O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social A AGENDA 21
Causas e efeitos das alterações climáticas
Quais são os Objectivos do Milénio?
Conservação e desenvolvimento sustentável
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
As questões ambientais
Delivering sustainable solutions in a more competitive world Biodiesel e o MDL – Oportunidades e Desafios Braulio Pikman 20 de Outubro de 2006.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
O Que é Meio Ambiente??.
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE RECURSOS MINERAIS E ENERGIA DE MANICA
CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
O pensamento Neomalthusiano
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Direitos das Minorias © 2013
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Metas do Milênio: 8 formas de mudar o mundo.
Observatórios Sociais
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
INDICADORES DE POBREZA
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
RIO +20.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Direitos Humanos - Direitos Econômicos e Sociais -
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Apresentação sobre a Rio + 20
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
Eco-92.
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
Política e Meio Ambiente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
Especialização em Gestão de Pessoas
“Podem as empresas sustentáveis
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
AQUECIMENTO GLOBAL: O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!.
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
Evolução histórica da questão ambiental
Ecologia e relações internacionais
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as empresas
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
Allan Yu Iwama de Mello Orientação: Mateus Batistella Co-orientação: Lúcia da Costa Ferreira.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20 João Sucupira sucupira.joao@gmail.com

Os atuais problemas ambientais, econômicos e sociais nos colocam diante de situações-limites? O sistema multilateral e das resoluções da ONU são adequados para dar conta dos problemas? No contexto de crise política e econômica internacional os desafios internacionais são prioritários? Depois de tantas COPs, o que se pode esperar da Rio+20? Como surgiu?

Como surgiu? Quais os antecedentes?

Linha do tempo do DS Mar/1972 Clube de Roma (Limites do Crescimento) Jun/1972 Conf. da ONU s/ Meio Ambiente Humano Jul/1980 Relatório Brandt Abr/1987 Relatório Brundtland (DS) Jun/1992 Conf. da ONU s/ Meio Amb. e Des. (Rio 92) Jul/2000 Pacto Global Set/2000 Objetivos de Des. do Milênio (ODM) Ago/2002 Conf. da ONU s/ Des. Sustentável (Rio+10) Fev/2007 Rel. do IPCC (aumento da temperatura) Fev/2011 Rumo à Economia Verde: caminhos p/ o DS e a erradicação da Pobreza (O Futuro que Queremos) Jun/2012 Conf. da ONU s/ Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

Os impactos da elevação da temperatura global em 2 graus * Queda de 5% a 10% na produção de cereais na África tropical * 40 a 60 milhões de pessoas a mais expostas à malária na África * Até 10 milhões de pessoas a mais expostas a enchentes nas regiões costeiras * Entre 15% e 40% das espécies de seres vivos vêem-se ameaçadas de extinção * Possibilidade de que a camada de gelo da Groenlândia comece a derreter de forma irreversível (nível dos oceanos subiria 7 metros)

O Futuro que Queremos Reafirmação dos compromissos Agenda genérica e sem foco Não enfrenta a questão central Papel limitado para os Estados Insuficiência do PIB como parâmetro Não há indicação de fontes de financiamento Papel central da Economia Verde

Economia Verde “Aquela que resulta em melhorias do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica”. Fonte: PNUMA -pouco intensiva em carbono -eficiente no uso dos recursos naturais -socialmente inclusiva

Críticas à Economia Verde Adotada de maneira unidimensional Não questiona a estrutura da economia Injusta divisão internacional do trabalho Uso da EV como condicionalidade

Governança Instrumentos regulatórios (convenções, tratados, protocolos) Planos regionais e nacionais de execução Órgão gestor (WEO, CDS) Mecanismos de penalização Participação e controle social Fundos públicos e privados Transparência e acesso à informação

Objetivos de Desenvolvimento do Milêncio - ODM 1.Erradicar a pobreza extrema e a fome 2.Atingir o ensino básico universal 3.Promover igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres 4.Reduzir a mortalidade na infância 5.Melhorar a saúde materna 6.Combater o HIV, a malária e outras doenças 7.Garantir a sustentabilidade ambiental 8.Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Documentos da Rio 92 Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Declaração de Princípios sobre Florestas Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima Convenção da ONU sobre a Diversidade Biológica Convenção sobre Combate à Desertificação Agenda 21

Conceito de Desenvolvimento Sustentável “É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”