Eu sou a Videira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Palavra se fez Ser humano.
Advertisements

Vinde a mim.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
A Morada de Deus.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Sal e Luz.
A Videira Verdadeira João 15:1-17
Caminho Verdade Vida.
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
Senhor, a quem nós iremos? Só tu tens palavras de vida eterna...
A Comunidade.
Sal da Terra e Luz do Mundo
A VIDA venceu a morte.
A Despedida.
A Vitória da Vida.
O Chamado.
A Paz.
O Bom Pastor.
A Comunidade.
O Profeta.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
A Despedida Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
A Aurora radiante do domingo de Páscoa é a imagem de Cristo Triunfante
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A Voz de Deus.
Tire as sandálias.
O Caminho da Cruz.
O Caminho, a Verdade e a Vida
Marta e Maria.
Aproxima-se o final do ano litúrgico. A Liturgia nos oferece a oportunidade de aprofundar uma verdade importante de nossa fé: "Eu creio na Ressurreição.
Pequei Senhor.
A Reconciliação.
Marta e Maria.
Deus Trindade.
Mãe de Deus.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
Eu Sou a Videira.
O Bom Pastor.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
EU SOU A VIDEIRA! MEU PAI O AGRICULTOR! 5º domingo da Páscoa
A Liturgia de hoje nos convida a celebrar a fé em Jesus, que tem COMPAIXÃO das ovelhas sem Pastor... Na 1ª Leitura, Jeremias denuncia a infidelidade.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,
Olhando para o Céu Ascensão.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O Tesouro A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
O Chamado.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
A Liturgia desse 3º domingo de Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Esta se concretiza quando apresentamos frutos de amor, paz e justiça. Conversão.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Eu sou a Videira.
Transcrição da apresentação:

Eu sou a Videira

"Eu sou a Videira" A Liturgia nos fala da UNIDADE profunda dos discípulos com o Ressuscitado, através da imagem da VIDEIRA verdadeira. Devem "permanecer" em comunhão de vida com Cristo e com a comunidade.

Na 1ª Leitura, PAULO narra a experiência vivida por ele, para ser aceito na Comunidade. (At 9,26-31) Três anos após a sua conversão, Paulo vai a Jerusalém para se encontrar com Pedro e se integrar com a Comunidade. Lá o antigo perseguidor encontrou um clima de medo e de desconfiança. Ele não se decepcionou, nem se afastou da comunidade, pelo contrário, "permaneceu" unido a Cristo e à Comunidade.

Cristianismo não é só um encontro pessoal com Jesus Cristo, é também uma experiência de partilha da fé e do amor com os irmãos. * Quem são os "Paulos", hoje? - NÓS também, podemos encontrar dificuldade para permanecer em comunhão com os irmãos de nossa comunidade: - Nas contrariedades, somos tentados a abandonar tudo… - Nenhum motivo nos deve levar a renunciar à unidade…

são vistas com reservas ou desconfiança na Comunidade e não encontram - Quantas pessoas são vistas com reservas ou desconfiança na Comunidade e não encontram um "Barnabé" que acredite nelas! - Sabemos acolhê-las com alegria e compreensão? Na 2ª Leitura, João ensina que a nossa fé se manifesta através das obras de amor. (1Jo, 3,18-24) Permanecendo unidos a Cristo, circulará também em nós a sua vida (seiva).

Essas palavras, numa ceia de despedida, No Evangelho, Jesus afirma "Eu SOU a Videira Verdadeira". (Jo 15,1-8) Essas palavras, numa ceia de despedida, representam o seu "Testamento". - Na Bíblia, a imagem da "Vinha" é muito freqüente: Israel era considerado uma vinha plantada pelo próprio Deus, mas que não produziu os frutos esperados. E Deus, o vinhateiro, foi obrigado a abandoná-la, permitiu que fosse destruída…

- JESUS se apresenta como a "Videira verdadeira", capaz de produzir frutos que Israel não produziu. Jesus é o tronco, nós somos os ramos e o Pai é o Agricultor. Ele cuida da videira, poda os ramos para produzirem mais. Os ramos secos ele corta e joga no fogo.

Para dar FRUTOS, os "Ramos" precisam de DUAS COISAS: + da SEIVA DA VIDEIRA, que é Cristo, pois "sem mim nada podeis fazer". O texto fala 8 vezes em "permanecer em Cristo" e 7 vezes em "dar frutos". Se não "permanecermos" unidos a Cristo, recebendo essa seiva, nos tornaremos ramos secos e estéreis, que serão cortados e excluídos... * Poderão ser eficazes os nossos trabalhos pastorais, sem a seiva dessa videira e o contato com Jesus, através da oração?

+ da PODA : Quem não viu já a poda de um parreiral?... As gotas até parecem lágrimas chorando de dor pela poda... dolorosa... mas necessária... "para dar mais fruto". - Sem a poda, poderá ter muita folha e pouco fruto... Permanecer em Cristo significa também perseverar com ele na prova... * Aceitamos as podas?

Quem são as tesouras? - Deus, como trabalhador da vinha, se encarrega de fazer a poda. A sua Palavra põe às claras as nossas limitações e falhas… e PODA nosso egoísmo, o orgulho, a vaidade, a falsidade, a ganância... - As pessoas afastadas: com críticas duras e ásperas contra a Igreja… * Não poderiam se tornar uma poda salutar, ainda que muito dolorosa? - As pessoas participantes: por motivos pessoais, também podem "podar"... * Sabemos aceitar com humildade e tranqüilidade? - Familiares: "Gostaria de atuar, mas o marido (ou esposa...) não deixa..."

a mensagem de hoje em três Palavras: Um Apelo: Poderíamos resumir a mensagem de hoje em três Palavras: Um Apelo: "Produzir frutos…" Uma Condição: "Permanecer unido a ele". Para isso, precisa: - Gastar tempo com ele. Nenhum trabalho, mesmo pastoral, justifica o abandono do encontro pessoal com Cristo, na Oração. Devemos antes falar com Deus... para depois falar de Deus... - Alimentar nossa espiritualidade com esta "seiva divina", que é a graça de Deus, na escuta da Palavra, na prática sacramental.

- Uma Advertência: "Sem mim NADA podeis fazer". Cristão que não "permanece" com ele não dá frutos. Tornar-se-á um "galho seco", que será cortado e jogado ao fogo... Isso acontece com aqueles que se separam de Cristo e da própria Comunidade

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 03.05.2015 Hoje, Cristo continua produzindo frutos, que agradam ao Pai, por meio dos cristãos de nossas comunidades, que "permanecem" sempre unidos a Cristo. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 03.05.2015

Nelso Geraldo Ferronatto MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Eu sou a videira Luiz Carlos Susin CD: Jesus nosso irmão Paulinas COMEP http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos