A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem
Luiz Fernando Batista

2 Introdução (I) Diagramas de Arquitetura (ou diagramas de implementação) Descrevem aspectos da fase de implementação e instalação de um sistema em geral e de um sistema de software em particular. Descreve a estrutura e dependências de código fonte e de módulos executáveis tal como a sua respectiva instalação nas diferentes plataformas computacionais subjacentes. Três formas: Diagrama de componentes, diagrama de instalação e diagramas mistos (com instâncias de nós e componentes).

3 Introdução (II) Descrição física do software (diag.componentes)
Modelar a arquitetura de um sistema na perspectiva dos seus componentes de software, explicitando as suas múltiplas dependências. Ficheiro código-fonte, executáveis, configuração, tabelas de dados, documentos, etc… Descrição física do hardware (diag.instalação) Modelar a arquitetura de um sistema na perspectiva dos seus componentes de hardware, explicitando as suas dependências de comunicação Computadores, adaptadores de rede, impressoras, routers, cablagem , etc.. Integração do software com o hardware Modelar um determinado ambiente de execução com componentes, através da identificação de instâncias de componentes que são instaladas em determinada instância de nó computacional.

4 Nós (I) Objeto físico que representa um recurso de processamento, geralmente tendo capacidades de memória e processamento. Recursos computacionais (hardware), recursos humanos ou recursos de processamento mecânico. Representados como tipos ou como instâncias. Instâncias podem conter instâncias de objetos e de componentes

5 Nós (II) Representação de um Nó Cubo tridimensional
Ligados através de relações de associação Caminhos de comunicação entre os componentes Caracterizadas por um estereótipo, por clareza. Propriedades em atributos e métodos Memória, nº de processadores, etc… Estereótipos «processor», «device», etc…

6 Nós (III)

7 Relações entre Nós e Componentes (I)
Um nó pode conter componentes Inclusão dos componentes no nó. Relação de dependência. Semelhanças Participar em relações de generalização, dependência e associação. Ser contidos noutros. Ter instâncias. Participar em interações. Diferenças Componentes participam na execução de um sistema; Nós são elementos que suportam e executam componentes. Componentes representam agrupamento físico de elementos lógicos; nós representam a instalação física de componentes.

8 Relações entre Nós e Componentes (II)

9 Diagramas de Instalação
Conjunto de nós ligados por associações de comunicação Ilustram a configuração dos elementos de processamento e dos componentes de software, processos e objetos neles suportados Nós podem conter instâncias de componentes (de execução) Um componente é instalado e executado num nó. Componentes compostos pode sub-componentes ou objetos. Modelação de processos de negócio Elementos de processamento = unidades organizacionais e trabalhadores Componentes = processos e documentos.

10 Diagramas de Instalação


Carregar ppt "Trabalho de APSI II Diagrama de Instalação Victor Campolino Moussallem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google