vulcões lançam partículas na atmosfera.

Estabeleceu um período de compromissos, Protocolo de Quioto Tratado internacional Quioto (Japão) 1997 entrou em vigor em 2005 Estabeleceu um período de compromissos, entre 2008 e 2012 países desenvolvidos devem reduzir suas emissões totais dos gases de efeito estufa em média 5% abaixo dos níveis de 1990. os EUA não integram o Protocolo

Ações transformadoras locais ao alcance das mãos Mudança de atitude

Refletir sobre os processos sócio-ambientais de produção e consumo; Recusar significa evitar o consumo exagerado e desnecessário e recusar produtos que causem danos ao meio ambiente ou a saúde; Reduzir a geração de lixo significa consumir somente o necessário; Reutilizar é dar utilidade a materiais que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e jogamos fora; Reciclar é transformar algo usado em algo novo por meio de processos industriais.

Em uma comunidade sustentável, as pessoas cuidam das relações que estabelecem umas com as outras, com a natureza e com os lugares onde vivem. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente com criatividade,liberdade e respeito à diversidade, garantindo as mesmas ou melhores oportunidades para as gerações futuras.

Ao alcance da escola e da vizinhança Que tal um passeio pelo quarteirão, pelo bairro? Observe o que pode ser melhorado, para levar como sugestão aos vizinhos. Melhor ainda se formar um grupo para a tarefa. Há veículos poluentes? Lixo nas ruas? Desperdício de sacos plásticos (feitos de petróleo)nas lojas? Após responder às perguntas, é preciso sistematizar as informações para criar um plano de ação. As tarefas terão de ser distribuídas e, periodicamente, o plano poderá ser revisado.

Por meio de uma postura solidária, os cuidados com o ambiente se tornarão práticas do dia-a-dia de cada pessoa. Cada um ganhará a consciência de que suas ações pessoais afetam os integrantes da comunidade, os demais seres vivos. Ao adotar o zelo para com os bens naturais na escola, em casa, no lazer e no trabalho,garantiremos o uso sustentável para a atual e as futuras gerações.

marliborsoi@ibest.com.br

A maior floresta do mundo. Com 3.650.000 km², 15 trilhões de m3 de chuva e 96 toneladas de oxigênio por ano. Mais 5.000 espécies de árvores, que fotossintetizam de dia, para respirar à noite...