IA Importância da IA em jogos Aplicações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco
Advertisements

Amintas engenharia.
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Inteligência Artificial I
Inteligência Artificial
Metaheurísticas Prof. Aurora Pozo Departamento de Informática Universidade Federal do Paraná
Agentes Inteligentes Introdução.
Sistemas Baseados em Conhecimento
IA em jogos modelagem de comportamento de personagens
Sistemas Baseados em Agentes
Busca Online Alexandra Barros Geber Ramalho. Busca Offine x Busca Online Busca Offline (ou planejamento clássico) –Computa a solução (do estado inicial.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Introdução e Histórico.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
- Conceitos e termos - Aplicações
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
PHD 5729 SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial Busca.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Monitoria de Introdução à Computação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
BOTs Multiplayer Thiago Jamir e Silva – 20/07/2007.
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
1 A COMPUTAÇÃO MODERNA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP
Sistemas Operacionais
Inteligência Artificial em Jogos Eletrônicos
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Agenda Agentes que Respondem por Estímulo Agentes Inteligentes.
PUCC 1 Tópicos em Sistemas Inteligentes. PUCC 2 Agenda - Aula 03 Buscas Agentes que Planejam.
Agentes Inteligentes Vicente Vieira Filho. Conversa de Hoje Introdução Objetivos (Benchmarks em SMA) Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos.
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
Linguagens de Programação
Resolução de Problemas de Busca
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Resolução de Problemas de Busca Flávia Barros.
Prof. André Luis Roland Tancredo Engenheiro da Computação e Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico para Semicondutores pelo CNPq Especialista em Microeletrônica.
Fundamentos de linguagens de programação
Processo Decisório Herbert Simon.
Vicente Filho Conversa de Hoje Introdução Objetivos Trabalhos Relacionados Solução Conclusão Trabalhos Futuros.
Inteligência Artificial I
Xavier: Navegação Baseado em POMDP Sven Koenig, Reid G. Simmons Apresentador: Pedro Mitsuo Shiroma.
DIMAp/UFRN Modelos Baseados em Agentes Prof. André Campos Aula #6 AgentesHíbridos.
Sistemas Multiagentes
Busca Competitiva Disciplina: Inteligência Artificial
Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento Conceitos Iniciais.
Busca em Espaço de Estados
Introdução à Inteligência Artificial Prof. Cláudio M. N. A. Pereira.
Inteligência Artificial
Introdução à Inteligência Artificial
Inteligência artificial (IA)
WAYPOINTS E PATHFINDING Prof. Rafael Oliz. Introdução  Locomover-se no espaço do jogo é uma ação fundamental dos NPCs em qualquer gênero de jogo.  A.
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
CIn- UFPE 1 Resolução de Problemas. CIn- UFPE ? Agente solucionador de problemas O agente reativo Escolhe suas ações com base.
Transcrição da apresentação:

IA Importância da IA em jogos Aplicações

IA IA Clássica: Tempo Real, simplicidade e reatividade  IA de Jogos

IA Sistemas agindo como humanos Sistema pensando como humanos (Ciência Cognitiva) Sistema pensando racionalmente (Lógica) Sistema agindo racionalmente (agentes racionais)

IA – abordagem de agentes racionais Agir racionalmente significa o NPC agir para alcançar metas, considerando suas crenças NPCs são agentes que percebem e agem Fazer inferências corretas é apenas parte de ser um NPC racional Alcançar racionalidade perfeita não é possível em ambientes complexos, mas entender o que é tomada de decisão perfeita é um bom começo NPCs tem racionalidade limitada: agem adequadamente quando não existe tempo para fazer todas as computações que gostariam de fazer

IA – estado atual e áreas de fronteira busca de caminho com A* (A* Pathfinding); máquina de estado finito (FSM); sistemas de gatilhos (trigger systems); previsão de trajetória (e.g. em jogos de esporte)

IA – estado atual e áreas de fronteira comportamento emergente (aquele que não é explicitamente programado e que emerge da interação de unidades simples); simulação de multidões (um caso especial de comportamento emergente); IA de time (inicialmente denominado Squad AI, trata de grupos de NPCs sem programa centralizador); feedback entre NPCs e jogador (que representa uma solução para o paradoxo de não se saber se a cena inteligente não foi notada porque está muito bem feita ou se o jogador não está prestando atenção) raciocínio de terreno (onde o terreno não é mera topologia e geometria); LOD-AI (Level-Of-Detail: expandir ou colapsar processamento de IA automaticamente); Lógica Fuzzy; aprendizado de máquina na foma mais simples (árvores de decisão e perceptrons); FSM avançadas (FSM hierárquicas com polimorfismo, FSM com arquitetura de subordinação – subsumption, FSM Fuzzy, FSM com LOD, múltiplas FSM coordenadas por blackboard)

IA – estado atual e áreas de fronteira incerteza matemática (redes Bayesianas e N-Gram, como principais candidatos); computação evolucionária (algoritmos genéticos, porém com sérias restrições de tempo real); vida artificial (A-Life, também com sérios problemas de tempo real); aprendizado de máquina (de reforço e redes neurais); planejamento; lógica clássica associada a arquiteturas reativas (modelos híbridos);

Máquina de Estados Finita (FSM) propriedades de uma FSM são: é finita; opera em instantes discretos; ações são sequenciais; é determinística (i.e. a saída é função do estado inicial e do estímulo)

Máquina de Estados Finita (FSM) O estado S é uma condição da máquina em um tempo específico e uma transição T é a mudança de um estado em outro: S1 ---- T ----> S2 Formalmente, FSM = < S, s0, I, T(s,i) >, onde S é um conjunto de estados, s0 é o estado inicial, I é um alfabeto de entrada e T(s,i) é uma função de transição que mapeia um estado e um símbolo de entrada em um próximo estado.

Máquina de Estados Finita (FSM) A FSM usada na IA de Jogos se afasta do formalismo original em uma série de pontos: permite estados dentro de estados; permite aleatoriedade em transições de estado; estado tem código e representa um comportamento; código é executado a cada game tick dentro de um estado; cada estado “conhece” as condições de transição; não há noção de estados aceitáveis (há o fim de execução da FSM); a entrada continua indefinidamente até que a FSM não é mais necessária ou o jogo termina.

Máquina de Estados Finita (FSM)

Modos de Implementar a FSM

Modos de Implementar a FSM Linguagem assistida por macros

Busca de Caminho com A* (path finding) Um problema de busca é definido como o conjunto {Estado Inicial, Operadores, Teste de Meta, Função de Custo de Trajetória} operador é uma ação que leva um estado a outro e o custo de uma trajetória é a soma dos custos das ações individuais ao longo da trajetória A solução deste problema é uma trajetória que vai do estado inicial a um estado que satisfaz o teste de meta. No problema de descoberta de caminhos (path finding) em um jogo, o mapa do terreno é geralmente representado por uma malha de pequenos quadrados com os seguintes elementos: os estados são as coordenadas de uma posição no mapa; o estado inicial é o ponto de partida; e os operadores são os 8 movimentos possíveis ao redor de uma posição. Em path finding, as 8 posições ao redor de um quadradinho são chamadas de vizinhos.

Busca de Caminho com A* (path finding) uma solução para o problema de busca é descobrir um caminho na árvore de busca, onde cada nó da árvore se expande através da aplicação de operadores

Busca de Caminho com A* (path finding) Cada nó na árvore de busca representa um estado. Devemos observar que, a partir de cada nó na árvore, abrem-se b alternativas (este parâmetro é chamado de fator de ramificação). Dependendo das restrições, nem todos os operadores são legais. O nó que contém o estado inicial é chamado de raiz. A profundidade de um nó é o número de nós na trajetória que vai da raiz até este nó. Uma solução é uma trajetória que vai do estado inicial até o estado final (meta)

Busca de Caminho com A* (path finding) A busca heurística A* é uma Best-First cuja função de avaliação é dada por f(n) = g(n) + h(n), onde g(n) é o custo da trajetória até n h(n) é uma estimativa do custo chamada de heurística.

Busca de Caminho com A* (path finding)

Física – Simulação Dinâmica de Corpos Rigidos A simulação em computador de algum fenômeno consiste na implementação de um modelo que permite predizer o comportamento e/ou visualizar a estrutura dos objetos envolvidos no fenômeno Modelo geométrico - é uma representação das características que definem as formas e dimensões do objeto. Modelo matemático - usualmente dado em termos de equações diferenciais que descrevem aproximadamente o comportamento do objeto. Modelo de análise - baseado uma malha de elementos (finitos) — resultante de uma discretização do volume do objeto — em cujos vértices são determinados os valores incógnitos que representam a solução do modelo matemático.

Física – Simulação Dinâmica de Corpos Rigidos Um corpo rígido discreto é um sistema de n>0 partículas no qual a distância relativa entre duas partículas quaisquer não varia ao longo do tempo, não obstante a resultante de forças atuando no sistema.