Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN VI Workshop do Grupo de Física e Astrofísica de Neutrinos V Encontro do Projeto Neutrinos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Virtex-II Pro X Platform FPGA
Advertisements

VI Workshop de Física e Astrofísica de Neutrinos 2009
Medidor de Ângulo (Goniômetro Digital)
Aquisição de Dados: resultados e status
Resultados de Medidas com Fontes Radioativas
Sistema de controle e monitoramento da fonte de alta-tensão:
Sensor de Carga de Bateria de Automóvel utilizando o CI “LM3914”
Necessidade de um Meio de Comunicação Concorrente
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia
Instrumentação Eletrônica
Projeto para Monitoramento e Controle de Temperatura
PROJETO TERMÔMETRO CASEIRO
Controlador PID de Temperatura
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA
Sensores de corrente e tensão
SENSOR DE TENSÃO E CORRENTE
VI WORKSHOP DE FÍSICA e ASTROFÍSICA DE NEUTRINOS 2009
Conversores A/D e D/A Conversor analógico-digital (ADC) e conversor digital-analógico (DAC) são usados para interfacear um computador com o mundo analógico.
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conversão Analógico-Digital e Digital-Analógico
Circuito Auxiliar de Autoteste de Conversores Analógico/Digitais Alberto Rui Frutuoso Barroso Trabalho realizado no Laboratório de Microelectrónica - Projecto.
Memórias e periféricos de entrada / saída
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
Microcontroladores e Sistemas Embarcados
Autores Bruno Chimieski Gerson Scartezzini
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Sistemas Digitais Microprocessados (SDM)
Conversor de Freqüência em Tensão
USB – Universal Serial Bus
DSP – TMS320LF2407A.
Comunicação de Dados Consiste na transferência de informações entre dispositivos eletrônicos; Os dispositivos podem se conectar diretamente (ponto-a-ponto)
ROB 553.
Rede de Sensores Heterogênea
PSO800 e PXO400 Descrição do Hardware 1.
Estrutura do computador
Orientador: Prof. M. Sc. Eng. Elétrica Dalton Luiz Rech Vidor
CE Oscilógrafo e Analisador de Energia
PAULO A. FERREIRA PEDRO R. M. FILHO YURI F. G. DIAS ADOLFO BAUCHSPIESS
Laércio Furini Canoas, 21/11/2012
Professor Robson Campos
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Módulo MSSP Jadsonlee da Silva Sá
USART – PIC16F877A Jadsonlee da Silva Sá
Conversor A/D – PIC16F877A Jadsonlee da Silva Sá

Brazil-IP Program Angelo Brito, Camila Nunes, Marcelo Albuquerque, Maria Cireno, Maryane Brasilino, Rafael Barbosa, Rafael Lima, Raphael Almeida Universidade.
MSP430 – Controle Remoto Universidade Federal do Ceará
CEA – FDAS Sistema de Aquisição de Dados para Ensaios em Vôo O sistema CEA-FDAS é um sistema de aquisição de dados desenvolvido especialmente para atender.
Multiplexadores e Demultiplexadores
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
Rafael dos Santos Gonçalves
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Disciplina: Redes de Computadores I Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Módulo de Sincronismo (MS)
Sistemas de Automação Residencial
Introdução aos Sistemas Microcontrolados
Introdução à Automação
Prof. Carlos Humberto Llanos Q. Eletrônica para Instrumentação, Controle e Automação  Um dos grandes problemas dos CDA é a faixa de valores dos resistores.
Unidade de Ensino 0: Apresentação da Matéria 03/03/2015
Microcontroladores PIC
Termômetro Digital com PIC e LM35
Organização e Arquitetura de Computadores 2ºSemestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
Além da Ethernet, a alternativa mais comum de redes é uma tecnologia desenvolvida pela IBM, chamada token ring. A Ethernet depende de espaços aleatórios.
MESTRADO EM ENGENHARIA ELECTROTECNICA E COMPUTADORES SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA INDUSTRIAL.
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Estrutura do Software no Sketch Window
Objetivos 1.Realizar comunicação USB entre o MATLAB e o PIC18F4550; 2.Criar uma interface amigável que facilite a monitoração das principais variáveis.
Aula 9 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN VI Workshop do Grupo de Física e Astrofísica de Neutrinos V Encontro do Projeto Neutrinos Angra Universidade Federal do ABC Rafael Gama Orientador: Herman P. Lima Jr. 25 de Junho de 2009

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Introdução: O Sistema de Aquisição (NDAQ)

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Introdução: Interface CAN (Controller Area Network) 1) Transceiver CAN2) Microcontrolador(MCU)

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Introdução: Etapa 1) Teste de Comunicação CAN 1)Transceiver CAN 2)Microcontrolador(MCU) 3) Transceiver RS232 (Com/Firmware/Debug)

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Introdução: Etapa 1) Setup de Comunicação CAN

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Etapa 2: Teste de Comunicação SPI 1)Transceiver CAN 2)Microcontrolador(MCU) 3)Transceiver RS232 (C/F/D) 4) Trad. Tensão (3.3V <> 1.8V) 5) Conversor Digital-Analógico 6) Tensão de Referência Half Duplex SPI – Teste de Comunicação com os ADCs Full Duplex SPI – Outros Dispositivos; Teste de Com. com o DAC

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Etapa 2: O Circuito Desenvolvido 1) Bloco RS232 Transceiver 2) Bloco do Microcontrolador3) Bloco do Tradutor de Tensão (ADCs)4) Bloco do Conversor Digital-Analógico (DAC)5) Bloco do Transceiver CAN

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Etapa 2: O Conversor Digital-Analógico 12 bits – 1 LSB ~= 0,6 mV = 600 2,5Vref

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Etapa 2: Software Desenvolvido Firmware para o MCU Biblioteca de Funções Controle total do DAC MCC18 (Students Ed.)

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Resultados 4096 valores por canal(8) – valores/s 20 mV DC 50 mV DC

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Conclusões O Sistema proposto é capaz de controlar o DAC escolhido para o NDAQ. A taxa de atualização de valores estimada em valores/s demonstra a 'liberdade' do sistema no caso de 'slow control'. O Sistema é lento para funcionar como um gerador de função.

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Etapas Futuras Histograma das tensões geradas pelo DAC – Análise de Ruído Teste de Linearidade do DAC Teste da SPI 'Half Duplex' (ADCs) Teste das linhas de comunicação SPI/CAN (rise/fall time, delay) Software de controle (PC – Root Framework)

Desenvolvimento e testes do circuito de controle baseado em CAN Rafael Gama – Referências 1.PIC18F2680 Datasheet, DS39625C, Disponível em 2.MCP2151 Datasheet, DS21667, Disponível em 3.Controller Area Network (CAN) Basics, AN713, DS00713, Disponível em 4.Interfacing High Speed ADCs via SPI User Manual, AN877, Disponível em 5.Debugging Serial Buses in Embedded System Designs, 48W (WebID: 12641), Disponível em 6.CAN Specification 2.0B, Disponível em 7.Kvaser Leaf User Guide, Last Updated: Monday, 13 November 2006, Disponível em AD5328 Datasheet, Rev D., Disponível em