Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Advertisements

Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
Configuração de um servidor DHCP
Camada de Transporte.
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
Endereço IP Willamys Araújo.
Modelo de referência OSI
Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009
Aula 9 - Camada de aplicação
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Equipamentos de Redes Aula 3
Endereçamento de Rede IPv4
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
Protocolos de comunicação: IP
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Fundamentos à Redes de Computadores
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Endereçamento IP.
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
INTRODUÇÃO AO IPv6.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
E NDEREÇOS DE R EDE E E NDEREÇOS L ÓGICOS Tecnologia em Redes de Computadores Tecnologia em Design Gráfico Sistemas de Informação Professor: Jorge Musa.
MATA59 - Redes de Computadores I
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Redes Configurações e teste.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
Endereços de redes Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
Redes I Internet Protocol IP Prof. Dr. Amine BERQIA
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Física Enlace Rede.
Termos – redes de computadores
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Introdução as Redes TCP/IP Roteamento com CIDR
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO
Informática Industrial N8INF
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
Rede de Computadores (REC)
Redes de computadores I
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Informática Industrial IFDJ6 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Rede Ethernet - Padrão TCP/IP.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
I NTERNET P ROTOCOL V ERSION 6 ( IPV 6) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
Protocolos de Comunicação de Dados. Protocolos de comunicação de Dados Os protocolos podem ser entendidos como um conjunto de regras que determinam como.
Transcrição da apresentação:

Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP Redes de Computadores Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP

Aula de Hoje Camada de Redes Endereço IPv4 Máscara de Sub-Rede Protocolo DHCP

Camada de Redes Camada de Rede Anteriormente vimos que a camada de redes é responsável pelo endereçamento dos módulos processadores presentes nas redes (hosts), assim como os possíveis caminhos entre eles na rede. No modelo TCP/IP, Esta é a camada responsável pela Internet, sem ela a internet não existiria. O elemento que mantém a Internet unida é o protocolo da cama de de rede, o IP (Internet Protocol).

Camada de Redes Vimos também que na Internet, cada host e cada roteador tem um endereço IP que codifica seu numero de rede e seu numero de host. Esta combinação é exclusiva (a princípio, cada máquina na internet tem seu próprio endereço IP, não havendo duplicatas).

Endereços IP Os endereços IP (versão 4) são compostos por 32 bits, divididos em 4 partes de 8 bits, e são utilizados nos pacotes IP no endereço da fonte (Source Address) e no endereço de destino (destination Addres). O endereço de IP Mais baixo é 0.0.0.0 e o mais alto é 255.255.255.255 Os endereços IPs que tem 0 como o numero de rede se referem à rede atual. E o endereço IP de rede que consistem apenas em dígitos 1 (255) são os endereços que permitem a difusão na rede local (Broadcast), em geral uma LAN.

Endereços IP Exemplo de um endereço IP: 11000000.10101000.00000000.00001010 192 . 168 . 0 . 10

Endereços IP O protocolo IP utiliza três classes de endereços. Estas classes são definidas pelo tamanho físico da rede (LAN) que estão inseridas. São as classes: Classe A - Com o bit mais significativo sendo 0 e os outros 7 bits do primeiro Byte sendo o endereço de rede, o restante dos bits (24) são o endereço dos hosts, abrangendo aproximadamente, em cada sub-rede, 16 milhões de hosts. Classe B - Com o bit mais significativo sendo 1 e em seguida um bit 0, utiliza 2 Bytes para endereço de redes e 2 Bytes para endereçamento de hosts. Os números 127 do primeiro Byte e 255 do último Byte são reservados para funções especiais. Esta classe abrange aproximadamente 65 mil hosts.

Endereços IP Classe C - Utilizam 3 Bytes para identificar a rede e apenas 1 Byte para os hosts. Os endereços acima de 223 no primeiro octeto não são utilizados e são reservados a tecnologias futuras. Cada sub-rede pode possuir 254 hosts. Classe D e E - São para sistemas não comerciais, sendo utilizada em alguns sistemas multicast, ou seja, só se pode enviar dados para uma máquina configurada para tal propósito e em testes de novas implementações TCP/IP.

Endereços IP

Gateway Padrão Gateway Padrão Para acessar as redes externas, uma rede deve possuir um servidor pelo qual o sinal irá trafegar até o backbone principal da internet. Sendo este servidor um portão para a internet. Este portão é chamado de Gateway. Assim como um host, o gateway também possui um endereço IP, porém ele tem a função de repassar os pacotes para as redes externas e de receber os pacotes externos e enviar para os endereços internos determinados

Máscara de Sub-Rede Máscara de Sub-Rede A máscara de sub-rede informa aos dispositivos qual parte de um endereço é o campo da rede e qual parte é o endereço dos hosts. Normalmente é configurada de maneira que onde há 1 é endereço de rede e 0, endereço de hosts. Como ela atua em cima do endereço IP, o seu tamanho será também de 32 bits. Para se identificar a sub-rede, utilizamos a notação CIDR (Classless Inter-Domain Routing), onde informamos depois do endereço IP um número que indica a quantidade de bits 1 existente na máscara. Exemplo: 192.168.10.14/16, onde 192.168.0.0 é o endereço da rede e 255.255.0.0 a máscara de sub-rede (11111111.11111111.00000000.00000000)

Máscara de Sub-Rede Aqui vemos um exemplo de máscaras de sub-rede nas classes de IP. Estas classes de endereços IP dentro de uma empresa está intimamente ligado ao uso dos protocolos DHCP.

Dynamic Host Configuration Protocol DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol Protocolo que provê um meio para alocar endereços IP dinamicamente. Ou seja, ele permite que os hosts recebam suas configurações na rede automaticamente a partir de um servidor central, sem a necessidade de qualquer configuração manual.

Dynamic Host Configuration Protocol Ao se conectar um novo host em uma rede, o DHCP envia um pacote de broadcast (IP 255.255.255.255) que é transmitido para todos os hosts da rede. O servidor DHCP recebe a mensagem e responde ao endereço IP 0.0.0.0 (endereço da rede) encaminhando o pacote ao MAC de origem da solicitação. Este pacote possui as configurações de rede geradas pelo servidor DHCP (normalmente em um roteador) que são o endereço IP deste host, máscara da sub-rede onde ele se encontra, gateway e endereço dos servidores DNS. O servidor configura o endereço do novo host retirando um não utilizado em uma faixa de endereço disponíveis.

Dynamic Host Configuration Protocol

Dynamic Host Configuration Protocol O DHCP oferece 3 formas de funcionamento: Automática - Define-se uma faixa de endereços IP que são disponibilizados aos hosts que o solicitam ao servidor DHCP. Dinâmica - Neste modo, se procede da mesma forma que a automática, porém a conexão com o computador e o endereço IP disponibilizado permanece apenas por determinado período de tempo pré-configurado. Manual - Neste modo o endereço IP e a máscara de sub-rede são definidas de maneira manual, sendo o endereço IP fixo para cada placa de rede. O DHCP é importante para facilitar a utilização da rede de maneira a poupar o tempo de configuração de cada estação conectada.

Fim