Aula 1 - Cursinho Noturno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROMA.
Advertisements

Os segmentos sociais em Roma Antiga.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
ROMA.
Prof. Luiz Fagner História
História Política de Roma
ROMA: das origens à República
A formação de Roma Unidade 7 A civilização romana Temas 1 e 2.
O Império Romano.
A formação de Roma.
Grupo: Iara – 11 Jackeline – 12 Mariah – 28 Turma: 113
ROMA ANTIGA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Conseqüências da expansão:
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
Roma.
CIVILIZAÇÃO ROMANA.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
Roma * Localização: Norte (Alpes), Sul (Mar Jônico), Leste (Mar Adriático), Oeste (Mar Tirreno)
Roma Antiga Professor Marcito.
Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ROMA E A ANTIGUIDADE TARDIA:
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
Roma: Período Republicano 509 – 27 a.C.
Professor Romildo Tavares
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre;
República Romana.
Roma: da Monarquia à República
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
PROFESSORA : AMANDA RUEDEK
Roma Antiga Profº Paulo Henrique.
ROMA: A EXPERIÊNCIA REPUBLICANA
ROMA PROFESSOR TIAGO.
Império Romano Época dos imperadores, de glória para os romanos e de domínio territorial.
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
A EXPANSÃO ROMANA.
Mapa Físico da Europa.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Tema da aula Grupo – Capítulo
Roma antiga Roma antiga.
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
Professor Romildo Tavares
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
ROMA.
Aula 03.
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Romanos (I).
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Península Itálica, planície do Lácio, margens do rio Tibre;
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
CIVILIZAÇÃO ROMANA 753 a.C. – 476 d.C..
O Império Romano.
ROMA.
Roma antiga Roma antiga.
DISCIPLINA | PROFESSOR
AGITAÇÕES DA REPÚBLICA Patrícios tinham privilégios Plebeus pagavam altos impostos e não participavam da política.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
MONARQUIA-REPÚBLICA-IMPÉRIO
Antiguidade Clássica: Roma
Evolução Política de Roma.  VISTA ATUAL DAS RUÍNAS DO ANTIGO FÓRUM ROMANO.
Transcrição da apresentação:

Aula 1 - Cursinho Noturno Roma Antiga Aula 1 - Cursinho Noturno

Momarquia Romana ( 753-509 a.C)

Classes sociais na Monarquia Patrícios. Clientes. Plebeus.

Governo O poder era exercido por um rei etrusco e assistido por um conselho de anciões patrícios, o qual deu origem ao Senado

República Romana (509-27 a.C)

Instituições Senado. Magistraturas. Assembleias.

As lutas sociais - Conquistas plebéias. Criação do Tribunato da Plebe. Lei das Doze Tábuas.

Lei das Doze Tábuas Leis adicionadas após a criação da Lei das Doze Tábuas: Permissão do casamento entre plebeus e patrícios. Fim da escravidão por dívida. Consulado podendo ser ocupado por plebeus. Igualdade religiosa entre plebeus e patrícios. Ampliação dos poderes das Assembleias.

Guerras Púnicas (séculos III e II a.C)

Consequências da vitória romana Roma obteve o controle do comércio do Mediterrâneo. Ampliação das desigualdades sociais. Novos conflitos sociais.

Crise da República Romana A República assiste ao fortalecimento do poder de alguns generais (destaque para Júlio César). Senadores tramam a morte de César temendo perder poder. O Segundo Triunvirato reacende as disputas pelo controle da República.

Império (27a.C - 476) Principado. Otávio Augusto se torna primeiro imperador de Roma. O Senado pede força política. Seu governo é considerado o período áureo da história romana. Surge o conceito de “mare nostrum”.

Alto Império - Séculos I a III Período marcado pela ascensão de imperadores das dinastias Julio-Claudiana, Flaviana e Antonina. O Império chega a sua máxima extensão territorial.

Baixo Império - Séculos III a V. Período marcado por vasta tensão política. Disputas internas pelo poder enfraquecem economicamente e politicamente o Império.

Diocleciano, Constantino, Teodósio Combate a inflação e perseguição aos cristãos (Diocleciano) Liberdade religiosa assegurada (Constantino) Sistema de Colonato (Constantino) Cristianismo como religião oficial (Teodósio) Divisão do Império em dois (Teodósio) Invasões bárbaras.

1) (UFV) A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:  a) os "patrícios" foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.  b) os "plebeus" podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.  c) os "clientes" eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.  d) os "plebeus" compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.  e) os "escravos" por dívida eram o resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista. 

a 5) PUC-SP) Após a revolta dos plebeus em 493 a.C., os patrícios concederam-lhes, como defensores especiais, os tribunos da plebe, cuja força e influência decorriam: a) do direito de veto a qualquer medida governamental que prejudicasse a plebe. b) do direito de voto na escolha dos pretores, que administravam a justiça. c) da importância econômica da classe da qual eram representantes. d)do exército do qual eram comandantes-em-chefe. e) do controle do abastecimento da cidade, policiamento e organização dos espetáculos públicos.

8) (FUVEST) Nas últimas décadas do século II a. C 8) (FUVEST) Nas últimas décadas do século II a.C., os irmãos Tibério e Caio Graco propuseram um extenso programa de reformas políticas e sociais na cidade de Roma. O principal objetivo das reformas era: a) garantir a igualdade política e jurídica entre patrícios e plebeus, através da criação de magistraturas plebéias. b) controlar a inflação e a crise econômica que assolava o mundo romano. c) combater o militarismo da elite dirigente romana e a concentração de riquezas nas mãos dos generais. d) promover a democracia plena, através da extensão do direito de voto às mulheres e analfabetos. e) fortalecer a população camponesa, que compunha a base do exército republicano, através da distribuição de terras.

14) (Unesp) Sobre o Império Romano, até o século III d. C 14) (Unesp) Sobre o Império Romano, até o século III d.C. é correto afirmar que: a) O direito à cidadania era exclusivo dos patrícios; b) As normas jurídicas baseavam-se na ética do cristianismo; c) À organização política possibilitou a criação da democracia nas cidades estados; d) O sistema econômico baseava-se na escravidão; e) A cultura romana exclui a herança do helenismo

19) (Fgv) O Edito de Milão (313), no processo de desenvolvimento histórico de Roma, reveste-se de grande significado, tendo em vista que  a) combateu a heresia ariana, acabando com a força política dos bispados de Alexandria e Antioquia.  b) tornou o cristianismo a religião oficial de todo Império Romano, terminando com a concepção de rei-deus.  c) acabou inteiramente com os cultos pagãos que então dominavam a vida religiosa.  d) deu prosseguimento à política de Deocleciano de intenso combate à expansão do cristianismo.  e) proclamou a liberdade do culto cristão passando Constantino a ser o protetor da Igreja.