4 Legged League 3º Ciclo de apresentações do NEIIST (por Hugo Pereira)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
Advertisements

Departamento de Electrónica Industrial
Computação Móvel (LEEC, MEEC, LEIC, MEIC)
Da manipulação industrial à navegação em estrada
Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem
I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Rede Local - Instalação
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
1 ZEUS Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-agente Ferramentas de Contrução de Agentes IST- 2003/2004 Ana Paiva.
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática.
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para a Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e.
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
Introdução Ligações inter-redes.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Liga de Baseball.
Documentação da Neptus Framework
Setplays - jogadas estudadas. Multi-robot Coordination using Flexible Setplays Jogadas estudadas: mini-planos envolvendo vários jogadores, definidos.
Mobilidade na Internet
Protocolos de Mobilidade para Terminais IP
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
Apresentação das atividades desenvolvidas até junho/2012 Bianca A. V. Alberton.
Navegação Topológica para Futebol Robótico
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
CRC98 - Coimbra, 9 e 10 de Novembro de 1998 Desenho e Implementação do Serviço Controlled-Load da Arquitectura IntServ Joana Urbano, Gonçalo Quadros, Edmundo.
1 Adaptação do ForeThought ao FreeBSD António Alves, Gonçalo Quadros, Edmundo Monteiro Laboratório de Comunicações e Serviços Telemáticos Departamento.
Framsticks Tânia Santos Em que se baseiam? Projecto de simulação, em 3 dimensões, composto por criaturas. Projecto de simulação, em 3 dimensões,
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Módulos de um S.O. Tiago Gomes Nº21 11ºi.
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
TMV Gestão de Redes e de Sistemas Distribuídos ???? Sumário  Arquitectura de Gestão SNMP  Arquitectura de Gestão OSI/TMN  Novas Arquitecturas.
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Prof. Eduardo Maroñas Monks
Breve Henrique Cordeiro Nº Introdução Projecto inicializado por Jon Klein como tese no Hampshire College e acabou por ser desenvolvido como tese.
Projecto/Estágio2005/2006 Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Bruno Lameiro.
Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro.
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
Jul. 2005RAC - Robótica Académica de Coimbra 1 RAC – Robótica Académica de Coimbra Jorge Lobo Rui Rocha.
Tecnologia de Informação Aula 8
PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema desenvolvido no projecto PEARL, integrará uma experimentação prática onde os.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
Fazer um mundo melhor começando por construir essa visão positiva.
Área de Projecto Robótica Júnior João André Freitas Tiago Ribeiro Vasco Lobo Vítor José Escola EB 2,3 Egas Moniz.
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
11,602,207,002, 40 11,60 5,60 1,00 1,20 7,80 Desenvolvimento de um módulo de Call Alarms para uma ferramenta de UMTS troubleshooting Bruno Miguel Silva.
RoboCup Criação de uma Equipa para Liga Mixed Reality do RoboCup Orientador: Prof. Dr. Luís Paulo Reis Hugo Mendes – 2.
DEFINIÇÃO DE UMA ONTOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL Mário Joaquim Firmino Leite Faria D ISSERTAÇÃO M ESTRADO I NTEGRADO EM E NGENHARIA E LECTROTÉCNICA E DE.
Integração e optimização de operações
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Desenvolvimento Automático de Sistemas Coordenador: Prof. Alberto Silva João Saraiva, Nº Apresentação do TFC.
Introdução às T.I.C. Conceitos básicos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação Tipos de software e programas de aplicações informáticas.
Introdução à Robocup RoboCupCIn. Introdução By the year 2050, develop a team of fully autonomous humanoid robots that can win against the human world.
Transcrição da apresentação:

4 Legged League 3º Ciclo de apresentações do NEIIST (por Hugo Pereira)

Projecto Robocup É um projecto conjunto internacional que tem como objectivo promover a IA, a robótica e todos os campos relativos. O último grande objectivo é: Em 2050 ter uma equipa de robots humanoides totalmente autónomos que consiga ganhar contra a equipa humana que ganhar o campeonato do Mundo de futebol. Porquê o futebol robótico?

Ligas do Projecto Robocup RoboCupSoccer : Simulação; Small Size Robot League; Middle Size Robot League; 4-Legged Robot League; Humanoid League; RoboCupRescue: RescueRobotLeague; RescueSimulationLeague; RoboCupJunior: Dance; Rescue; Soccer;

Robocup em Portugal Evento Anual: Robótica Este ano em Coimbra de 29 de Abril a 1 de Maio Classes: Middle Size League Small Size League Condução Autónoma Classe Júnior igual ao Robocup Encontro Cientifico

Robocup no IST Neste momento é exclusivamente o ISR que tem equipas a participar no Robocup; Projecto ISocRob Simulation League; Middle Size League; 4 Legged League; Rescue Simulation League (até 2003);

Projecto ISocRob Simulation League Objectivos: Não se preocupar em termos de problemas com hardware; Evoluir ao máximo a parte de IA em termos de equipa; Puramente software.

Projecto ISocRob (2) Middle Size League Ter total liberdade de implementar o hardware que se achar necessário para construir uma equipa; A capacidade de processamento é ilimitada (dependendo dos fundos); Problemas com o hardware que têm de ser tidos em conta.

Projecto ISocRob (3) 4 Legged League Objectivos: Aproveitar o que já está desenvolvido até ao momento de forma a não reinventar a roda, no entanto, fazendo adaptações á arquitectura que está a ser usada. Desenvolver mais o tema de cooperação entre robots para localização cooperativa e relação cooperativa (ex. Passes).

ISocRob – 4 Legged League Video introdutório

ISocRob – 4 Legged League (2) Objectivos Plataforma de hardware comum a todas as equipas da liga; Problemas reais em termos de interacção com o mundo físico; O que muda de equipa para equipa é o software.

4 Legged League - Hardware

4 Legged League – SO e API Sistema Operativo: Aperios API: OPEN-R Hardware modular, permite trocar os módulos do robot e faz uma detecção automática dos novos módulos; Programação por objectos, cada objecto pode comunicar entre si, essas ligações estão definidas num ficheiro de sistema; Cada objecto é carregado a partir do memory stick. Suporte de redes: Wireless LAN e protocolo TCP/IP.

4 Legged League - Arquitectura Tekkotsu Framework

4 Legged League – Arquitectura (2) MSL – Blackboard

Segmentação e formas Distinção entre bolas laranja

Segmentação e formas (2) Como está implementado neste momento

Segmentação e formas (3) VisionTrain

Optimização do movimento Método de aprendizagem, revelou melhores resultados;

Demostração

O que o futuro nos reserva… Para atingir o objectivo de 2005 precisamos de ter Humanoides capazes de jogar futebol. Será que o objectivo está assim tão distante?

QRIO

Liga Humanoide