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Documentação da Neptus Framework
Arquitectura de Sistemas de Software 2006 José Pinto, Rui Gonçalves
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Estrutura da apresentação
Neptus Framework Importância da documentação Como documentar? Principais tópicos Ligação Documentação <-> código Documentação da arquitectura Alguns Padrões existentes (encontrados) Resultados
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Neptus Framework Sistema que permite controlar equipas de veículos de vários tipos: autónomos, semi-autónomos ou teleguiados O sistema permite definir uma missão que consiste em vários mapas e planos individuais O sistema é flexível na forma de ser facilmente possível adicionar novos tipos de manobras e veículos Todos os veículos interagem através de uma plataforma de comunicação comum Podem ser facilmente criadas consolas de operação para novos tipos de veículos ou missões. z
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Importância da documentação
Neptus permite a rápida criação de novas aplicações mas inclui também aplicações completas. A documentação é importante tanto para os programadores como os utilizadores finais Dada a reutilização dos componentes existentes, também pode ser reutilizada a documentação nos manuais de utilização Quais as melhores formas de documentar uma framework deste tipo? z
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Como documentar - MediaWiki
Permite uma fácil edição e consulta da documentação Permite a crição de hiperligações entre tópicos relacionados Obtenção de feedback (comentários) dos utilizadores finais Os responsáveis de cada módulo, documentam o seu “código”, os parceiros revêem a documentação. z
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Principais Tópicos Neptus Overview – Possibilidades da framework
Existing Applications – Aplicações que usam Neptus Getting Started – Começo rápido (simple and fast) Framework Architecture – Várias vistas da arquitectura Design Patterns – Ajudam a entender a arquitectura User Manuals – Utilização das aplicações existentes z
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Documentação <-> código
Na documentação da framework existe necessidade de referir código existente Foi criada uma extensão MediaWiki que permite ligar objectos ao seu Javadoc / Código fonte r
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Documentação da arquitectura
Várias representações da arquitectura (deployment, comunicações, diagramas de classes, …) Utilização de padrões para melhor entender a arquitectura r
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Alguns padrões encontrados…
Singleton ConfigFetch: Para que todas as classes tenham acesso a ficheiros de configuração, é arrancado uma classe (sem construtor público) que carrega os ficheiros e depois os disponibiliza MissionConsole: A aplicação “de topo” que permite lançar outras consolas, não pode ser instanciada mais que uma vez. r
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Alguns padrões encontrados…
Proxy GuiUtils: Quando é necessário carregar uma imagem a partir do disco, é utilizada o método GuiUtils.getImage() que carrega a imagem do disco apenas quando necessário, criando também uma cache de imagens já carregadas. z
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Alguns padrões encontrados…
Observer MapChangeListener: Sempre que é editado um mapa, todos os seus observadores são notificados, reagindo de acordo VariableChangeListener: Quando os valores da árvore central são alterados, caso existam observadores estes são notificados r
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Alguns padrões encontrados…
Composite MapGroup: Esta classe permite criar um mapa a partir de objectos (MapObject) ou da composição de vários mapas existentes. z
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Alguns padrões encontrados…
Interpreter ScriptTreeEvaluator: Existem vários observadores (Padrão Listener) da árvore de variáveis que incluem condições em formato texto (JavaScript). Sempre que as variáveis observadas são alteradas, o texto é interpretado com o novo valor das variáveis. r
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Alguns padrões encontrados…
State Maneuver: Para ser possível pré-visualizar um plano (sequência de manobras), existe a classe IndividualPlanType que contêm uma lista de manobras e chama periodicamente o método maneuverFunction() da manobra activa até esta terminar. Em seguida é chamado o mesmo método da próxima manobra, … z
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Alguns padrões encontrados…
Iterator MapObject: Sempre que é pintado um mapa, são iterados os seus objectos, de forma a todos eles serem pintados (usando o pattern Command). Renderer2DPainter: Esta classe representa uma layer genérica do mapa. Todas as layers activas são pintadas, uma de cada vez, quando o mapa é pintado (Exemplos: legenda, plano previsto, posição dos veículos, …) r
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Alguns padrões encontrados…
Memento MapType, GraphType, CheckListType: Todas estas classes implementam a interface XMLOutputMethods que inclui os métodos asXML() e fromXML(), que permite guardar e carregar os objectos em disco. z
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Alguns padrões encontrados…
Factory NativeTypeFactory: Cada nó da rede especifica quais as mensagens que são transmitidas através de um ficheiro XML. Os campos das mensagens são enviados como estruturas do C (formato little endian) e por isso é necessário criar classes dinamicamente que consigam obter os dados. ManeuverFactory: Todos os veículos suportados especificam as manobras suportadas, incluindo uma implementação (caminho para a classe que implementa). Quando é pré-visualizado um plano, é usada uma classe factory para gerar as manobras do veículo. z
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Resultados A documentação é facilmente reutilizável para a produção de manuais (utilização / desenvolvimento) A documentação serve também de catálogo das possibilidades / componentes existentes, ficando assim os desenvolvimentos melhor documentados r
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Resultados (cont.) Foi criada uma nova consola para um veículo autónomo aéreo (AsasF) com o auxílio da documentação existente r
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Perguntas?
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