Realização do Projecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO PASSO A PASSO EFEITO IMPRESSÃO EM CIRCUITO IMPRESSO.
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico Madalena – Ilha do Pico - Açores 10º ano e 12º ano (Física.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO GirEtapa Adelino Pires Ricardo Monteiro Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
Projecto de Circuitos Impressos
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
Desenho de “PCB’s” (c/ Eagle).
Construção de protótipos de circuitos electrónicos
IMPRESSORAS LASER De modo diferente dos métodos de impressão já apresentados, que imprimem uma linha de cada vez, a impressão a laser imprime uma página.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
Configuração de Jumpers
PROF: Elias Junior Aula: 02
SMD.
1 T-Flex permite criar relações entre elementos dos conjuntos através de ligações geométricas. Assim pode-se criar modelos exactos, gerir e editar conjuntos.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Fornos & Luz Rosa Fernandes
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Instalações técnicas e equipamento de uso final em edifícios
IMPRESSORAS 3D.
A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original. Nesta apostila.
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
T r e i n a m e n t o Reparo em Aparelhos Celulares Multimarcas
ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin.
Eng. José Silva INTEP Soure Soure - Coimbra 11º e 12º - Electr. e Electrónica, Práticas Oficinais e Tec. Aplicadas Os Parabólicos 3.
Lucas Mário Edilson Enelvo
Resistores Fixos e Variáveis
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Quem somos. A empresa Cold Time (nome fantasia,razão social Olycruz serv. de refrigeração e ar condicionado-EPP) está no mercado há 16 anos fundada em.
Manutenção de notebooks – parte 2
Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que se.
Animação Autodesk inventor
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
por Cássio Mello e André Luis
Manual da Organização.
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
Conceitos Básicos de Automação
Dinâmica da interação entre cápsula porosa água e ar
Circuitos eletrónicos e suas aplicações
Formanda – Liliana Ribeiro Formador – António Macedo
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Prof. Marcelo Maciel de Souza
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “EtapaSolar” Ricardo Monteiro Adelino Pires Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
Automatismos e Autómatos
Propriedades dos materiais
Exposição A Luz Ultravioleta
MEDIDAS DE TEMPERATURA
Procedimento de trabalho com SMD
LM35.
Introdução à Eletrônica
Constituição dos Motores de Combustão Interna
Projeto Operador de Computador
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores S.D.E. Sistema de Domótica Empresarial Instalações ITED - Domótica Projeto integrado de comunicações.
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Guia de Uso da Impressora 3D Metamáquina 1.
Montagem Fonte de Alimentação. Transforma a corrente e distribui; Depois da corrente transformada, a fonte filtra, estabiliza e gera tensões próprias.
Por Cássio Mello e André Luis.  Vantagens:  Qualidade de trilhas relativamente boa  Rápida prototipação  Custo baixo  Desvantagens:  Leva tempo.
Manutenção de Sistemas Eletrônicos - Prof Maia 1 Roteiro Roteiro  Reconhecimentos de materiais  Técnicas de soldagem  Técnicas para dessoldar  Pesquisa.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Sensores de Gás Sensores de Gás para Aplicações Ambientais Bruno Albuquerque Fábio Correia Guilherme Reis Inês Margarido Marta Reis Tiago Almeida Coordenados.
O FLAP NÃO FUNCIONA VERIFICAÇÃO ELÉTRICA.
Aula 14 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI.
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

Realização do Projecto Processo de Produção de Circuitos Impressos

circuitos e esquemas do sistema No projecto deve-se apresentar o diagrama de bloco geral, em que deve ser explicado o porque integra no sistema ou seja a função do mesmo no sistema. Por exemplo: Projecto de um Sistema Automático de Detecção e Notificação de Vazamento de Gás

circuitos e esquemas do sistema Em seguida deve-se apresentar os circuitos dos respectivos blocos no diagrama geral. Como por exemplo: No bloco que corresponde ao Microcontrolador PIC16F877A

circuitos e esquemas do sistema Depois de apresentar o diagrama em bloco do sistema e descrever cada bloco envolvido no sistema, deve-se apresentar todo esquema eléctrico do sistema referente ao diagrama. O diagrama de blocos do exemplo: Resulta em:

Preparação do esquema (trilhas) em Placa do Circuito Impresso (PCB) Os esquemas em PCB podem ser feitos em diferentes softwares, para isso depende do projectista. No exemplo dado, teremos: (foi eleborado no LiveWare)

Lista do material a ser usado no projecto Material necessário para construção do protótipo. No exemplo dado a lista do material necessário para construção do sistema é: PIC16F877A Cristal 4MHz Resistências 120MΩ ¼ W, 680Ω ¼ W, 330Ω ¼ W, e 1k ¼ W Condensador 15pF e 1µF Condensador electrolítico 1µF 16V e 2200µF 16V Interruptor puss to make Teclado codificado 4x3 LCD 2x16 Conector DB9 macho Díodo 1N4004 Transístor BC548B Relé 12V Transformador 220V-12V 2A Regulador LM7812 e LM7805 Terminais Módulo GSM SIM900 Sensor de gás MQ-2 Cooler Válvula de bloqueamento de fluxo Strob Light Sirene

Processo de Produção de Circuitos Impressos O circuito Impresso, é uma impressão de um desenho que contém ligações eléctricas entre vários componentes electrónicos, inseridos e soldados numa placa de material resistente. As suas vantagens são: Facilidade de produção, o que permite a sua multiplicação em larga escala; Facilita o diagnóstico de avarias e defeitos; Permite a miniaturização dos sistemas por elas construídos.

Processo de Produção de Circuitos Impressos Existem quatro etapas principais na produção de circuitos impressos Desenho do protótipo do circuito Fabrico de placa de circuito impresso Colocação de componentes Componentes de maiores dimensões (manual) SMD (automática, mais conhecida por pick and place) Soldaduras

Desenho do protótipo do circuito Para desenhar o protótipo do circuito impresso é necessário software próprio para essa função (por exemplo: OrCad, EpcPro, LiveWire, Proteus, etc) Uma vez projectado o protótipo, este terá o seguinte aspecto

Fabrico de placa de circuito impresso Existem muitos métodos de construir um Protótipo O chassis; Processo químico Método aditivo; Método subtractivo; Transferência Térmica; Exposição A Luz Ultravioleta. Processo por Máquina CNC

Transferência Térmica Material: Placa virgem para produção do circuito; Acetona/ álcool / tiner; Palha de aço; Papel fotográfico; Impressora laserjet; Ferro de engomar ou máquina de estampar; Percloreto de ferro;

Preparação Da Placa Limpar a placa com palha de aço para remover qualquer tipo de mancha existente na superfície de cobre. Fig.1: Placa Virgem. 1

Preparação Da Placa Limpar a placa com um pano molhado com acetona / tiner/ álcool para remover as restantes impurezas. Imprimir o circuito a ser produzido no papel fotográfico com uma impressora a lazer. Fig.2: Circuitos Imprimidos no papel Fotográfico. 1

Preparação Da Placa Colocar a face sobre a qual o circuito foi imprimido sobre a face de cobre da placa limpa. Fig.3: circuito Imprimido sobre A placa. 1

Preparação Da Placa Estampar o circuito sobre a placa exercendo força com um ferro de engomar aquecido sobre o papel fotográfico durante 5min – 10min. Fig.4: Processo de Estampagem. 1

Preparação Da Placa Deixar a placa arrefecer e remover o papel fotográfico. Fig.5: Remoção do Papel fotográfico Da placa. 1

Gravura Da Placa Imergir a placa em um contentor contendo a solução de percloreto de ferro aquecido a 40 graus célsius durante 15min – 30mim. Fig.6: gravura da placa.

Gravura Da Placa Lavar a placa com água para remover a solução de percloreto de ferro e limpar a placa com acetona para remover as trilhas pintadas sobre o cobre. Fig.7: lavagem da placa. 4

Perfuração E recomendado que o processo de perfuração seja realizado antes da gravura da placa para que as ilhas não sejam danificadas no processo. O processo de perfuração poderá ser feito por um berbequim