VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materialismo 1.
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2ª AULA
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENSINO RELIGIOSO
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
O mundo precisa de você LINCOLN FERREIRA CLIK PARA MUDAR OS SLIDES, OU
Filosofia
Para cada coisa há um momento Debaixo dos céus...(Ecl 3, 1-8)
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Maranatha, VEM SENHOR JESUS!
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Grupo: Katherine Esper e Rodrigo Biz !
De vez em quando, aparecem profecias e teorias sobre o “fim do mundo”
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Festas Religiosas Festas tradição cristã: Páscoa e Natal, dia dos mortos, todos os santos etc. Festas hinduístas: Divali e Dussera Festas muçulmana: Id.
Clique para passagem de slides
Prof. Everton da Silva Correa
Eclesiastes ; Culto IPV 01/11/2009
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
TEMPO PARA TUDO.
"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
A CASA DO AMOR.
É um mal que consome as pessoas devagarinho.
Prof. Everton da Silva Correa
O Pai Espiritual Lucas 15:
Um Coração liberto Lucas 15:
HO’OPONOPONO É uma técnica de amor, onde você se autocura e auxilia a
Ah! Se ao menos me fosse dado ser nada!”
ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO.
1.O sagrado 2.Visão Franciscana de Mundo 3.Paz em São Francisco.
Angela Guilhermina de Almeida Beirão
Introdução aos estudos da História
Pêssach é um feriado judaico de origem bíblica com oito dias de duração. Marca o nascimento dos judeus como um povo há mais de anos, e também seu.
Natal, data magna da era cristã,
CARTA DA TERRA Para crianças.
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Religiosidade do brasil
Hinduísmo.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
O Natal e o tempo caminham juntos
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Lei.
Colégio Adventista de Diadema
"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
Arrume tempo para ser feliz. É fundamental que você não só repare nas flores, mas tenha tempo para cheirar e apreciar suas cores... e principalmente,
O ovo é um símbolo que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação.
O Destino de cada um By Vilma Galvão.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Autores do projeto: Andrielli, Beatriz, Jéssica N. e Pauline.
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
Cristianismo A face humana de Deus.
Grécia - Cultura.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Minutos de Sadedoria.
28 PRINCÍPIOS PARA VIVER O NOVO TEMPO
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A HISTÓRIA DA MORTE NO OCIDENTE
Religião na colônia Sagrado X profano.
Budismo.
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
Transcrição da apresentação:

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO? O QUE É O TEMPO? VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO? COMO O TEMPO É PENSADO NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS?

Escutar a música “Tempo Perdido” de Renato Russo – Legião Urbana.

Tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem sua ocasião. TEMPO PARA TUDO Tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem sua ocasião. Há um tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir;

Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar: tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar;

Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar tempo de guerra e tempo de paz. A Bíblia Sagrada Eclesiaste 3 1-8

A letra da música “Tempo Perdido” e o trecho da Bíblia “Tempo para Tudo” nos permite refletir sobre a passagem do tempo. Na sua opinião esse tempo pode ser entendido como tempo sagrado ou tempo profano? Justifique.

TEMPO SAGRADO PARA AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS

Toda religião possui uma data que convenciona como o início do tempo. No entanto, cada tradição religiosa tem uma maneira específica de reviver e comemorar o tempo sagrado.

MAS O QUE É O TEMPO SAGRADO?

Para ELIADE, tempo sagrado é o tempo mítico, ou seja, primordial, o tempo da origem das coisas que se torna presente. Cada festa sagrada,

cada tempo litúrgico consiste na atualização de um evento sagrado que teve lugar num passado mítico. (2001. p 63)

Podemos dividir em duas percepções para definir o tempo para as religiões: o tempo cíclico e o tempo linear.

Tempo cíclico: é aquele em que o fim é sempre um novo começo Tempo cíclico: é aquele em que o fim é sempre um novo começo. Por exemplo, na cultura hindu, na qual a reencarnação é uma crença religiosa, o tempo é cíclico, pois a morte significa uma nova vida. (SILVA, p. 390)

Para os iorubás, tudo o que acontece é repetição pois já foi experimentado antes por outro ser humano, por outro antepassado, pelos próprios orixás. (Revista Brasileira de Ciências Sociais - Candomblé and the time)

Tempo linear: é aquela que acredita em um único início para o mundo, o universo e a história, e em um único final. Por exemplo, a crença judaíco-cristã:

“O mundo foi criado por Deus do nada, evolui de modo constante e culminará na destruição total, na volta para o nada. Assim, criado por Deus, o universo tem toda a sua

história dirigida para o fim, também determinado por Deus, onde Este irá separar os bem-aventurados dos que não merecem o Paraíso”. (SILVA, p. 391)

A grande diferença entre o tempo linear e o tempo cíclico é que, enquanto para o primeiro a história tem começo, meio e fim, para o segundo ela está sempre recomeçando. (SILVA, p. 391)

TEMPO DE CRIAÇÃO PARA AS RELIGÕES Uma das possibilidades de trabalhar com a temporalidade sagrada é por meio dos mitos. Neles encontramos uma das formas de entender a origem das coisas ou a origem da criação do mundo.

EXEMPLOS DE MITO DE CRIAÇÃO:

Mito de criação - Índios Dessâna

Mito de criação - Tradição Judaíco-Cristã

Mito de criação – Exu ajuda Alofim na criação do mundo.

Outra possibilidade de trabalhar com a temporalidade sagrada é pela passagem do Ano Novo.

O Ano Novo é uma reatualização, ou seja, a retomada do tempo em seu primórdio, isto é, aquele que existia no momento da Criação.

Na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês.

No judaísmo, a comemoração que marca o início do ano chama-se “Rosh Hashaná”.

No hinduísmo, uma das festas de comemoração de Ano Novo é o Divali, conhecida também, como “Festas das Luzes”.

Solicitar aos estudantes uma pesquisa de como se manifesta o tempo sagrado nas festividades da passagem de ano na região em que mora.

REFERÊNCIAS: ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 63 à 98. _________ Tratado de História das Religiões. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 313 à 331. PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 44 à 45. SILVA, K. V. e SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 2ª edição. São Paulo: Contexto, 2006. VILHENA, M. A . Ritos: Expressões e propriedades. São Paulo: Paulinas, 2005. p. 123 à 145. Sites consultados: http://www.brasilescola.com/china/ano-novo-chines.htm http://www.scielo.br http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1294