Festa da Profissão de Fé Entrega do Credo 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renovação das promessas do Batismo
Advertisements

DEUS-homem! ‘Cristo e Jesus’
Leitura cristã da Criação
CATEQUESE 26 FELIZES PARA SEMPRE
encontro pessoal e comunitário com Jesus
Mistério de força e ternura
CREIO PROFISSÃO DE FÉ. CREIO PROFISSÃO DE FÉ Em Deus pai todo poderoso, criador do céu e da terra. Creio .... Em Deus pai todo poderoso, criador do.
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
CREIO SIMBOLO NICENO Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; de todas as coisas visíveis.
A Doutrina Bíblica da Trindade
10: O Credo Apostólico e a salvação
07: Introdução ao Credo Apostólico
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Mistérios Luminosos Quintas (opcional)
NOSSO DEUS É MISERICORDIOSO
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Pentecostes.
Porque Ele vive eu posso crer no amanhã...
DEUS TRINDADE.
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Formador: Waldiney Oliveira
Santíssima Trindade.
A eucaristia Começar.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
O SÍMBOLO DA FÉ.
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis
Maria Mãe da Eucaristia
COMUNIDADE PAROQUIAL DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA 29 DE MARÇO DE 2014
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
A Trindade
Como a catequese conduz à conversão
Imaculado Coração de Maria
Profissão de fé São Bruno Profissão de fé No dia 6 de outubro de 1101, São Bruno, o Patriarca dos Cartuxos, viu já perto o seu encontro definitivo.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
O CREDO CRISTÃO (Youcat 25 a 29).
Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde. Cântico entrada Se um dia eu ficasse sem Ti, olharia as estrelas do céu p’ra lembrar que viveste por mim,
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Deus Trindade.
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
1ª Leitura 2ª Leitura Evangelho Leituras desta Missa
CREDO DE ATANÁSIO (Séculos IV e V)
Paróquia São João Baptista de Vila do Conde
XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
CREDO APOSTÓLICO Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo. Seu único Filho nosso Senhor. O qual foi concebido pelo.
Credo niceno-constantinopolitano
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
A resposta do homem a Deus: crer
LANCANDO SEMENTES PELOS CAMINHOS
BÍBLIA ACESSÍVEL A TODOS COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATECISMOS.
XXXIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 5º Ano 15 de Novembro de 2015 Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde.
IV Domingo do Advento Dinamização 5º Ano 20 de Dezembro de 2015 Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde.
Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde II Domingo do Tempo Comum 2º Ano.
Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde “como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos judeus”
V Domingo do Tempo Comum Dinamização 5º Ano 7 de Fevereiro de 2016 Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde.
Credo.
IV DOMINGO DA QUARESMA 2º ano Paróquia de São João Baptista de Vila do Co nde.
Produção: Fernando Amadeu Machniewicz Knapik
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Transcrição da apresentação:

Festa da Profissão de Fé Entrega do Credo 2012 Encontro com 6º ano Festa da Profissão de Fé Entrega do Credo 2012

PROFISSÃO DE FÉ ENTREGA DO CREDO O que é?

O QUE É? 1. Mais um passo de uma longa caminhada... Passagem da infância à adolescência…

O QUE É? 2. Renovação das promessas do Baptismo...

O QUE É? 3. Compromisso das crianças dos pais, e da comunidade cristã.

O QUE É? 4. Afirmação festiva da adesão pessoal a Jesus Cristo

O QUE É: 5. Acto pessoal e público de Fé

1. A fé, o que é? Firmar a vida e confiar-se a Alguém. Do «óbvio» ao «impossível». Firmar a vida e confiar-se a Alguém. Arriscar na confiança e entregar-se totalmente: aderir com o corpo, alma, vontade, sentimento, pensamento… é o mesmo que dizer «Ámen»! Mais do que «creio em algo», é «creio em Ti»… A fé não é apenas «uma ideia» que se tem de Deus, mas a «assentimento» do coração, o consentimento da vontade… A fé cristã é a resposta do Homem a Deus que se revela!

2. O que é um Símbolo? Símbolo: mútuo reconhecimento e união! O símbolo é a parte que remete para a complementaridade no outro, criando mútuo reconhecimento e união. Ele exprime e possibilita essa união. O Símbolo Apostólico e os Credos visavam isto mesmo: possibilitar a profissão comum de Deus e a sua adoração em comum. O Símbolo (da fé) une e identifica (na mesma fé)

3. O Símbolo da Fé Cada um de nós só tem nas mãos a fé como símbolo, como fragmento imperfeito e quebrado, que só pode encontrar a sua unidade e integridade, quando se une aos outros. Não creio sozinho! A fé clama pelo outro que crê comigo. Não há uma fé inventada por cada um. A Igreja tem nas mãos a fé apenas como uma metade partida, que corresponde à verdade, somente na medida em que aponta para além de si mesma, isto é, para aquilo que é totalmente Outro: Deus.

4. «Símbolos», «Profissões de Fé » «Credo»… Símbolos baptismais: o Baptismo é administrado «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19). O «Credo» não é um conjunto de sentenças. Está precisamente ancorado no acontecimento do Baptismo. Pelo Baptismo, somos acolhidos como filhos na família do próprio Deus. Sim, quem acredita nunca está sozinho.

5. Os mais importantes Símbolos da fé Símbolo dos Apóstolos, que é o antigo Símbolo baptismal da Igreja de Roma… Símbolo niceno-constantinopolitano, fruto dos primeiros dois Concílios Ecuménicos de Niceia (325) e de Constantinopola (381), e que é, ainda hoje, comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.

6. O Credo (= Creio) O Credo compõe-se só de três partes principais, e segundo a sua história não é mais do que uma amplificação da fórmula baptismal Cap. 1 – Creio em Deus Pai Cap. 2 – Creio em Jesus Cristo, filho único Cap. 3 – Creio no Espírito Santo

12 Artigos 1. Creio em Deus Pai todo Poderoso, criador do Céu e da Terra 2. …Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor 3. … Jesus, que foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria 4. Jesus Cristo padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado 5. Jesus Cristo desceu à mansão dos mortos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos 6. Jesus subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo Poderoso

12 Artigos 7. Donde há-de vir, para julgar os vivos e os mortos 8. Creio no Espírito Santo 9. Creio na Santa Igreja Católica 10. Creio na remissão dos pecados 11. Creio na ressurreição da carne 12. Creio na vida eterna

CAP. I: Creio em Deus Pai, Criador… «Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo» (DCE 1).

Nós cremos no amor que Deus nos tem! Sem Deus, as contas sobre o homem, sobre o mundo, sobre todo o universo, não batem certo. O que existe na origem de tudo? A Razão criadora, o Espírito Criador que tudo realiza ou a Irracionalidade? Nós cristãos dizemos: Nós cremos que na origem está o Verbo eterno, a Razão e não a Irracionalidade. O Deus que nos cria, e que é a «Razão» de todas as coisas, ama-nos pessoalmente com a Paixão de um verdadeiro amor; Cremos em Deus em Deus, princípio e fim da vida humana.

Cap. Creio em Jesus Cristo! Deus não nos deixa vacilar no vazio! Esta Razão criativa é Bondade. É Amor. Deus é Amor! Esta bondade divina tem um rosto humano em Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem, foi Crucificado, Ressuscitou e permanece em nós pela acção do Espírito Santo

Cap. III. Creio no Espírito Santo O «Espírito Criador» tem um Coração… Ele é Amor. Existe o Filho que fala com o Pai. E ambos são um só, no Espírito Santo que é, por assim dizer, a atmosfera do doar e do amar, que faz deles um único Deus. O Espírito foi derramado em nossos corações… O Espírito habita-nos, anima a Igreja e preenche todas as coisas…

7. Credes? «Sim, creio» "Sim" ao Deus vivo, isto é, a um Deus Criador, a uma razão criadora que dá sentido à criação e à nossa vida; "Sim" a Cristo, ou seja, a um Deus que não permaneceu escondido mas que tem um nome, que tem palavras, corpo e sangue; a um Deus concreto que nos dá a vida e nos mostra o caminho da vida; Sim, ao Espírito Santo, que nos doa a verdadeira vida, a liberdade autêntica e a perfeita unidade; "Sim" à comunhão da Igreja; Sim à vida eterna, à vida bela; à vida verdadeira…

8. Para conhecer os conteúdos da fé Credo O Catecismo da Igreja Católica Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

O QUE NÃO É? 1. Um dia para passagem de modelos...

O QUE NÃO É: 2. Um dia para uma fotografia de recordação

O QUE NÃO É: 3. Algo que os avós já faziam...

O QUE NÃO É: 4. Um arrumar, despachar...

O QUE NÃO É: 5. Encerramento solene da catequese Fim

SIGNIFICADO MAIS PROFUNDO Ninguém a si mesmo deu a fé, como ninguém a si mesmo deu a Vida. A fé é dom recebido e transmitido… Ratificação pessoal do Baptismo pedido pelos pais; A fé professa-se ou confessa-se publicamente. É uma convicção interior mas também uma profissão pública.