Sessão de Informação PAC 2014 - 2020 Bolsa Nacional de Terras – Potenciar o Território Rural Caldas da Rainha, 26 março 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral
Advertisements

REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra Em defesa da reforma agrária e soberania territorial e alimentar.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO E INFRA-ESTRUTURAS DO ALQUEVA, S.A.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Planejamento Estratégico
COMITÊS 2011 / 2012
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Fabiano André Vergani
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
Princípios de acesso á actividade Física
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
1.ª REUNIÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO Angra do Heroísmo 25 de Fevereiro de 2008 Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores.
Apresentam: 2008 CAMPANHA PELO LIMITE DE PROPRIEDADE Grito da Terra B r a s i l.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Castelo Branco 22 de Janeiro 2014
Análise custo-benefício do SiNErGIC (Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral) 28 Novembro 2007.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
por Diogo Gomes de Araújo
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Serviço de Aconselhamento Agrícola. O Serviço de Aconselhamento Agrícola da ARAAM é um serviço que a Associação Regional dos Agricultores do Alto.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Num contexto particular...
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Motivação para o projeto
Associação Florestal Vale do Sousa
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Reforma da Fiscalidade Verde Instituto Superior Técnico Jornadas da Engenharia do Ambiente Associação de Estudantes IST 20 de Fevereiro 2015.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
I Encontro Municipal da Juventude da Calheta 24 de julho 2015 Centro das Artes – Casa das Mudas.
Medidas Ativas de Emprego
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Gosto da ideia de uma linha do tempo, essa é a que tenho usado. Podemos adotar ou não, a depender do espaço que tivermos. O histório deve ser incluído.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
B r a s i l Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal)
INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Seguros.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 FORMAÇÃO ACÇÃO PARA PME.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016 ASPECTOS PRÁTICOS DA EXECUÇÃO DE PROJETOS.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
1 IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO! Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género.
Transcrição da apresentação:

Sessão de Informação PAC Bolsa Nacional de Terras – Potenciar o Território Rural Caldas da Rainha, 26 março 2015

A nossa Visão Potenciar o máximo aproveitamento e utilização do território rural português

Porquê criar a BNT? Dificuldade de acesso à terra – entrave à entrada de novos produtores no sector 70% da superfície do Continente Português corresponde a área agrícola e florestal As explorações agrícolas ocupam 4,6 milhões de ha – metade do território A Superfície Agrícola Não Utilizada (SANU) das explorações corresponde a 100 mil ha (dados RA 2009 e Inquérito EA 2013 – INE) (dados RA 2009 e Inquérito EA 2013 – INE)

Para que serve a BNT? Identificar e disponibilizar informação sobre terras disponíveis com capacidade produtiva Facilitar o acesso à terra e facilitar o encontro entre a oferta e a procura de terras Promover o uso da terra e a gestão eficiente, potenciando a sua exploração

Como funciona a BNT? Com total e absoluto respeito pela propriedade privada – processo voluntário Através de uma plataforma informática de acesso livre e universal Principal repositório nacional de informação sobre terras disponíveis com potencial Cobertura nacional com área de atuação territorial garantida por rede de parcerias

Qual o papel da BNT? Ferramenta de estímulo da atividade agroflorestal e de promoção do aumento da produção Instrumento de ordenamento do território e de estruturação fundiária Agente do mundo rural e de dinamizador do mercado fundiário rural

Qual o objetivo da BNT? Incentivar a instalação de JA, a fixação de populações e criação de postos de trabalho Combater o abandono de terras e a desertificação do território Favorecer o aumento da produção nacional e alavancar a captação de investimento

Qual a forma da BNT? Aplica-se aos prédios rústicos e mistos com aptidão agrícola, florestal ou silvopastoril Do domínio privado do Estado, de outra entidades públicas, das autarquias locais, das entidades privadas e dos particulares Disponibilizando para arrendamento, venda, contratos de campanha ou outros tipos de cedência

Qual o incentivo da BNT? Benefício fiscal de redução em 75% dos emolumentos devidos pela realização de atos de registo de factos relativos ao prédio Incentivo pela isenção de pagamento da taxa por custos de gestão da Bolsa de terras Redução ou isenção do IMI Rústico após avaliação geral dos prédios

# Dados acumulados acessos ao Site BNT seguidores da página Facebook BNT subscritores da Nota Informativa BNT 545 Pedidos de informação rececionados # Dados acumulados acessos ao Site BNT seguidores da página Facebook BNT subscritores da Nota Informativa BNT 545 Pedidos de informação rececionados Comunicação Web

Comunicação e Divulgação Participações de promoção da Bolsa de Terras

232EntidadesParceiras232EntidadesParceiras Entidades Autorizadas - GeOp Entidades gestoras Operacionais 16 Entidades Líder

GeOp – Entidades Autorizadas Pode contactar diretamente as seguintes entidades líder e as suas parceiras

Entidades Parceiras BNT As seguintes entidades são colaboradoras

Área Total Disponibilizada 792 ha Ano ha Ano ha TOTAL (valores 15 março 2015) (valores 15 março 2015)

Área Total por Entidade ha ESTADO ha PRIVADOS (valores 15 de março 2015) (valores 15 de março 2015) ha TOTAL

Área Total por Regiões 145 ha NORTE ha CENTRO ha LVT ha ALENTEJO (valores 15 março 2015) (valores 15 março 2015) 165 ha ALGARVE

(valores 15 março 2015) (valores 15 março 2015) Área Total por Aptidão Cultural ha Florestal ha Agrícola 597 ha Silvo-Pastoril

Área Total Cedida a Terceiros 49 ha Ano ha Ano ha TOTAL (valores 15 março 2015) (valores 15 março 2015)

Concurso Terras do Estado! 1ª Fase: 25 terras e 730 hectares 2ª Fase em preparação – 1º Semestre 2015 Retirada 1 terra por razões de interesse público Apresentadas 161 candidaturas e respetivas propostas Divulgação dos primeiros resultados finais com publicitação das listas de ordenação

Iniciativas relacionadas BNT? Redução ou isenção do IMI Rústico, após avaliação geral dos prédios e inscrição do prédio no cadastro predial, que estejam a ser utilizados para fins agrícolas, florestais ou silvopastoris Revisão do IMI por forma a penalizar o abandono de terras e redução do IMI para beneficiar quem gere a terra ou disponibiliza os prédios na BNT Disponibilização na BNT de terras reconhecidas como sem dono conhecido e sem utilização – intervenção de defesa do interesse público

A nossa Mensagem Ter terra abandonada é um luxo a que o país não se pode prestar

Obrigado pela vossa atenção pela vossa atenção Caldas da Rainha, 6 de março de 2015