Lucas: único autor grego do NT

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Transcrição da apresentação:

Lucas: único autor grego do NT EVANGELHO DE LUCAS Lucas: único autor grego do NT «23Saudações de (…) 24Marcos, Aristarco, Demas, LUCAS, os meus colaboradores» (Flm 1,24). «4,14Saúda-vos LUCAS, o médico amado, e Demas» (Cl 4,14). «4,11Somente LUCAS está comigo» (2 Tm 4,11). Companheiro de Paulo na 2ª e 3ª viagens missionárias

O mais comprido dos evangelhos 40% material próprio Data: 80-90 Um historiador crente O mais comprido dos evangelhos 40% material próprio Destinatário: Teófilo (nome pessoal ou colectivo?) Comunidades nascida em terras pagãs O único evangelho sinóptico com prólogo Lc.1-2 História: 1. Tempo da Promessa 2. O tempo de Jesus. 3. Igreja

«1,1Uma vez que muitos lançaram mãos (epikeiréô) para expor uma narração (diêgêsis) acerca dos factos (prágmata) que foram cumpridos (peplêrophorêménôn: part. perf. pass. de plêrophoréô) entre nós, 2como no-los transmitiram (paradídômi) desde o princípio (ap’ archês) testemunhas oculares (autóptai), que se tornaram servidores (hypêrétai) da palavra, 3pareceu-me também a mim, tendo controlado (parakolouthéô) tudo desde o começo (ánothen) com acribia (akribôs), escrever-te de forma ordenada (kathexês), excelentíssimo (kratiste) Teófilo, 4para que conheças profundamente (epiginôskô) a segurança (aspháleia) das palavras acerca das quais foste instruído (katêchéô)» (Lc 1,1-4).

Evangelho de Lucas (estrutura) Lc 1,1-4 = Prólogo histórico (A) Lc 1,5-2,52 = Ev. da Infância (B) Lc 3,1-9,50 = Ministério na Galileia (C) 9,51-19,27 = Partida /subida a Jerusalém (D) Lc 19,28-21,36 = Ministério em Jerusalém (C’) Lc 22,1-23,56 = Paixão – Morte – Sepultura (B’) Lc 24,1-53 = Ressurreição – Aparições – Promessa do Espírito (A’)

LUCAS I. O EVANGELHO MISSIONÁRIO II. O EVANGELHO ABERTO AO MEIO III. O EVANGELHO DO ESPÍRITO SANTO IV. O EVANGELHO DA ORAÇÃO V. O EVANGELHO DA ALEGRIA

I. O EVANGELHO MISSIONÁRIO Lc 8,16; cf. 11,33 (Luz) Lc 6,17-26 (Bem-aventuranças) Lc 3,23-38 (Genealogia: vai até dão)

Lc 8,16; cf. 11,33 «Não se acende uma LUZ para a cobrir com um recipiente, nem para a colocar debaixo da cama, mas no candelabro, para que os que entram (hoi eisporeuómenoi) vejam a luz».

Mt 5,15 «não acendem uma LUZ para a colocar debaixo do alqueire, mas no candelabro, e alumia todos os que estão em casa (toîs en tê oikía)».

Lc 6,17-26 17Tendo descido com eles, ficou de pé num lugar plano, e um grupo numeroso dos seus discípulos e uma multidão numerosa do povo (laós) de toda a Judeia e de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, 18que tinham vindo para o escutar e fazer-se curar das suas doenças. E aqueles que eram atormentados por espíritos impuros eram curados, 19e toda a multidão procurava tocá-lo, porque uma força saía dele e curava todos.

II. O EVANGELHO ABERTO AO MEIO 1. Até João / Jesus / Igreja (Lc 16,16 ) «16,16A Lei e os Profetas até João. A partir daí o Reino de Deus é evangelizado (euaggelízetai)».

»»» 2. Pobres e doentes Pecadores Mulheres 1,46-55 Magnificat Isabel Maria Ana Viúva de Naim (7,11-17) Pec. agraciada (7,36-50) Maria Madalena Marta e Maria Mulheres curadas(8,1-3) Mulher curvada (13,10-14) O juiz e a viúva (18,1-5) Filhas de Jer. (23,27-28) 15,1-32 Misericórdia 18,9-14 Publicano 23,39-43 Bom ladrão 1,46-55 Magnificat 2,25-38 Simeão e Ana 4,18-19 Nazaré 6,17-26 Bem-aventuranças 16,19-31 Lázaro 17,11-19 Dez leprosos »»»

«1,46… ENGRANDECE a minha alma o SENHOR, 47e EXULTA o meu espírito em DEUS, MEU SALVADOR, 48porque ELE OLHOU (epiblépô) para a humildade da Sua serva. Na verdade, desde agora me dirão bem-aventurada todas as gerações, 49porque FEZ em mim grandes coisas o TODO-PODEROSO, e SANTO é o Seu NOME. 50E a Sua GRAÇA/MISERICÓRDIA (éleos) por gerações e gerações, para aqueles que O temem. 51FEZ força com o Seu braço, DISPERSOU os soberbos no pensamento do seu coração. 52DEPÔS os poderosos dos tronos, e EXALTOU os humildes. 53Os famintos ENCHEU de bens, e os ricos DESPEDIU de mãos vazias. 54VEIO em socorro de Israel, seu servo, LEMBRANDO-SE da Sua GRAÇA/MISERICÓRDIA (éleos), 55como tinha FALADO aos nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre» (Lc 1,46-55).

«3,1No décimo quinto ano do império de TIBÉRIO CÉSAR (14-37), sendo PÔNCIO PILATOS governador da Judeia (26-36), HERODES (Antipas) tetrarca da Galileia (4 a.C.-39 d.C.), seu irmão FILIPE tetrarca da Itureia e da Traconítide (4 a.C.-34 d.C.), LISÂNIAS tetrarca de Abilene, 2no pontificado de ANÁS e CAIFÁS (18-37), veio a palavra de Deus sobre JOÃO, filho de Zacarias, no deserto» (Lc 3,1-2).

«6,20Felizes vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus; 21Felizes vós que tendes fome agora, porque sereis saciados; Felizes vós que chorais agora, porque rireis; 22Felizes sois vós, quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem e insultarem e rejeitarem o vosso nome como mau por causa do Filho do Homem».

3. Caminhar – 51x Lc; 37x Act / 29x Mt; 3x Mc; 13x Jo; 8x Paulo Caminho – lugar da GRAÇA na obra de Lucas – 20x Lc; 20x Act 2,44; 9,31.51; 10,4.31.33.37.38; 13,22.33; 17,11; 24,13.15.17.28(2x).32.35… «13,33É necessário (deî) que hoje, amanhã e depois de amanhã EU CAMINHE (poreúomai), pois não é possível que um profeta morra fora de Jerusalém».

»»» III. O EVANGELHO DO ESPÍRITO SANTO Lucas é o Evangelista do Espírito Santo (13x Lc contra 4x Mt, 2x Mc, 5x Jo) 1,15 João Baptista 1,35 Maria 1,41 Isabel 1,67 Zacarias 2,25 Simeão 2,27 Simeão 3,16 Jesus baptizará 3,22 Jesus 4,1 Jesus 10,21 Jesus 11,13 O Pai dará 12,10 Blasfémia contra 12,12 Ensinará (Espírito Santo) »»»

«3,19O tetrarca Herodes, admoestado por causa de Herodíades, mulher de seu irmão, e por causa de todas as más acções que havia cometido, 20acrescentou a tudo ainda isto: pôs João na prisão. 21Ora, tendo todo o povo (laós) sido baptizado, e no momento em que Jesus, também baptizado, se achava em oração, o céu abriu-se 22e o ESPÍRITO SANTO desceu (katabênai: aor. inf.) sobre ele (ep’ autón) em forma corporal (sômatikô eídei), como uma pomba (hôs peristerán). E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho; eu hoje te gerei!”» (Lc 3,19-22).

IV. O EVANGELHO DA ORAÇÃO Jesus em Oração Lc 3,21; 5,16; 6,12; 9,18; 9,28; 10,21; 11,1; 22,40-46; 23,34; 23,46. «3,21Ora, tendo todo o povo (laós) sido baptizado, e no momento em que Jesus, também baptizado, se achava EM ORAÇÃO (proseúchomai), o céu abriu-se 22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho; eu hoje te gerei!”».

V. O EVANGELHO DA ALEGRIA Desde logo, o nascimento de João Baptista será ocasião de ALEGRIA e REGOZIJO (1,14), e foi ocasião para os vizinhos e parentes se ALEGRAREM com Isabel, sua mãe (1,58). Também Maria ouve a saudação de Gabriel, que soa: «ALEGRA-TE, cheia de graça, o Senhor está contigo!» (1,28). E quando Maria saúda Isabel, esta exclama que o menino (João Baptista) dançou de REGOZIJO no seu ventre (1,44). E no Magnificat, Maria canta o seu REGOZIJO em Deus seu Salvador (1,47). E aos pastores o anjo anuncia uma grande ALEGRIA, para eles e para todo o povo (2,10). - Cf. Bem-Aventuranças, Zaqueu, Parábolas de Lc.15; alegria dos discípulos depois da Ressurreição

O EVANGELHO DESTE DOMINGO Lc.9,51-62

51Como estavam a chegar os dias [cumpriu-se o tempo; ao completarem-se os dias…] de ser levado (elevado, levantado) deste mundo [ascensão]: Lc.24,50, Jesus dirigiu-se resolutamente (endureceu o rosto): Is.50,7:) para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente (Ml.3,1). Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, (universalismo) a fim de lhe prepararem hospedagem. 53 Mas não O receberam, porque ia a caminho de Jerusalém (porque tinha o rosto voltado para Jerusalém). 54Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu (Jesus não é Elias: II Re.1,10) e os consuma?» 55Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os. 56E foram para outra povoação.

9,51 “endureceu o rosto”… (Is.50,7) Esta formulação solene assinala a importância da partida de Jesus a caminho de Jerusalém, onde se vai cumprir o mistério pascal. Aqui começa uma longa secção (v.51-19,28), onde Lc apresenta numerosos elementos que lhe são próprios, juntamente com alguns comuns a Mt e a Mc. A secção é dominada pela perspectiva da Páscoa a celebrar em Jerusalém e pelo cuidado de Jesus em preparar os discípulos para a sua missão, após a sua partida (êxodo: v.31 nota). Esta partida, ser levado deste mundo, pode referir-se à morte e à ascensão do Senhor.

57Enquanto iam a caminho, disse-lhe alguém: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.» 58Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» [sem domícílio, sem esposa, a sua condição é caminhar] 59E disse a outro: «Segue-me.» Mas ele respondeu: «Senhor, (Lc. Único a chamar Jesus, o Senhor, quando fala dele) deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» 60Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.» 61Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.» 62Jesus respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, (cf. I Re.19,20-21 - Jesus é diferente de Elias) não é apto para o Reino de Deus».

Seguir Jesus não e simplesmente imitá-lo. Mas assumir existencialmente as suas condições de vida. Três aspirantes Três exigências que evidenciam o carácter absoluto do seguimento de Jesus Sacrificar segurança pessoal Sacrificar deveres filiais Sacrificar os sentimentos e vínculos familiares Toda a vida, por toda a vida!