Jane Paiva janepaiva@terra.com.br Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva janepaiva@terra.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Municipal de Elaboração
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Realidade dos Centros Urbanos
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
Que EJA temos e queremos?
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
EREJA SUL / Porto Alegre 18ago2011 Jane Paiva
Plano Nacional de Educação Maria Margarida Machado – FE
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Agenda Territorial Estado do Tocantins
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Distribuição de renda.
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Por que ampliar o atendimento da EI ?
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Quem é o jovem brasileiro?
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Histórico Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Indicadores sociais e educacionais
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Desafios da educação no Brasil em busca da qualidade para todos
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
“Educação de jovens e adultos : desafios e perspectivas" CONAE Brasília, 28 março/01 de abril 2010 Sérgio Haddad
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
TransFormação: Habilidades para Produtividade
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Prof. Ms. José Elias de Almeida
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Comissão de EJA de Alagoas
Conferência Nacional de Educação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
Transcrição da apresentação:

Jane Paiva janepaiva@terra.com.br Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva janepaiva@terra.com.br

Legislação e políticas públicas de EJA

Direito à educação para todos? Ordem do direito x ordem do poder? Direito pela metade = voto do analfabeto Universalização do ensino fundamental e promoção da exclusão Anísio Teixeira: educação não é privilégio, educação é direito Participação da sociedade pressionando o Estado para o dever de educar – educação popular

Cenários internacionais Educação como direito humano fundamental – Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 Evolução do conceito: de alfabetização a educação básica; educação permanente a educação continuada; aprender por toda a vida – V CONFINTEA, 1997

RECONCEITUALIZANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESCOLARIZAÇÃO EDUCAÇÃO CONTINUADA DIREITOS SOCIAIS EDUCAÇÃO AMBIENTAL GÊNERO, ETNIA EDUC. PARA TRABALHADORES FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO

Cenários internacionais A VI CONFINTEA Movimento nacional - documento base (dez07 a mar08) Encontros estaduais, regionais, nacional – fevereiro a maio 2008 Conferência Regional Latinoamericana e Caribenha (México set08) Conferência Internacional – de 1 a 4 dez. 2009 – Belém do Pará Reunião de seguimento e de indicadores de avaliação do Marco de Ação de Belém

Cenários no Brasil: marcos legais Constituição Federal: Art. 208 – direito de todos à educação LDBEN nº. 9394/96 – art. 37 e 38 Parecer CNE/CEB nº. 11/2000 Parecer CNE/CEB nº. 6/2010 Extensão do direito: 4 a 17 anos (educação básica) PNE 2011 em disputa

Cenário educacional brasileiro Universalização do ensino fundamental: 97,7% das crianças de 7 a 14 anos na escola Taxa de analfabetismo (população com 15 anos ou mais): - 10% - cerca de 14 milhões de pessoas 62,2 milhões de jovens e adultos com mais de 15 anos não completaram o ensino fundamental, dos quais 29,3 milhões têm menos de quatro anos de estudo Desigualdades educacionais persistentes entre ricos e pobres, brancos e negros, urbano e rural

9

10.262.468 pessoas de 15 a 17 anos

1,7% 31,7%

Destaques sobre jovens brasileiros de 15 a 17 anos Renda familiar per capita inferior a ½ SM Ingressam no ensino fundamental na idade adequada Alfabetizados, frequentam escola; só 56% escolaridade/idade compatível Maior defasagem idade-série - piores indicadores de desempenho medidos pela escola e de avaliações externas em larga escala Frequentam, predominantemente, ensino regular; EJA, sobretudo 2º segmento, se não acompanham o fluxo escolar Ensino médio (EM) integrado à educação profissional - 2% do EM Matrícula no EM público: + de 45% turno noturno; alunos com maior variação de idade que no turno diurno

Educação de Jovens e Adultos no tempo presente não se resume nem à alfabetização, nem à escolarização; o lugar da educação profissional; sujeitos da diversidade concepção de aprendizados continuados - movimentos de humanização dos sujeitos no mundo, o que se faz por toda a vida sociedade - responsável pelo movimento de aprendizados contínuos e ininterruptos perspectiva do direito a aprender - conceito de direito e de aprender - nunca pronto e acabado

A caminho do direito à educação para todos avanços, mas também imensos desafios governo nos últimos anos – assumiu que sozinho não dá conta da tarefa, sem o concurso da sociedade civil e política diálogo - melhora a escuta dos gestores em relação à realidade em que se vive interferir na construção de novas formas de fazer política educacional

O que é a EJA hoje? Campo político em disputa pelo direito, tensionando a esfera pública estatal a garantir modos de oferta Não-incorporação às/aos instâncias/instrumentos legais – orçamentos, sistemas públicos, planos estaduais e municipais de educação Efemeridade de programas, falta de pressão popular pelo direito, reconhecimento à diversidade de condições dos sujeitos nas políticas, inclusão Organização da sociedade pelos Fóruns, que necessitam contar com os sujeitos de direito

Movimento dos Fóruns: legitimação de novas práticas “Estar onde antes os atores de EJA não estavam” - reconhecimento Ocupar cenários de discussão e difundir formas de acesso aos recursos Formação continuada e circulação de informações – novas redes de saberes “Contrafogo” – acender o fogo do encontro (Bourdieu) Intervir nas políticas públicas

O que demandaremos como pauta dos movimentos e educadores para políticas públicas de EJA no mandato da Presidência da República 2011-2014?