Os sentidos humanos – parte 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A VISÃO Neide M. S. Tsukamoto.
Advertisements

Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
OLHO VISÃO HUMANA.
Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos.
ÓRBITA E OLHO.
COMPROMETIMENTO DA VISÃO
Prof. Zé Godinho Física – 2º Ano EM
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
Ciências – Colégio MV Profª Adriana
Os olhos Prof. Mário Gregório..
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
LENTES ESFÉRICAS E AMETROPIAS
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
OS SENTIDOS.
O OLHO HUMANO Professor Dante Deon.
MEIOS REFRANGENTES Anatomia do Olho.
2. Órgãos dos Sentidos.
Lentes Corretoras Fisica’.
Funcionamento do olho humano
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
2 Elementos da Percepção Visual
Calota esférica ESPELHOS ESFÉRICOS ÓPTICA GEOMÉTRICA Face côncava
Instrumentos ópticos e olho humano
SISTEMA SENSORIAL Órgãos do Sentidos.
Estrutura do Olho Humano:
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
SENTIDOS ESPECIAIS VISÃO
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
OS CINCO SENTIDOS.
Óptica da Visão Cristalino: lente convergente de foco variável, ajustado pelos músculos ciliares. Retina: Anteparo ocular onde as imagens são formadas.
Visão de Raios X Ciência viva Prof. Eloisa.
O OLHO HUMANO E SUAS FUNÇÕES
Espelhos, lentes e o olho humano
ALÉM DOS OLHOS.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Problemas na visão Ciência Viva.
Apostila 3 – MóduloXI – Página 40
LENTES ESFÉRICAS.
Óptica da visão.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
Instrumentos ópticos e Óptica da Visão.
O olho humano Córnea(Proteção) - Transparente
Física 3 * Rodolfo Teixeira Martins
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
OS SENTIDOS.
Calota esférica ESPELHOS ESFÉRICOS ÓPTICA GEOMÉTRICA Face côncava
Visão.
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
OLHO VISÃO HUMANA.
Óptica da visão Córnea(Proteção e Desvio) - Transparente
Aplicações da óptica geométricA: Lupa
Óptica.
O que será que uma máquina fotográfica tem em comum com um microscópio, um projetor de filmes de cinema, um óculos, um binóculos, uma luneta, um retroprojetor.
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.
ÓPTICA.
Exercício 33 Exercício 34 a 1,0 m b 0,5 m c - 2,0 m a 5,00 di b - 4,00 di c - 1,25 di.
Patrícia de Lima Martins
Prof. JOABE Olho Humano! Óptica da visão
Óptica da visão Olho Humano!.
LENTES ESFÉRICAS.
LENTES São meios ópticos transparentes limitados por duas superfícies curvas ou por uma superfície curva e outra plana. As mais usadas são lentes esféricas,
GLOBO OCULAR Anatomia e fisiologia.
Pupila – Abertura central por onde entra a luz no olho
Lentes Esféricas.
Olho Humano.
GLOBO OCULAR CÓRNEA ÍRIS CRISTALINO RETINA PUPILA NERVO ÓPTICO É uma lente super convergente É uma lente convergente E um músculo que controla a entrada.
Transcrição da apresentação:

Os sentidos humanos – parte 1 Visão Paladar Olfato Audição Tato Colégio INEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz Turmas 71 e 72

São cinco os sentidos humanos. Graças a eles, comunicamo-nos com o mundo! Cada um deles possui órgão específico para receber os estímulos vindos do meio ambiente, mas cabe ao SNC interpretá-los.

Salientamos que algumas atividades humanas exigem sentidos mais desenvolvidos. (profissões)

A visão Nesta apresentação (parte 1) daremos ênfase à visão, talvez nosso principal sentido. Saliente-se, por outro lado, que haverá uma segunda apresentação, quando serão abordados os demais sentidos. Haverá uma segunda apresentação, onde abordaremos os demais sentidos humanos.

A visão Dentre os cinco sentidos humanos, como já dissemos, o mais importante pode ser a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores.

Visão em corte do globo ocular

Mecanismo da visão A imagem, no olho emétrope (normal), forma-se sobre retina e de forma invertida.

Mecanismo da visão O cérebro, através do nervo óptico, recebe o estímulo visual e interpreta-o na posição correta. Se não fosse assim, enxergaríamos tudo de cabeça para baixo.

Analogia do olho com a máquina fotográfica

Cores dos olhos: a íris As diferentes cores observadas nos olhos humanos devem-se a uma estrutura chamada íris. A íris é muito importante para a visão. Em seu centro há um “buraco” conhecido por pupila. Esta regula a quantidade de luz.

Pupila: ”menina dos olhos” Pupila (termo oriundo do latim pupilla - menininha), ou menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino e no centro da íris. É responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina. 

Olhos vermelhos e fotografia Quanta vezes, ao tirar uma fotografia com “flash”, os olhos das pessoas aparecem vermelhos? Isso acontece por que o fundo do olho (retina) é rico em vasos sanguíneos e o mesmo reflete a luz.

A lágrima: quando chorar é bom A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais, sendo um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura. Serve para lubrificar e limpar o olho (antisséptico).

Anomalias visuais: curvatura do olho Salientamos, primeiramente, que o olho normal é dito emétrope. Contudo, por defeito na curvatura do olho, anomalias acontecem, o que torna a visão defeituosa. Destaquem-se: miopia, hipermetropia, astigmatismo.

Miopia A imagem é formada antes da retina, tornando-a não nítida. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes. A correção é feita com lentes divergentes. 

Hipermetropia Defeito oposto à miopia, ou seja, a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez. A correção é feita com lentes convergentes.

Miopia, hipermetropia: correção da anomalia  As principais são a miopia (dificuldade para visão de longe), hipermetropia (dificuldade para visão de perto).

Astigmatismo É uma deformação da curvatura do globo ocular, o que resulta numa deficiência visual, onde as imagens aparecem embaçadas ou distorcidas, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto da retina.

Catarata: o cristalino perde a transparência

Daltonismo Caracteriza-se pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, em especial o verde do vermelho. O distúrbio, que era conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. John Dalton

Daltonismo Teste básico para daltonismo Qual número está representado ao lado? Sua visão é normal? Você realizou o chamado teste de Ishihara.

Glaucoma Estima-se que, aproximadamente, 65 milhões de pessoas sejam portadoras de glaucoma no mundo, sendo considerada a primeira causa de cegueira irreversível. Ocorre devido à grande pressão interna do olho. História familiar, idade avançada, etnia negra, espessura da córnea (mais fina) são fatores de risco.

Ilusões de óptica: parece, mas não é. Sapo ou cavalo? Por incrível que pareça, as imagens são iguais. Trata-se de uma ilusão de óptica.

A seguir, alguns exemplos de ilusão de ótica. As Ilusões de óptica são  ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. A seguir, alguns exemplos de ilusão de ótica.

Parado ou em movimento?

Focalize o ponto no centro e mova a cabeça (junto com o corpo) para frente e para traz. O que acontece?

Deficiente visual e acessibilidade Passagens estreitas, escadas e calçadas irregulares, pessoas pouco solidárias são apenas algumas barreiras que o deficiente visual enfrenta em seu cotidiano. O que posso fazer para ajudar?

Alfabeto Braille  O alfabeto braille, foi inventado na França por Louis Braille, um jovem deficiente visual. Reconhece-se o ano de 1825 como o marco dessa importante conquista para a educação e integração dos deficientes visuais na sociedade.Para a escrita são usados regletes especiais.

O olho é uma espécie de globo, É um pequeno planeta com pinturas do lado de fora. Muitas pinturas: azuis, verdes, amarelas. É um globo brilhante: parece cristal, é como um aquário com plantas finamente desenhadas: algas, sargaços, miniaturas marinhas, areias, rochas, naufrágios e peixes de ouro. Mas por dentro há outras pinturas, que não se veem: umas são imagens do mundo, outras são inventadas. O olho é um teatro por dentro. E às vezes, sejam fortes atores, sejam cenas, e às vezes, sejam imagens, sejam ausências, formam, no olho, lágrimas. Cecília Meireles