TELEROBÓTICA : TELEOPERAÇÃO DO ROBÔ ABB IRB 2000 VIA WWW Alberto J. Álvares Luís Felipe de A. Paulinyi GRACO - Grupo de Automação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Da manipulação industrial à navegação em estrada
Advertisements

Sistemas Operacionais
Capitulo 6: Entrada e Saída
Sistemas Distribuídos
Entrada e Saída Introdução.
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Laboratório de Sistemas Integráveis
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Introdução à Informática
Comunicação Distribuída
Sistemas Operacionais
Problemas com Entrada e Saída
Sistemas Operacionais
Maria Aparecida Castro Livi
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
III – Uso Infraestrutura Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Redes para Automação Industrial
Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN
ROB 553.
Monitorização de Sinais Biomédicos em Assistentes Pessoais Digitais
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Arquitetura de Computadores
Remodelando a solução mais eficaz
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Aula 9 - Camada de aplicação
Sistemas Operacionais
A autoria - II.
FTP (File Transfer Protocol) Protocolo de Transferencia de Arquivos
Sistemas Operacionais I
A melhor forma de seu Painel de Alarme estar na Internet.
Introdução à Automação
GRACO GRIMA Metodologia para Implantação de Laboratórios Remotos Via Internet na Área de Automação da Manufatura Alberto J. Álvares João Carlos Espíndola.
Estudo Dirigido: TeleManufatura Aplicada a Operações de Usinagem
Módulos de um S.O. Tiago Gomes Nº21 11ºi.
 Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;  Os dispositivos de ponta (endpoints): são.
Trabalho realizado por:
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Sistemas Supervisórios
Introdução à Automação
Sistemas Operacionais
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Módulos de um sistema operativo
A Internet e Seu Impacto
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Guiagem do Robô Móvel XR4000 para Inspeção via Internet de Tubulações Industriais Soldadas Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento.
DESENVOLVIMENTO DE UM MANIPULADOR COM DOIS GRAUS DE LIBERDADE CONTROLADO REMOTAMENTE VIA INTERNET Por Alberto José Alvares Luiz Sérgio Jordão Romariz Júnior.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica GRACO – Grupo de Controle e Automação Implementação de uma Interface.
Engenharia de Sistemas Embarcados Aula 5: Um Conjunto Básico de Ferramentas.
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Mário Luiz Tronco.
Sistemas de Arquivos Paralelos Alternativas para a redução do gargalo no acesso ao sistema de arquivos Roberto Pires de Carvalho carvalho arroba ime ponto.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica _________________________________________________________________________________________________________________________.
Trabalho realizado por: John Severino Nuno Fernandes Conceição Mimoso.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
EXTRANET Luciano Chede Abad
Prof. Luiz Lenarth Gabriel Vermaas
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Informática Industrial N8INF
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Funcionalidades.
Desenvolvimento de um Robô Móvel Autônomo Teleoperado via Internet
Transcrição da apresentação:

TELEROBÓTICA : TELEOPERAÇÃO DO ROBÔ ABB IRB 2000 VIA WWW Alberto J. Álvares Luís Felipe de A. Paulinyi GRACO - Grupo de Automação e Controle Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica - UnB & GRACO

TELEROBÓTICA : TELEOPERAÇÃO DO ROBÔ ABB IRB 2000 VIA WWW Alberto J. Álvares Luís Felipe de A. Paulinyi GRACO - Grupo de Automação e Controle Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica - UnB & GRACO

Objetivo Teleoperação via Internet Metodologia para Teleoperação via Web Arquitetura desenvolvida Implementação física GUI de teleoperação Conclusões Sumário GRACO

Desenvolvimento de uma GUI para Teleoperar o Robô Industrial ABB IRB 2000 Via World Wide Web. Exemplos de Aplicações na Internet - TeleRobotics: Telerobot (1994) (U. Western Australia mech.uwa.edu.au); Bradford Robotic Telescope Observatory (1996); WebRobot (1998) & RobWebCam (1997) ( graco.unb.br); Aplicações: Robôs Industriais, Manipuladores, Pan-Tilt, Máquinas de Comando Numérico e outros equipamentos industriais similares. Objetivo GRACO

Servidor WebCam: visualização do objeto teleoperado GRACO Este módulo é responsável pela captura de imagens em tempo real do Robô, utilizando-se da tecnologia WebCam ou WebVideo.. É utilizado o sistema RobWebCam desenvolvido no GRACO em 1997 como servidor WebCam.

Servidor WebRobot: funções de controle remoto do objeto teleoperado GRACO A fim de teleoperar o Robô utiliza-se o protocolo de comunicação ADLP-10 da ABB através de uma interface de comunicação serial conectado ao Servidor HTTP - WebRobot.. O servidor WebRobot é implementado no sistema operacional Linux.

GRACO Tabela 1. Funções de programas da biblioteca ARAP Funções de Programa Saída 1Transfer of program/block SC  IRB Transfere um programa ou bloco do computador para a memória do Robô 2Start of robot programInicia um programa presente na memória do Robô 3Stop of robot programPara imediatamente a execução de um programa Request from SC which programs are contained in the robot memory Lista os programas existentes na memória do Robô e mostra o espaço livre de memória Erase a specific program in robot memory from SC Apaga um programa da memória do Robô Request from SC for loading a program from floppy Carrega um programa da unidade de disco flexível do Robô Transfer of program from IRB to SC Transfere um programa da memória do Robô para o computador

GRACO Tabela 2. Funções de Leitura da biblioteca ARAP Funções de LeituraSaída 4Reading of TCP register dataCoordenadas de um TCP específico 5Reading of location register Valores de um Location Register específico 6Reading of register dataValores de um Register Data específico 7Reading of sensor register dataValor de Sensor Register específico 8Reading of digital inputsEntradas digitais 9Reading of digital outputsSaídas digitais Reading of configuration dataDados de configuração do Robô Reading of frame register dataValores de um Frame específico Status requestPosição do Robô e modo de operação Reading of arc-weld dataLeitura dos dados de soldagem Reading of analogue inputsEntradas Analógicas do Robô Reading of analogue outputsSaídas Analógicas do Robô Reading of ARAP versionVersão da Biblioteca ARAP do Robô Reading of resolver offsetsOffsets do Resolver

GRACO Tabela 3. Funções de escrita da biblioteca ARAP Função de EscritaSaída Writing of TCP register dataModifica coordenadas de um TCP específico Writing of location register dataModifica o valor de um Location Register específico Writing of register dataModifica o valor de um Register específico Writing of sensor register dataModifica o valor de um Sensor específico Writing of digital output valueModifica o valor de uma saída digital específico Writing of configuration dataModifica a configuração Writing of frame register dataModifica o valor de um frame específico Change of robot operation modeModifica o modo de operação do Robô Manoeuvring of IRBMovimenta o Robô Writing of arc weld dataModifica os dados de soldagem Writing of analogue output valueModifica a saída analógica

Teste da metodologia para o desenvolvimento de sistemas Robóticos teleoperados via WWW através do Sistema; Empecilhos à tecnologia de teleoperação via Internet/WWW: tempo de espera elevado em função da largura de banda existente na rede; O intervalo de tempo entre o envio do comando, a efetivação do posicionamento e a visualização da nova situação monitorada é alto; Conclusões GRACO

Delay compromete aplicações em tempo real que requerem maior confiabilidade e segurança; Bons resultados no que concerne as funções diretamente relacionadas ao controle do Robô através do seu protocolo de comunicação, por requerer arquivos de 1 a 2 Kbytes de tamanho para implementar estas funções. Realimentação através de vídeo: maior largura de banda para aplicações em tempo real (RT). Uma opção seria a utilização de Realidade Virtual ao invés de se utilizar sinal de vídeo, através de VRML; Conclusões GRACO