A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação de Lideranças para a Sustentabilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação de Lideranças para a Sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
10º Congresso FEBRABAN de Recursos Humanos AMBIGUIDADE E DIVERSIDADE: DESAFIOS PARA O SER HUMANO Educação de Lideranças para a Sustentabilidade São Paulo 31 de outubro de 2007 Cláudio Bruzzi Boechat Núcleo Andrade Gutierrez de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

2 EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

3 Capacidade do Ecossistema Margem para ação Demanda Humana
DEMANDA HUMANA E CAPACIDADE DO ECOSSISTEMA Tempo Capacidade do Ecossistema Demanda Humana Recursos Naturais Margem para ação Fonte: ANIMA MUNDI Beatriz Pacheco 17

4 EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: VALORES PARA CONVIVER EM UM MUNDO CONGESTIONADO

5 EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: APRENDER A CUIDAR DE NOSSA CASA

6 PROJEÇÃO DO AQUECIMENTO PARA 2095 (nível 1980-1999)
6.4 IPCC4 projeção menor e maior 1.1 2095 Fonte: Greenpeace, IPCC

7 MILHÕES EM RISCO (Parr et al 2001)

8 UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA Quem forma se forma e re-forma ao formar. E quem é formado forma-se e forma ao ser formado. EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA (mobilizadora) AUTO-CONHECIMENTO (localização no mundo) CONSCIÊNCIA SER TRANSFORMADOR A prática educativa, segundo Paulo Freire, é aquela capaz de criar CONSCIÊNCIA (ele insiste inclusive no uso do termo consciência; tem um livro chamado “Conscientização”). A conscientização é ultrapassar a esfera espontânea de compreensão da realidade, para chegar-se a uma esfera crítica. “(...) a conscientização é um compromisso histórico. É também consciência histórica: é uma inserção crítica na história, implica que os homens assumam o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo. Exige que os homens criem sua existência com um material que a vida lhes oferece” “Quando mais conscientizados nos tornamos, mais capacitados estamos para ser anunciadores e denunciadores, graças ao compromisso de transformação que assumimos “A conscientização é olhar mais crítico possível da realidade, que a “dês-vela” para conhecê-la e para conhecer os mitos que enganam e que ajudam a manter a realidade da estrutura dominante.” Portanto, vemos que a “consciência” é no sentido de sensibilização, de capacidade crítica de olhar o mundo. De se sentir um ser presente e, porque presente, um ser histórico, capaz de opinar, optar, se revoltar e, sobretudo transformar. A educação progressista é também responsável por criar no ser humano auto-conhecimento. Criam a possibilidade de o educando assumir-se como ser social e histórico. Cria também a consciência de ser inacabado (onde há vida, há inacabamento) e a idéia de que existindo, deve se assumir como um sujeito com direito e o dever de optar, de decidir, de lutar, de fazer política. “(...) Quer dizer, mais do que um ser no mundo, o ser humano se tornou uma Presença no mundo, com o mundo e com os outros. Presença que, reconhecendo a outra presença como um” não-eu “ se reconhece como ” si própria “. Presença que se pensa a si mesma, que se sabe presença, que intervém que transforma, que fala do que faz, mas também do que sonha, que constata, compara, avalia, valora, que decide, que rompe. E é no domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção, que se instaura a necessidade da ética e se impõem a responsabilidade. A ética se torna inevitável e sua transgressão possível é um desvalor, jamais uma virtude. Na verdade, seria incompreensível se a consciência da minha presença no mundo não significasse já a impossibilidade de minha ausência na construção da própria presença. Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no mover-me no mundo e se careço de responsabilidade não posso falar em ética. Isto não significa negar os condicionamentos genéticos, culturais, sociais a que estamos submetidos. Significa reconhecer que somos seres condicionados, mas não determinados. Reconhecer que a história é tempo de possibilidade e não de determinismo, que o futuro, permita-se me reiterar, é problemático e não inexorável”. Entretanto, os seres humanos se tornam educáveis à medida que se reconhecem inacabados. Portanto, a consciência também a alimenta a educação transformadora. Isto é, não foi a educação que fez mulheres e homens educáveis, mas a consciência de sua inconclusão é que gerou sua educabilidade. É também na inconclusão de que nos tornamos conscientes e que nos inserta no movimento permanente de procura que se alicerça a esperança. Entretanto, para que seja criada o auto-conhecimento e a consciência entre os educandos é preciso uma educação progressista. O que vem caracterizar essa prática educativa? São os noves 27 princípios anteriores! Mas destacam-se: ensinar é criar criticidade; pressupõe do educador uma atitude ética, coerente; pressupões coerência entre o discurso e os exemplos; exige apreensão da realidade; ensinar exige a convicção de que a mudança é possível; exige curiosidade; exige esperança; ensinar exige um conciliamento adequado entre liberdade e autoridade; e, PRINCIPALMENTE que EDUCAR é FORMAR, ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Essa educação progressista que permite a formação de um ser consciente da sua capacidade e obrigação histórica de criticidade, que permite a transformação, a intervenção no mundo! Adaptado de Paulo Freire

9 OS VALORES NOS FAZEM VER (E NOS EMOCIONAR COM) O MUNDO DE UMA DETERMINADA FORMA!

10 UMA FORMA DE VER A NATUREZA...

11 Administração de Tarefas Gerenciamento de Pessoas
EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: CONECTIVIDADE Administração de Tarefas “Grid Gerencial” Gerenciamento de Pessoas Autoconhecimento Conhecimento do Mundo Adaptado de Raimundo Soares

12 DO AQUÁRIO PARA O OCEANO

13 Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente, 1987
DRIVERS DA EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL “É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente, 1987

14 PONSAR = PONDERAR, PESAR
DRIVERS DA EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: RESPONSABILIDADE RES + PONSABILIDADE RES = COISA PONSAR = PONDERAR, PESAR RESPONSABILIDADE É A CAPACIDADE DE DAR RESPOSTAS EQUILIBRADAS ÀS DEMANDAS SURGIDAS DAS DIVERSAS RELAÇÕES

15 Equilíbrio nas Relações
DRIVERS DA EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade Geração atual + Gerações Futuras Responsabilidade Equilíbrio nas Relações + Visão de Longo Prazo

16 A essência da empresa é a inovação. ...progresso social e econômico...
Iniciativa da Liderança Globalmente Responsável: UMA FORMA DE VER AS EMPRESAS... Lucro = Fim Lucro = Meio Criar... A essência da empresa é a inovação. ...progresso social e econômico... Produção e distribuição de bens e serviços Lucro remunera investidores ...de forma globalmente responsável e sustentável Dimensão política, social e ambiental Fonte: Globally Responsible Leadership Initiative, 2005

17 Iniciativa da Liderança Globalmente Responsável: Três Princípios Orientadores
Orientação para Resultados O que quer que façamos vai gerar resultados concretos? Efeitos de longo prazo O que quer que façamos vai sobreviver e afetar continuamente o desenvolvimento de líderes globalmente responsáveis? Exclusividade O que quer que façamos vai conseguir coisas que poderiam ser conseguidas de outra forma? Fonte: Globally Responsible Leadership Initiative

18 Iniciativa da Liderança Globalmente Responsável: Três Leis
A Lei do Ambiente O sistema natural não é um stakeholder de nossos negócios; é a fundação maior das regras. A Lei da Interconectividade Todas as coisas, todos os lugares estão ligados em um único sistema. Daí toda ação deve ser considerada no contexto de seus efeitos em todo o sistema. A lei do Comprometimento Líderes Globalmente Responsáveis devem se comprometer com a solução dos dilemas que nos confrontam como uma conseqüência das duas primeiras leis. Fonte: Globally Responsible Leadership Initiative

19 Iniciativa da Liderança Globalmente Responsável: Valores de um Líder Globalmente Responsável
Fonte: Globally Responsible Leadership Initiative

20 Iniciativa da Liderança Globalmente Responsável: Repercussões no Brasil
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Fonte: Ricardo Voltolini

21 Princípios da Educação Executiva Responsável
Propósito Nós desenvolveremos as capacidades de estudantes para serem futuros geradores de valor sustentável para os negócios e para a sociedade como um todo, para trabalharem por uma economia global inclusiva e sustentável. Valores Nós incorporaremos em nossas atividades acadêmicas e currículos os valores da responsabilidade social global como retratado em iniciativas internacionais como o Global Compact, da ONU. Método Nós criaremos conteúdos, materiais, processos e ambientes que possibilitem experiência efetivas de aprendizagem para a liderança responsável. Pesquisa Nós nos engajaremos em pesquisas conceituais e empíricas que avancem nossa compreensão sobre o papel, a dinâmica e os impactos das empresas na criação de valor social, ambiental e econômico sustentável. Parceria Nós interagiremos com gestores de empresas para estender nosso conhecimento de seus desafios em atender a responsabilidades sociais e ambientais e para explorar conjuntamente abordagens eficazes para enfrentar esses desafios. Diálogo Nós facilitaremos e suportaremos o diálogo e o debate entre educadores, empresas, governo, consumidores, imprensa, organizações da sociedade civil e outros grupos de interesse em questões críticas relacionadas com a sustentabilidade e a responsabilidade social global.

22 Obrigado! Cláudio Bruzzi Boechat


Carregar ppt "Educação de Lideranças para a Sustentabilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google