Sistemas Distribuídos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
O Paradigma Cliente/Servidor Prof. Carlos A. Maziero, PhD PPGIA PUCPR.
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Sistemas operacionais
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos
Comunicação Distribuída
Computação Distribuída
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
Objetos Distribuídos Padrão CORBA
Questões Resolvidas - A.C.-10/08/05
Sistemas Prof. Carlos Padovani.
Tecnologia em Redes de Computadores
Banco de dados distribuídos
Android - Truco Online Autores: Jacqueline de Moura Oliveira Thiago Negreiros da Silva.
Sistemas Distribuídos
Cloud Computing.
Middleware e Sistemas Distribuídos
1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos.
Linguagem de Programação IV
Tópicos em redes e sistemas distribuídos
Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos1 Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 09.
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Sistemas Distribuídos Carlos A. G. Ferraz DI/UFPE Aula 05.
Administração e Integração de Redes em Sistemas Distribuídos
Sistemas Distribuídos
Marshal Dictionary Alessandro de Luna AlmeidaAlessandro de Luna Almeida Igor Azevedo SampaioIgor Azevedo Sampaio Mozart de Siqueira Campos Araújo FilhoMozart.
Sistemas Distribuídos Estrutura de Redes
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
SGBD Distribuído Lílian Simão Oliveira.
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA Aula 01 Prof. Henrique Mongelli
Sistemas Distribuídos
Tipos de Sistemas Distribuídos
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Aplicações de redes em sistemas de informação
Sistemas Distribuídos
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote –Aumentar a capacidade de processamento de programas –Usuário ia ao computador.
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
Tolerância a Falhas Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Multiparadigma das Comunicações em Java para Grid Computing Fernanda R. Ramos Luiz Felipe Marco Eiterer Profº Alcides Calsavara, Ph.D.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Sistemas Operacionais Distribuídos
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Classificação dos Sistemas Multimídia
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Sistemas Distribuídos
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Projetar Processos. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar distribuição | 2 Descrição do Projeto.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci a Professor Antônio.
Sistema de Arquivos Distribuídos (SAD)- Características Serviços de nomes e diretórios Prof. Dr. Norian Marranghello Grupo 13 Guilherme Eberhart Jorge.
Aula Virtual Projeto de Sistemas Distribuídos. Roteiro Introdução (Revisão) Tecnologia Arquitetura Tolerância a Falha Segurança.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Sistemas Operacionais Distribuídos e/ou de Redes Engenharia da Computação – UCPEL Ritiele Moreira Aldeburg.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Distribuídos 17/04/2017 Sistemas Distribuídos Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br

Agenda Motivação O que são os Sistemas Distribuídos 17/04/2017 Motivação O que são os Sistemas Distribuídos Definição Exemplo como funcionam e como são estruturados Desafios “Convergência digital” Habilidades para o desenvolvimento de Sistemas Distribuídos O profissional de Sistemas Distribuídos

Motivação Nos últimos anos, os sistemas distribuídos, particularmente os serviços e aplicações baseados na Web e Internet de forma geral, têm adquirido interesse e importância sem precedentes. Técnicas de sistemas distribuídos, como comunicação entre processos, invocação remota, nomeação distribuída, entre outras, fornecem a infra-estrutura de execução que suporta as aplicações em rede de hoje.

O que são?

Definição de Sistemas Distribuídos 17/04/2017 “Um sistema distribuído é uma coleção de computadores independentes que aparecem para os usuários do sistema como um único computador.” (Tanenbaum) Hardware: máquinas autônomas Software: os usuários pensam do sistema como um único computador “Um sistema em que componentes de hardware e software localizados em computadores em rede se comunicam e coordenam suas ações por passagem de mensagens.” (Coulouris et al)

Por que ter sistemas distribuídos? Integração de sistemas Ex: sistema de alarme + sistema de agenda Processamento de alto desempenho Paralelismo aproveitando recursos de processamento distribuídos em rede Segurança Distribuição dificulta ataques, como em estratégias de guerra Alta disponibilidade Falhas parciais Entre outras vantagens...

Exemplo: Web Internet Servidor DNS Servidor BD Servidor DNS de Arquivos Servidor BD Servidor DNS Servidor Web Porta 80 Internet Servidor DNS Servidor DNS Cliente “browser”

Como funcionam e como são estruturados? Clientes/servidores RPC Objetos distribuídos Baseados nos conceitos de orientação a objetos C S C/S C/S Aplicação O O O O O Sistema Operacional Distribuído Middleware Middleware Sistema Operacional Distribuído Sistema Operacional Rede

Desafios Heterogeneidade Abertura Segurança Tratamento de falhas Concorrência Transparência

Convergência Digital Sistemas Distribuídos Multimídia Computação Comunicação Computação em rede Sistemas Distribuídos Multimídia Software & Hardware para divertimento & informação Difusão de conteúdo em rede Mídia Filmes Música Notícias

Desenvolvimento

Habilidades Um pouco de redes Muito de plataformas de suporte a distribuição A maioria das linguagens de programação incorporam modelos de programação distribuída (RPC, RMI etc.) Engenharia de software Requisitos funcionais Documentação .... Afinal está se desenvolvendo a Engenharia de Software Distribuído!!! Requisitos não-funcionais também: Desempenho Segurança Tolerância a falhas, etc...

Profissão

O Profissional de Sistemas Distribuídos Desenvolve sistemas em redes, que vão desde sistemas operacionais, passando por middleware, até aplicações inerentemente distribuídas envolvendo educação a distância, telemedicina, vídeo-conferência, jogos em rede, entre outros... O mercado de trabalho para o profissional de sistemas distribuídos é formado de empresas de desenvolvimento de software ("fábricas de software"), básico ou aplicativo de rede, provedores de sistemas de informações na Internet/Web, ...

computação a qualquer hora e em qualquer lugar. Conclusão Os profissionais de sistemas distribuídos, redes e mídias colaboram para viabilizar a convergência digital, que permite computação ubíqua, ou seja, computação a qualquer hora e em qualquer lugar.