A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO DE UM MITO CHAMADO FERNANDO COLLOR ALUNA: MADJANE SILVA DE LIMA ORIENTADORA: FRANCISCA MARIA NETA

2 OBJETIVOS Analisar como ocorre a formação e evolução de mitos em nossa sociedade, assim como, a importância do mesmo no imaginário popular. Identificar o papel dos mitos na atualidade. Enfatizar a importância de Fernando Collor no imaginário popular durante as eleições de 1989, assim como sua divulgação na mídia.

3 METODOLOGIA Referencial Teórico -Análise a partir de referenciais teóricos sobre surgimento e evolução do mito, discurso ideológico e messiânico de Collor no imaginário popular como: Ernst Cassirer, Mircea Eliade, Olga Tavares entre outros. Procedimentos Metodológicos -Revisão literária através de análises teóricas de autores, artigos, revistas e meios de comunicação.

4 CONCEITO DE MITO Mito é uma narrativa de caráter simbólico relacionado a uma dada cultura que procura explicar uma realidade, acontecimentos da vida, fenômenos naturais, origem do mundo e do homem, esta associado ao rito, pois este põe em ação o mito.

5 1- A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: MITO E HOMENS O homem sempre sentiu necessidade de entender, compreender sua origem e tudo que se passava ao seu redor e foi no mito que encontrou uma possível resposta.

6 1.1- MITO E SUAS LINGUAGENS O mito usa a linguagem para se desenvolver nas sociedades e exercer seu poder através do imaginário.

7 1.2- MITO E IDEOLOGIA POLÍTICA O mito político, faz com que as pessoas aceitem como natural toda uma construção ideológica.

8 2 - O BRASIL E SEUS MITOS Desde o inicio da nação brasileira, que o Estado sempre esteve a frente das decisões, visando não a melhora da população, mas a permanência e legitimação no poder.

9 2.1- D. PEDRO II E GETULIO VARGAS: FEZ USO DA MITOLOGIA D. Pedro usou sua festa de sagração para comover, unificar a população e se manter no poder. Getúlio Vargas escolheu a mídia para se manter, ambos fizeram uso da ideologia política.

10 2.2 - MITO FERNANDO COLLOR: O PAI DOS DESCAMISADOS - TRAJETORIA EM CONSTRUÇÃO Fernando Collor fez uso da ideologia ou propaganda ideológica para difundir seu mito e chegar ao poder.

11 3- OS DISCURSOS POLÍTICOS DE COLLOR NO IMAGINÁRIO POPULAR Os discursos de Fernando Collor eram ritualizados, repetidos para fixar na mente das pessoas e assim conduzir todo comportamento social.

12 3.1- REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA MÍDIA E SUA RECEPÇÃO As comunidades antigas foram as responsáveis pela produção e intercâmbio de mitos ao longo dos anos, com o surgimento da mídia esse intercâmbio ficou a cargo da mesma.

13 3.2 - DISCURSOS E ENTREVISTAS: AS VÁRIAS FACES DO MESMO Os mitos políticos são por excelência messiânicos, sempre aparecem voltados para as classes menos favorecidas.

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na análise pode-se constatar que o mito faz parte de nossa vida e esta presente em nosso dia a dia. Percebemos que a presença de mitos políticos em nossa sociedade é uma constante. Em suma, o mito chega na atualidade mais poderoso que nunca e dotado de todo um aparato de marketing político. Nos dias atuais, é mais do que necessário a compreensão de toda a sociedade de que é preciso, entender, conhecer e respeitar as diferentes formas de crenças mítica, quer seja adepto do mesmo ou não.


Carregar ppt "ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google