Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Advertisements

Construção de Algoritmos 2
Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Amintas engenharia.
Algoritmos.
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução a Programação Renata Freire
Programação para Engenharia I
Algoritmos Escher.
Estruturas de Controle
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Lógica de Programação Módulo II
1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Entrada e saída.
Fábio de Oliveira Borges
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
PROGRAMAÇÃO I Dados Tipos de dados Variáveis Constantes Expressões
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Ponteiros
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Registros
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Operadores Relacionais e Lógicos
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Programação I CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Refinamentos Sucessivos
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura de Repetição
MatLab (Matrix Laboratory)
Fundamentos de linguagens de programação
ALGORITMOS AULA 3. Objetivos Apresentação das estruturas básicas; Definição de tipos de dados; Seqüência de ações; Operações – Atribuições; – Entrada.
Algoritmos.
Programação de Computadores - 1
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Professor: André Didier Autor: Francisco Airton
Introdução à Programação
Fundamentos de Programação
Fundamentos de Linguagens de Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
Variáveis e Operadores
Algoritmo e Estrutura de Dados I Aula 3 – Estrutura Seqüencial, Entrada e Saída, Atribuições e Uso de Funções Márcia Marra
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Linguagem de Programação I PARTE i
VETORES Roteiro da aula Referência ao Programa: Estrutura de Dados.  Variáveis Compostas homogenias Objetivo: apresentar VETOR.
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Tipos de dados
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
Programação de Computadores I – Arquivos Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
1Unidade – Estrutura Condicional SE Algoritmos e Linguagens de Programação Estrutura Condicional SE Faculdade INED – Abril 2007 Prof. Edwar Saliba.
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.
Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Profa. Mercedes Gonzales Márquez Algoritmos e Estruturas de Dados I – Comandos de atribuição, entrada e saída Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Comandos básicos Um comando é a descrição de uma ação a ser executada em um dado momento. Descreveremos três comandos básicos no desenvolvimento de algoritmos : atribuição, entrada e saída. Atribuição: Este comando permite que se forneça um valor a uma certa variável cujo tipo deve ser compatível com esse valor.

Comando de atribuição Forma geral do comando de atribuição identificador ← expressão onde: identificado é o nome da variável; ← é o símbolo de atribuição, e expressão é a representação simbólica de um valor que pode ser do tipo aritmética, lógica ou literal. A avaliação dessa representação simbólica resulta no valor a ser atribuído à variável.

Comando de atribuição Exemplo de atribuição: k ← 10 COR ← “VERDE” teste ← falso soma ← 50 media ← soma/k cod ← (n*n+1) > 5 sim ← k = 0 e media < 0

Comando de atribuição Exercícios de fixação 1.7.1.1. e 1.7.1.2. do livro Algoritmos Estruturados de Harry Farrer e outros. Sendo SOMA,NUM,X variáveis numéricas, NOME, COR, DIA variáveis literais, e TESTE, COD, TUDO variáveis lógicas, assinalar os comandos de atribuição considerados inválidos: (a) NOME ← 5 (b) SOMA ← NUM + 2*X (c) TESTE ← COD ou X**2 <> SOMA (d) TUDO ← SOMA (e) COR ← “PRETO” – sqrt(X)

Comando de atribuição (f) X ← X+1 (g) NUM ← “*ABC*” (h) DIA ← “SEGUNDA” (i) SOMA + 2 ← X**2 – sqr(NUM) (j) X ← NOME >= COD Quais os valores armazenados em SOMA, NOME e TUDO, supondo-se que NUM, X, COR, DIA, TESTE e COD valem, respectivamente, 5;1; “AZUL”,”TERÇA”; falso e verdadeiro NOME ← DIA SOMA ←NUM**2/x+ DIV(X+2,1) TUDO ←não TESTE ou COD e SOMA<X

Comandos de entrada e saída Sabe-se que as unidades de entrada e saída são dispositivos que possibilitam a comunicação entre o usuário e o computador. Exemplo: através de um teclado, o usuário dá entrada ao programa e aos dados na memória e o computador emite mensagens para o usuário através da tela ou impressora. Os comandos de entrada e saída são usados para determinar o momento da entrada de dados para o algoritmo e a saída dos resultados obtidos para o usuário.

Comandos de entrada e saída Forma geral do comando de entrada leia (lista de identificadores) Onde lista de identificadores são os nomes das variáveis, separados por vírgula, nas quais serão armazenados os valores provenientes do meio de entrada. Exemplo : suponhamos que nota e numero são variáveis de tipo real e inteiro respectivamente, o comando leia (nota, número) indica que dois valores numéricos (real e inteiro) serão lidos de uma unidade de entrada, quando este comando for executado. Os valores serão armazenados nas posições de memória destinadas para as variáveis nota e número.

Comandos de entrada e saída Forma geral do comando de saída escreva (lista de identificadores e/ou constantes) Onde lista de identificadores são os nomes das variáveis, cujos conteúdos serão mostrados ao usuário através de um meio de saída. Além dos conteúdos das variáveis, o valor de uma constante pode ser emitido diretamente. Exemplo : escreva (36, nota, número) indica que a constante 36 e os conteúdos das variáveis nota e número serão exibidos numa unidade de saída, quando este comando for executado.

Exemplos - leia Foram digitadas três linhas, onde cada uma delas contém o nome e a nota de um aluno, como se segue PAULO, 100 MARIA, 75 JOSE, 80 Escrever o(s) comandos(s) de entrada que leia(m) estas linhas e armazene(m) os valores na memória principal. Assim, supondo que A,B e C são variáveis do tipo numérico e que X,Y e Z são variáveis do tipo literal, temos duas opções leia (X,A,Y,B,Z,C) ou leia (X,A) leia (Y,B) leia (Z,C)

Exemplos - escreva Escrever o(s) comandos de saída que imprima(m) os conteúdos das posições de memória A,B,C,X,Y,Z do exemplo anterior. Mostramos algumas formas COMANDO SAIDA escreva (X,A,Y,B,Z,C) JOSE, 80, MARIA, 75, PAULO, 100 escreva (X,A) JOSE, 80 escreva (Y,B) MARIA, 75 escreva (Z,C) PAULO, 100

Exercício Supondo N e P variáveis de tipo literal, X e A variáveis de tipo numérico e uma linha digitada contendo os valores MMAA, 25 Interpretar a sequência seguinte de comandos e mostrar a sua saída X ← 0 leia (N,A) X ← X + A P ← N escreva (P,X) escreva (X) A ← X escreva (N,X,A)