As 10 Virgens Mt 25,1-13.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Advertisements

Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
uma oportunidade perdida
História da Virgem Maria.
DOMINGO 26º do Tempo Comum – Ano A
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Confissão, Perdão e Libertação
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido. HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Os próximos dois anos de catequese
APREDENDO A ORAR.
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
A Parábola das dez Virgens
DEUS DE PROMESSAS Ligue o som e acompanhe lendo a letra da música.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Aleluia, Aleluia Poderoso é o Senhor nosso Deus (2x)
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O casamento de Isaque e Rebeca
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: ‘Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
IGREJA CORPO DE CRISTO A NOIVA Aula5 – 08/06/14.
PREPARO PARA O ARREBATAMENTO
Edificando Famílias Saudáveis
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Jesus é a VIDA João
As qualidades do discípulo de Cristo
GUERRA NUCLEAR? POLUIÇÃO? Só nas quatro primeiras semanas de exibição, arrecadou 210 milhões de dólares.
TEMAS BÍBLICOS.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Foi na noite de Natal. Um anjo apareceu a uma família
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
“Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em.
Súplica e confiança Salmo 86 Bíblia Viva Salmo de Davi.
.MARANATA BATISMO COM ESPÍRITO SANTO ORA VEM,JESUS!
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS

PEGADAS NA AREIA Clicar Slides.
PREPARO PARA O ARREBATAMENTO
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
Rei, Rei da Glória Rei, Rei da glória (2x) Na presença do Rei vamos celebrar Um canto de vitória vamos entoar Todo joelho diante dele há de se dobrar Pois.
Vindes” Oito “Vindes” especiais na palavra de Deus Ministração Comunidade Cristã Triunfante Pastor Moises 23/11/08.
Texto: Mateus 25, 1-13 Tempo Comum 32 A. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Johan Svendsen. Romance en sol. No projecto criador de Deus,
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
Escola Bíblica Dominical
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Ciclo A Trigésimo segundo domingo Tempo Comum Trigésimo segundo domingo Tempo Comum 6 de Novembro de 2011 Música: “Ave generosa” de Hildegarda de binghen.
Transcrição da apresentação:

As 10 Virgens Mt 25,1-13

“O reino dos céus será semelhante a dez moças que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram prudentes, e cinco desleixadas. As desleixadas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, cansadas, adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas moças se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as desleixadas disseram às prudentes: - Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: - Não, pois pode faltar a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: - Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: - Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora que o Filho do Homem há de vir.

O primeiro passo no processo de um casamento judaico era a escolha da noiva, por parte do pai do noivo. Essa escolha dependia de diferentes razões: uma ligação de famílias, uma aliança política, uma questão econômica. O casamento por amor, em geral, ficava como uma questão secundária.

O pai podia delegar essa tarefa a outra pessoa, que trataria também de todos os demais acertos para a realização do casamento. Posteriormente, apareceu a figura do "agente de casamento" (li Shadkan", em hebraico). Embora fosse um casamento arranjado, a noiva poderia consentir ou não com ele.

Se consentisse, havia, então, uma cerimônia pública, sob o pálio nupcial, expressando a intenção dos noivos de se tornarem esposos. O moço e a moça estavam "desposados" (nessa situação encontravam-se José e Maria, quando o anjo anunciou-Ihes o nascimento de Jesus). Entretanto, os noivos ficavam separados. Era o tempo para o noivo preparar o lugar de residência da nova família, e, para a noiva, era tempo do preparo pessoal.

as bodas, que sempre se realizavam na casa dos   No dia marcado para a celebração do casamento, a noiva esperava o noivo, pois ele viria buscá-la para leva-la à casa onde aconteceriam as bodas, que sempre se realizavam na casa dos pais do noivo.

A hora da chegada do noivo era uma surpresa, sendo à noite a noiva e sua comitiva esperavam com lâmpadas acesas. Acompanhado também de sua comitiva, o noivo chegaria a qualquer momento

A noiva e suas companheiras deveriam estar preparadas com lâmpadas acesas, aguardando o noivo.

Como saberia a noiva que o noivo estaria chegando Como saberia a noiva que o noivo estaria chegando? Era costume que um membro da comitiva do noivo, ao chegar perto da casa da noiva, gritasse: "Eis o noivo!".

Então tocavam o "shofar" (chifre de carneiro). E ao som desse instrumento, o noivo conduzia a noiva pelas ruas da vila até a casa dos pais dele, para a celebração do casamento.  

O clímax de tudo era o jantar, seguido,em geral, por sete dias de festa, comida, dança e celebrações. Então o noivo e a noiva partiam para sua nova residência.   Daí para frente é que os noivos começavam a morar juntos e assim formarem suas famílias.

As outras moças que foram comprar azeite, quando chegaram, as portas da casa estavam fechadas. Bateram e o noivo ao atender respondeu a elas: - “Eu não as conheço”. Como faziam parte da comitiva da noiva, certamente o noivo não as conhecia. E assim não puderam entrar para a festa.

De início, a parábola apresenta dois grupos bem distintos: as virgens desleixadas e as prudentes. Esta parábola diz respeito a todas as pessoas do povo de Deus. Estas moças representam cada um de nós, portanto, podemos ser pessoas prudentes que estão atentas ao que Deus quer de nós, ou, ser pessoas irresponsáveis, desatentas à presença de Deus em nossas vidas.

A tendência humana é sempre deixar para depois, protelar as coisas que precisam ser feitas. Dizemos: "Preciso melhor aqui e ali e alimentar minha lâmpada, assim terei meu caminho iluminado. Amanhã vou começar". Mas, no dia seguinte, deixamos para um outro dia.

O que significa estar vigilante? O que faz um vigia? Fica atento a qualquer barulho, a qualquer sinal estranho e vai averiguar. Assim na nossa vida: ficar atento a qualquer sinal estranho dentro de nós que não está em sintonia com o que Jesus quer de nós: amor, compreensão, prudência, paciência, ajuda, humildade, reconhecimento de que somos apenas criaturas......... Afinal, o que o Evangelho nos propõe.

O que Jesus quer ensinar nesta parábola é justamente isto: que estejamos preparados. Pouco antes, Jesus havia dito: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem" (Mt 24.36,37).  

Antes desta parábola no Evangelho de Mateus, Jesus falava sobre o “Fim dos tempos” e da “vinda do Filho do Homem”. Portanto, Ele nos alerta. Muitas coisas vão surgir, porém, é preciso ficarmos atentos. Assim como ele encontrou dificuldades e resistências, nós também encontraremos, pois estas coisas fazem parte da vida. Contudo, o importante é a coragem de permanecer firmes até o fim.

Assumo plenamente o compromisso da minha fé, Senhor. Desafiando os poderosos, é a Ti que eu quero louvar. Com profundo respeito me inclino na tua presença. Venho reafirmar a minha adesão a Ti. Pois, Tu me provaste Teu amor e Tua fidelidade, cumpriste a Tua Palavra além das exigências. Quando Te invoquei, Tu me atendeste, fazendo renascer em mim a coragem de viver. Sim, Tu és grande, Senhor, tão grande, que enxergas até os mais humildes, e de muito longe percebes os orgulhosos. Fica comigo, Senhor, pois teu amor é fiel. Não abandones, jamais, a obra que começaste. Quero ser fiel a Ti, Senhor dos Senhores. Salmo 137

O que chamou sua atenção nesta parábola? O que é prudência? Como ser prudente na vida? Caso Deus nos chamasse agora para deixarmos de viver, você se sente preparado? Por quê?

Texto – José A.Pagola Bíblia do Peregrino e Pastoral Imagens – Internet Formatação – I.M.Eunice Wolff