ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal do Professor SEED/MEC
Advertisements

1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
Arquivo e Documentação
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Serviços Eletrônicos Sistema de Bibliotecas
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
PEF Programa de Educação de Formandos BIBLIOTECA DORA SIVIERI.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
BVS - Psicologia.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Informações sobre o Teleduc
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – Outubro de 2002 Comitê Consultivo Nacional da BVS-Psi 1. BIREME 2. Fórum de Entidades Nacionais.
Metodologia para textos completos
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA Bibliotecas Virtuais Temáticas Prossiga - IBICT

Bibliotecas Virtuais – a revolução A evolução da Biblioteca foi uma revolução na maneira de tratar e circular a informação Produtores passam a poder se comunicar facilmente com integradores de informação Profissionais intermediários que organizam e disseminam as informações podem conhecer melhor o usuário. Os usuários podem ter acesso a uma rede ampla de informação seletiva. Internet - novo paradigma de informação e comunicação, com economia de tempo, dinheiro, e espaço e contribui para a inclusão social.

Definições Biblioteca Física (ou Tradicional) - Local fisicamente determinado onde a maioria dos itens do acervo é constituída de documentos em suporte papel. Biblioteca Digital- Pode estar em uma Biblioteca Física ou Virtual. Contém informações em suporte em meio digital, que pode ser fitas de vídeo, slides, CD-ROM, DVD, e outros. Biblioteca Virtual- Está no ambiente Web e disponibiliza um conjunto de links e alguns serviços.

Uso / Presença na Internet Biblioteca Digital - 663.000 páginas - 240 grupos - 339 diretórios Digital Library - 12.100.000 páginas - 14.700 grupos – 12.000 diretórios Biblioteca Virtual - 733.000 páginas - 1.210 grupos - 717 diretórios Virtual Library - 4.510.000 páginas - 14.900 grupos - 15.800 diretórios Bibliothèque digital – 12 páginas – nenhum grupo – nenhum diretório Bibliothèque virtuelle – 150.000 páginas – 324 grupos – 177 diretórios

Uso / Presença na Internet Para a mesma descrição de serviços, há a seguinte tendência de uso de designação: Biblioteca Digital – Estados Unidos, Canadá e México Biblioteca Virtual – Espanha, Argentina e Brasil

Bibliotecas Virtuais/Digitais – números Usuários de internet no Brasil 18 milhões - cerca de 8% da população brasileira – 7a. posição no mundo Informação centrada no suporte eletrônico a Biblioteca tem evoluído para o virtual/ digital. Empresas Universidades Base de Dados Links Centros de Informação Editores Científicos Usuários Produtores de Informação Biblioteca Virtual

Bibliotecas Virtuais – identificação BF BV BD Biblioteca Digital Material digitalizado ou em suporte digital, podendo constituir uma Biblioteca Física ou Virtual

Bibliotecas Físicas, Digitais e Virtuais Biblioteca Física Biblioteca Digital Biblioteca Virtual Necessidade de um maior número de pessoas trabalhando, para atender um número limitado de usuários. Menor número de pessoas trabalhando, para atender um número ilimitado de usuários O acervo digital pode estar guardado tanto numa Biblioteca Física como numa Biblioteca Virtual

Bibliotecas Virtuais – diferenças Biblioteca Física X Biblioteca Virtual A consulta rápida - vários usuários acessando ao mesmo tempo. Compartilhamento de recursos com Bibliotecas O contato pode ser através do e-mail - retorno mais rápido ao usuário. Acesso ilimitado - consulta 24 horas. Obras em texto completo para quantos usuários desejarem consultar estando eles em qualquer parte do mundo Acesso de qualquer equipamento (micro, laptop, etc) com acesso a internet. A consulta lenta - utilização de um usuário de cada vez O contato pessoal ou telefone - demora no retorno ao usuário. Dias e horários limitados. A obra pode estar emprestada ou ser danificada ou perdida pelo usuário Atende a uma região limitada Atendimento limitado de usuários de cada vez O usuário tem que se mover até a biblioteca

Bibliotecas Virtuais – evolução As TIC permitem que as Bibliotecas Virtuais passem a: incorporar serviços da Biblioteca Tradicional, tais como: gerenciamento de acervo serviço de DSI bases de dados referenciais bases de dados bibliográficas serviço de comutação bibliográfica

Bibliotecas Virtuais – evolução incorporar serviços da Biblioteca Digital, tais como: catálogos de objetos digitais controle de acesso a documentos controle de versões de documentos mecanismos de busca e recuperação de documentos preservação de documentos

Bibliotecas Virtuais – evolução criar serviços tais como: chats comunidades virtuais temáticas serviços de respostas on-line diretórios de interesse enquetes de perfil de usuários

Bibliotecas Virtuais – Lista de serviços Base de Dados Bibliográficos Base de Dados Referenciais Base de Textos Completos Chat Comunidades Virtuais Diretórios de Instituições, Projetos, Profissionais, Eventos, Empregos Enquetes Fórum Glossários Notícias Pesquisa integrada das diversas fontes de informação Serviço de Disseminação Seletiva da Informação Serviço de pedido de fotocópia de material Serviços de Respostas on-line Ponto vermelho- Fontes de Informações online. Ponto Azul- Fontes de Informações Interativas

Bibliotecas Virtuais X Portais Portais – uma aplicação Web que integra informação, aplicações e serviços permitindo a sua personalização. Portais Temáticos – Informação, aplicações e serviços sobre um determinado tema. Biblioteca Virtual Temática = Portal Temático??

Bibliotecas Virtuais- Caso Prossiga Desenvolvidas por meio da parceria entre o IBICT-Prossiga e as Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos. Reúne e organiza informações presentes na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento. Tem como objetivo: favorecer o acesso às informações temáticas presentes na Internet; integrar dados e informações nacionais consideradas relevantes para a pesquisa.

Bibliotecas Virtuais- Caso Prossiga Atualmente, o Programa Prossiga conta com 19 Bibliotecas Virtuais: AGROPECUÁRIA NA AMAZÔNIA ASTRONOMIA CIÊNCIAS SOCIAIS ECONOMIA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ENERGIA ENGENHARIA BIOMÉDICA ENGENHARIA DE PETRÓLEO ESTUDOS CULTURAIS INOVAÇÃO TECNOLÓGICA JURÍDICA LITERATURA MULHER MUSEUS DE CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ÓPTICA POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA SAÚDE MENTAL SAÚDE REPRODUTIVA

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Funcionalidades Disponíveis para o Usuário/Administrador Livro de Visitas Formulário de Contato Formulário para Sugerir um Site Cadastro de Usuários Cadastro de Currículo Formulário de Busca Formulário de Busca Avançada Controle de número de acesso (visitantes) Diretório de Links (Menu de Navegação)

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Problemas gerenciais e conceituais identificados sistema de recuperação não realiza busca no campo de resumo; sistema de entrada de dados pouco crítico e pouco interativo para o usuário; listagem de termos oferecida pela metodologia é antifuncional, -necessidade de abrir outra janela para consultá-la quando a entrada de dados está sendo realizada; Apesar da metodologia permitir a entrada de dados em outros idiomas, não há módulo de saída dessas informações.

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Problemas Tecnológicos Identificados Software proprietário; Problemas de performance; Problemas de segurança.

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Desejos expressados pelas BVirtuais Temáticas Fortalecer e unificar a rede de informações de bibliotecas virtuais; Viabilizar módulo para divulgar outras informações sobre a Biblioteca (eventos, etc); Realizar de treinamentos e workshops para discussão; Disponibilizar módulo para tratamento de materiais multimídia e texto integral; Disponibilizar busca simultânea em todas as bibliotecas; Metodologia para controle de links quebrados.

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Nova Metodologia – Funcionalidades desejáveis Software livre; Mecanismos de controle e segurança da informação; Utilização de padrões internacionais que permitam a interoperabilidade entre bibliotecas Administração dos conteúdos por parte dos responsáveis pela Biblioteca Virtual; Base de Dados Bibliográficos; Base de Dados Referenciais; Base de Textos Completos;

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Nova Metodologia – Funcionalidades desejáveis Chat; Diretório de instituições, projetos, profissionais, eventos, empregos, etc... Enquetes; Fórum; Notícias; Pesquisa integrada das diversas fontes de informação; Glossário; Funcionalidades multimídia; Serviço de Disseminação Seletiva da Informação; Serviços de Respostas on-line.

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Ações Futuras Integração ao Programa “Biblioteca Digital Brasileira” do IBICT; Repasse das BV Temáticas aos servidores dos parceiros; Formalização das parcerias existentes;

Bibliotecas Virtuais Temáticas - Prossiga Ações Futuras Desenvolvimento de nova metodologia para criação de Bibliotecas Virtuais Temáticas do Prossiga: Consulta às instituições parceiras do Prossiga; Estudos teóricos-metodológicos; Avaliação de novas tecnologias disponíveis; Participação da comunidade por meio de envio de sugestões.

REFERÊNCIA Prossiga: www.prossiga.br