A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prof. MS Neiva de Oliveira Moro

2 Unidade III Piaget

3 Epistemologia genética: Piaget
Sujeito epistêmico: aquele que constrói o conhecimento / elaboração pessoal de um processo interno de pensamento Concepção construtivista Objetivo de Piaget : mostrar como as estruturas mentais do recém nascido se desenvolvem, se transformam e se tornam complexas no decorrer dos anos.

4 Desenvolvimento cognitivo
Perspectiva biológica Desenvolvimento: processo de adaptação do organismo na interação com o meio tendo em vista sua organização. A inteligência é uma das formas de o ser humano se adaptar ao meio, ao longo de sua história. Adaptação é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. Assimilação é a incorporação dos elementos do meio às estruturas mentais.

5

6 Piaget: interacionista
Acomodação é a transformação das estruturas mentais em função das modificações do meio. Os esquemas de ação serão modificados para compreender e adaptar-se à nova situação. Ex: passar do ensino presencial ao ensino à distância.

7 Esquema de ação É uma maneira própria de abordar a realidade e organizá-la!

8 Construção do conhecimento
O aprender está ligado a ações interiorizadas executadas mentalmente: associar, ordenar, classificar.

9 Esquemas e estruturas mentais
Esquemas são unidades básicas de conduta. Ações sensoriais motoras: empurrar, puxar, pegar Ações interiorizadas mentalmente Esquemas se relacionam entre si formando estruturas de ações e pensamentos. Fatores do desenvolvimento: Maturação – dimensão orgânica , neurológica Experiência com o objeto de conhecimento - Ações Transmissão e interações sociais - Linguagem

10 Fatores de desenvolvimento
A equilibração progressiva é o principal motor da formação das estruturas operatórias do sujeito. A equilibração é um processo de oposição e reação às perturbações exteriores para conduzir o organismo a um estado melhor em relação ao anterior. É um processo auto regulador, adaptativo que se realiza pala assimilação e acomodação.

11

12 Estágios de desenvolvimento

13 A construção do conhecimento
“ Uma ação é tanto mais inteligente quanto mais evoluídas forem as estruturas a ela subjacentes. Estágios / formas particulares de equilibrio Sensório motor : reflexos, orgãos do sentidos, capacidade motora “ a conquista através da percepção e dos movimentos, de todo o universo pratico que cerca a criança”. Os esquemas de ação construídos nessa fase servem de sub estruturas as estruturas posteriores.

14 Sensório Motor

15 Estágios de desenvolvimento
Pré- operatório Conquista da linguagem oral Capacidade representativa da realidade Tendência lúdica Confusão entre a realidade e a fantasia A visão da realidade parte de seu próprio eu: egocentrismo Os esquemas intelectuais nessa fase são denominados pré –conceitos/ julga pelo que vê!

16 Conquista da linguagem oral e da capacidade representativa
Construção da inteligência prática

17 Pré Operacional

18 Estágios desenvolvimento
Operatório concreto Operações são ações mentais voltadas para a explicação e constatação Concretas porque se referem a objetos palpáveis que possibilitam classificar, enumerar, seriar. Reversibilidade: toda operação pode ser invertida. O julgamento não depende da percepção imediata. Se torna um pensamento conceitual, que busca o raciocínio e não mais se prende ao mundo imediato.

19 Operatório concreto

20 Operatório formal O pensamento avança dos objetos e realidades observáveis para a formulação de hipóteses e proposições.

21 Desenv. afetivo, social e moral
Afetividade e cognição são processos interligados e inseparáveis. Toda ação e pensamento possuem um aspecto cognitivo que são as estruturas mentais, e um aspecto afetivo que representa uma regulação energética interna: interesse, esforço, facilidade.

22 Desenv. moral e social Anomia: não compreende as regras
Respeito unilateral: resulta da coerção exercida pelo adulto o que faz a criança acreditar na existência das regaras e que elas são boas por terem sido propostas pelos adultos . Heteronomia: se submetem as regras porque decidem que querem obedecer. Respeito mútuo, condição necessária para a autonomia.

23 Abordagem piagetiana Desenvolvimento e aprendizagem
Desenvolvimento é um processo interno direcionado à totalidade das estruturas de conhecimento. Aprendizagem é provocada por situações externas através de desafios colocados pelo professor em relação a um tema pedagógico. Para Piaget o desenvolvimento propicia a aprendizagem. Educar é mais do que transmitir conteúdos, consiste em garantir o pleno desenvolvimento das funções mentais, os valores morais até a adaptação a vida social adulta.


Carregar ppt "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google