A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA.
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Formação Docente Aula 07.
Avaliação Psicomotora
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Testes Psicopedagógicos
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
PENSAMENTO E LINGUAGEM
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Pederneiras- São Paulo
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Psicologia do desenvolvimento
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
John Dewey ( ).
Didática: organização do trabalho pedagógico
Questões introdutórias
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Resultados POC – PRODEL
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
PSICOMOTRICIDADE.
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Capital cultural Criado por P. Bordieu e J. C. Passeron na década de 1960 para explicar as oportunidades muito desiguais de sucesso escolar segundo a classe.
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
4 Fases na formação de novos educadores.
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLA PODE ESPERAR Agostinho Ribeiro 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar 5. O jardim-de- infância e a prevenção do insucesso escolar

QUESTÕES Doc. #

Segundo o autor (Agostinho Ribeiro) há uma relação entre o sucesso escolar na escola primária e “o que se passou” no jardim-de-infância. Segundo o autor (Agostinho Ribeiro) há uma relação entre o sucesso escolar na escola primária e “o que se passou” no jardim-de-infância. V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

Segundo Lemos Pires (citado por A. Ribeiro) o insucesso escolar pode dever-se ao aluno, mas, também à escola Segundo Lemos Pires (citado por A. Ribeiro) o insucesso escolar pode dever-se ao aluno, mas, também à escola V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

COMENTE “ A escola é um instrumento privilegiado de controlo social das aprendizage ns individuais” (p. 39)

Duas vantagens do jardim-de-infância em relação à escola primária: a) Ausência de um programa imposto b) Fase etária (2-6 anos) privilegiada V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

O jardim-de-infância está ao serviço de A) Sociedade b) Comunidade c) Família d) Escola e) Paróquia f) Ministério da Educação g) Empresas h) Autarquias V F Indique quais das afirmações são as verdadeiras

O papel do Educador é O papel do Educador é 1. Apenas ministrar conhecimentos 2. Estimular capacidades 3. Apenas ministrar técnicas 4. Actualizar potencialidades V F Indique quais das afirmações são as verdadeiras

Piaget considerou e definiu 4 estádios no desenvolvimento cognitivo do ser humano: 1. Sensório-motor (até aos 2 anos) 2. Pré-operatório (2-6 anos) 3. Operatório concreto (7-11 anos) 4. Operatório formal (a partir dos 12 anos) V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

No período pré-operatório, as características observáveis mais importantes são: a) inteligência simbólica; b) o pensamento egocêntrico, intuitivo e mágico; c) a centralidade (apenas um aspecto de determinada situação é considerado); d) a confusão entre aparência e realidade; e) a noção de irreversibilidade; f) o raciocínio transversal (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas); g) a característica do animismo (vida a seres inanimados). Indique se são Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmações

Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação A relação da criança com o seu meio envolvente (físico e social) caracteriza-se por um duplo egocentrismo: no plano cognitivo e no plano afectivo. V F

O PERÍODO ______________ DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER HUMANO VAI DOS ___ AOS ___ ANOS DE IDADE. O PERÍODO ______________ DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SER HUMANO VAI DOS ___ AOS ___ ANOS DE IDADE. Indique

INDIQUE Como definiria jardim-de-infância? __________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________

O jardim-de-infância desempenha um papel importante na prevenção do insucesso escolar: O jardim-de-infância desempenha um papel importante na prevenção do insucesso escolar: a) Reduzindo os obstáculos que, no plano afectivo, dificultam a aprendizagem b) Preparando a actividade mental que as aprendizagens escolares exigem V F Indique se é Verdadeira ou Falsa a seguinte afirmação

COMENTE… …”as actividades dos jardins-de-infância centrar-se-ão na criação de condições que permitam à criança, individualmente e em grupo, realizar experiências adaptadas à expressão das suas necessidades biológicas, emocionais, intelectuais e sociais” (Artº 28º do Estatuto dos jardins-de-infância) (Artº 28º do Estatuto dos jardins-de-infância)

CRITIQUE… O desenvolvimento harmonioso e global da criança que se promove no jardim-de-infância, pela utilização de estratégias adequadas à fase etária em que ela se encontra, constitui, afinal, a melhor prevenção do insucesso escolar – melhor do que a aprendizagem precoce da leitura, da escrita ou do cálculo (p. 43)