Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Profs. João Carlos e Wanderson
Entendendo Diretivas de Grupo Parte 2
Rede Local - Instalação
Curso Técnico de Informática
Banco de Dados Oracle AESO.
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Sistemas Operacionais de Rede
Controlador de Domínio Primary Domain Controller
Serviços de servidor Servidor de Domínio  controla contas e usuários
Tipos de Contas de Usuário
Painel de controle > Ferramentas administrativas > Serviços
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Características Técnicas e Operacionais
Jason Leznek Gerente de Grupo de Produto Cliente Windows
Server-2003 Administração de Sistema Operacional de Rede Windows
Termo da Microsoft para designar um conjunto de serviços de directórios do Windows Server. Conceito utilizado a partir da versão do Windows Server 2000.
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Arquitetura Cliente /Servidor
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
FTIN Formação Técnica em Informática
Configurando redes sem fio
MICROSOFT Windows XP.
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
IPAM Internet Protocol Address Management
Active Directory: Conceitos e Prática
Disciplina :Administração de Serviços de Diretórios
– Gerenciando e Mantendo o Microsoft Windows Server 2003 Frank S. Fernandes Bastos Instrutor.: Frank S. Fernandes Bastos
SISTEMAS OPERACIONAIS I
SGBD Distribuído Lílian Simão Oliveira.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
FaculdadePitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Disciplina: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Prof.: Fernando.
WINDOWS EXPLORER.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Introdução a Sistemas de Arquivos. Sistema de Arquivos Definições O que é? Um sistema de arquivos é a estrutura lógica utilizada pelo computador para.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
DFS – Distributed File System
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Windows Server Versões Sistema de Arquivos Características Domínio
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
LDAP+SSO SUPORTE TÉCNICO. COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS ● Arquivos locais o Sistemas Operacional o HDs, DVD, PenDrive, SSD...
Redes e Manutenção de Computadores
Planejamento e Implantação de Servidores
Introdução aos Sistemas Operacionais
Microsoft Students to Business
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Informática Industrial N8INF
SERVIDORES E SERVIÇOS Leandro Escobar 2009 SERVIDORES E SERVIÇOS.
Administração de Sistemas Operacionais
Fonte: Fonte:
Diretivas de Grupo – GPO Windows 2008 Server

Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Help de Funções do sistema Este HELP ajudará na instalação e configuração do Roteador SISMOURA.
Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Active Directory IGOR ALVES.
Sistemas Operacionais de Redes Windows Active Directory Aula 2 IGOR ALVES.
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Instalação e administração do Active Directory IGOR ALVES.
Transcrição da apresentação:

Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça Valdir Gonçalves

O que é um serviço de Diretório? Um Serviço de Diretório é um serviço de rede, o qual identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre estes dispositivos (contas de usuários, grupos, computadores, recursos, políticas de segurança etc.) em um banco de dados e torna estes recursos disponíveis para usuários e aplicações.

Active Directory Surgiu da necessidade de se ter um único diretório e utilizar uma única senha para: Acessar o sistema principal da empresa; Logar na Rede; Acessar os recursos disponíveis na rede, entre outros;

Benefícios Alguns Exemplos Logon Único Conta de Usuário Única Gerenciamento Centralizado Escalonabilidade

Recursos de um Domínio Baseado no AD

Benefícios Além de armazenar vários objetos em seu banco de dados, o AD disponibiliza vários serviços, como: Autenticação dos usuários,; Replicação do seu banco de dados; Pesquisa dos objetos disponíveis na rede; Administração centralizada da segurança utilizando GPO. Administração de todos os recursos disponiveis na rede de forma centralizada.

Terminologia Floresta Domínios Árvores Sites Objetos GPO Controladores de Domínio Schema Replicação

Florestas Compreende domínios com um mesmo schema e Catálogo Global Relações de confiança transitivas de duas vias entre as raízes das árvores na floresta Espaço de nomes heterogêneo

Domínio Um Domínio é simplesmente um agrupamento lógico de contas e recursos, os quais compartilham políticas de segurança. Esse recursos podem ser: Nomeados, descritos, localizados, acessados, gerenciados e protegidos à partir de consoles de gerência do AD. Podemos concluir que tais recursos estão sob o DOMÍNIO do serviço de diretório

Domínio Todos os Objetos de uma rede (contas de usuários, grupos, impressoras, políticas de segurança, etc.) fazem parte de um único domínio. Cada domínio somente armazena informações sobre os objetos do próprio domínio. . Cada domínio possui suas próprias políticas de segurança.

Árvores Uma árvore nada mais é do que um agrupamento ou arranjo hierárquico de um ou mais domínios do Windows Server 2003, os quais ”compartilham um espaço de nome”.

Árvores Administração descentralizada; Otimização de desempenho; Controle de replicação; Diferentes configurações e políticas de segurança para cada domínio; Grande número de objetos na base de dados do diretório Relações entre domínios de uma mesma árvore são implícitas ao parentesco entre os domínios. Espaço de nome comum; Relações de confiança transitivas de duas vias

Sites Uma localidade física do domínio caracterizada por uma subrede IP e um link de conexão com o restante do Domínio. Permite a localização de recursos próximos Permite configurar quando deve ocorrer a replicação

Unidades Organizacionais - OU Uma Unidade Organizacional é uma divisão que pode ser utilizada para organizar os Objetos de um determinado domínio em um agrupamento lógico para efeitos de administração.

Unidades Organizacionais - OU Container de Objetos do Active Directory Permitem a representação lógica da infra-estrutura administrada.

Objeto de Política de Grupo - GPO Administração baseada em políticas Permite a aplicação de políticas em larga escala: – Controle do ambiente do usuário – Assinala scripts para serem executados no logon, logoff, inicialização e desligamento – Redirecionamento de pastas – Distribuição de aplicações

Controladores de Dominio Todo servidor que possua instalado o serviço de diretório em um domínio é um Controlador de Domínio – DC. Todo Controlador de Domínio pode modificar a base de dados do serviço de diretório. Modificações realizadas em um DC são replicadas para os demais DCs do domínio.

Schema Base de dados utilizada para definir objetos e seus atributos. O schema determina o que pode ser criado no Active Directory e que dados podem ser utilizados para configurar esses objetos.

Replicação Copia alterações no diretório para outros DCs. Realizada aos pares. Ocorre de forma automática – Intra-site Topologia de replicação: anel bidirecional Replicação em intervalos regulares mediante notificação de alteração Sem compressão DC alterado espera 15s para enviar notificação (+3s caso haja outro DC diretamente conectado) – Inter-site Compressão Agendamento da replicação

Benefícios Logon único : com esse recurso, o usuário necessita fazer apenas um logon para acessar os recursos em diversos servidores da rede, inclusive e-mail e banco de dados.

Benefícios Conta de usuário única : os usuários possuem apenas um nome de usuário para acessar os recursos da rede. As contas de usuários ficam armazenadas no banco de dados do AD.

Benefícios Gerenciamento centralizado : com os domínios baseados no AD, temos uma administração centralizada. Todas as informações sobre contas de usuários, grupos e recursos da rede, podem ser administradas a partir de um único local no domínio.

Benefícios Escalonabilidade : os domínios podem crescer a qualquer momento, sem limite de tamanho. A forma de administração é a mesma para uma rede pequena ou grande.