Alunos:João Victor João Vitor Felipe Aquino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Círculo de Estudos Libertários de Florianópolis
Advertisements

TRABALHO DE HISTÓRIA 3º C Noturno..
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
AULA 04 – A CHINA DE MAO TSÉ-TUNG
Fonte: PhotoDisc/Royalty Free
CHINA.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
2 - A REVOLUÇÃO CHINESA (1949):
A Revolução Chinesa 1949.
REVOLUÇÃO CHINESA... NA CHINA!
Bolcheviques x Mencheviques
CHINA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
China e o mundo contemporâneo
Países socialistas: URSS e China
Reconstrução e Politica de Blocos
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
CHINA: A REVOLUÇÃO COMUNISTA DE 1949
O MUNDO SEM A URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Correção das Atividades do Livro China
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
CAPÍTULO 24: CHINA.
LESTE ASIÁTICO Os Tigres asiáticos: Japão
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.  Em 1917, uma revolução derrubou o Czar Nicolau II, da Rússia, e implantou um regime socialista no vasto.
ESTADO SOCIAL.
CHINA.
Prof. Daniela Reis.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Sinônimo de luz e iluminação
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
China: Um universo dentro do mundo
A NEP. Terminada a guerra civil (inícios de 1921) com a vitória dos bolcheviques, a Rússia encontrava- se numa situação de crise generalizada Trotsky.
Revolução Russa Rússia.
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
1960: China e URSS rompem relações
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Economia: Tipicamente agrária (85% da população vivia no campo
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
CHINA. MURALHAS DA CHINA Construída em 220 A.c – Km Evitar invasão dos povos nômades do norte (Mongóis).
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Revolução Russa.  Segundo Karl Marx e Frederic Engels, o primeiro país a passar por uma revolução socialista seria a Inglaterra, pois nos dizeres desses.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
5ºano.  O clima de Revolução:  No final da década de 1920, a sociedade brasileira passava por grandes mudanças.  Todos estavam descontentes e uma revolução.
Rússia e Europa Oriental
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
REVOLUÇÃO CHINESA Professora Elizabeth. DUMPING SOCIAL Venda de produtos muito baratos com super exploração da mão de obra, fazendo uma concorrência.
Industrializações Tardias
Transcrição da apresentação:

Alunos:João Victor João Vitor Felipe Aquino Revolução Chinesa Alunos:João Victor João Vitor Felipe Aquino

Índice Quando Começou O que foi Idéia Conseqüências

A Revolução Cultural na China foi lançada em 1966 por Mao Tse Tung. Foi realizada basicamente pela Guarda Vermelha e teria paralisado o progresso material e tecnológico do país. Seus princípios inspiraram a constituição.

A Revolução Cultural da China ou Grande Revolução Cultural Proletária foi um movimento de massas na República Popular da China dentre os anos de 1966 e 1976, por parte de estudantes e trabalhadores, contra a burocracia que tomava conta do Partido Comunista Chinês. Incidentalmente ou intencionalmente, o movimento acabou enfraquecendo os adversários de Mao Zedong que ganhavam força então. (A Revolução Cultural representou uma depuração partidária, contra o revisionismo que se insinuava.) O processo foi oficialmente terminado por Mao em 1969, mas os especialistas dizem que ele durou até o golpe contra os seguidores próximos e Jiang Qing, esposa de Mao (a Camarilha dos Quatro), 1976.

Entre 1966 e 1969 Mao encorajou a formação de comitês revolucionários (bases da Guarda Vermelha), compostos pelas mais diversas forças (militares, camponeses, elementos do partido, governo etc) e destinados a tomar o poder onde necessário. Como na intelectualidade se encontravam alguns dos inimigos da revolução , o ensino superior foi praticamente desativado no país.

A idéia essencial da Revolução Cultural era manter o fervor revolucionário e um estado constante de luta e superação, sem os quais, acreditava o Grande Timoneiro (apelido de Mao), a revolução comunista estaria fadada ao fracasso. Um dos antecessores (embora em sentido quase oposto) da Revolução Cultural foi o chamado Desabrochar de Cem Flores ("Que desabrochem cem flores, cem escolas de pensamento..."), na década anterior

Além disso, a Revolução pretendia tornar cada unidade econômica chinesa (fábricas, fazendas, etc) em uma unidade de estudo e reconstrução do comunismo. Expandindo, portanto, a coletivização, o público para o campo das idéias – o que encontrava natural barreira no academicismo e no hábito de que o conhecimento só deveria ser produzido em centros específicos. Mao acreditava que a próxima fase da Revolução Chinesa seria justamente ultrapassar a revolução da ordem econômica para a ordem ideológica, para a alma do cidadão chinês. Essa é, em síntese, a justificativa para o adjetivo Cultural da revolução. Foi conseqüência indireta do programa conhecido como Grande Salto Adiante, lançado em 1958. O Grande Salto tinha por objetivos estruturar a produção agrária em sistema cooperativo e organizar a produção industrial, além de outros objetivos específicos como o aumento da produção de minerais através de milhões de pequenas unidades produtoras – os fornos caseiros. Em 1961 o programa foi abandonado, em razão de diversos insucessos - entre eles a morte de 30 milhões de chineses - e do rompimento entre a China e a União Soviética no ano anterior.

Como conseqüência do fracasso do Salto houve um período de grande fome no começo da década de 1960, pois a produção agrícola estava um tanto desorganizada. Na resolução da crise tiveram sucessos dois promissores elementos do Partido Comunista, Liu Shaoqi e Deng Xiaoping, que começavam então a desafiar o poder e prestígio de Mao. Liu e Deng planejavam remover poderes concretos de Mao e deixá-lo apenas como uma figura decorativa

Prof:Gecionny