Graça Abrantes 1 Visão de campos A área objecto de estudo, normalmente um rectângulo, considera-se dividida numa grelha de células com a forma de rectângulos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Objetos gráficos planares
Computação Gráfica I Conteúdo: Professor: - Objetos gráficos espaciais
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
Resolução de problemas espaciais
Geodatabases no ArcGIS 9.x
Edição de dados (9ª aula) ○ Topologia nos SIG
Algumas estruturas de dados em SIGs
Geodatabases no ArcGIS 10
10º CAPÍTULO Segmentação de imagem.
MÉTODOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
ENG 531 – Agricultura de Precisão
Michele Mengucci CVRM-Centro de Geo-Sistemas IST Lisboa
Geoprocessamento na Agricultura de Precisão
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Curso de Cafeicultura de Precisão
Iana Alexandra Alves Rufino (UAEC/CTRN/UFCG)
Análises Espaciais e Tomada de Decisão
Iana Alexandra Alves Rufino
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
Filtragem Espacial É baseado na aplicação de máscaras na imagem.
Sistemas Operacionais I
Entrada de Dados Espaciais
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Arquitetura e Linguagens
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Análises espaciais: Funções do SIG
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
Os SIG Componentes e aplicações
Dados em Geoprocessamento
Ferramentas de Modelagem Ambiental
Terralib Development Kit
Sistemas Operacionais
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
Modelos de Dados para Bancos de Dados Móveis
LIÇÃO 6 MODELOS DE DADOS.
Modelagem de Dados Espaciais
Estrutura de Dados Os dados com componente geográfico podem possuir dois tipos de estrutura ou modelo de dados: Vetorial ou Raster. Tipo de organização.
Sistemas de Informações Geográficas SIGs.
Sistemas de Informações Geográficas
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Interpretação de Projetos de Software Professor: Cheli dos S. Mendes.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Análises espaciais: Funções do SIG
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
LAY OUT DE ARMAZÉNS.
Operações sobre objectos espaciais
Algumas estruturas de dados em SIGs Tabela Vectorial Matricial.
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Fundamentos de SIG (aula 2).
Geodatabases no ArcGIS 9.x. O que é uma Geodatabase Uma geodatabase é uma base de dados (por ex. Access) onde é possível guardar conjuntos de dados geográficos.
Operações espaciais Modelação Cartográfica. Dados de entrada e de saída Dados de entrada Operações Dados intermédios Dados de saída.
Graça Abrantes Operações espaciais (5ª aula) ○ operações elementares ○ operações cujo resultado é um valor lógico ○ operações para derivação de informação.
Analise de Algoritmos e Notação Assintótica
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
Estruturas de dados Tabela Vectorial Matricial Rede triangular irregular.
Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota 2003/2004 [San ‑ Payo e Rolo 97]
Fundamentos de SIG Graça Abrantes.
Sistemas de Informação Geográfica SIG: vectorial/matricial Objectos/atributos/valores.
Modelação Cartográfica
Objectos espaciais em SIGs
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Explorando a ideia de número positivo e número negativo
Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Imagem Gráficos (Vectorial) Nos gráficos (imagens vectoriais) a informação visual é representada sob a forma de equações matemáticas que descrevem uma.
Aula 1 – Parte II O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESPAÇO
Análise de Dados Espaciais: Baseadas na Localização Flávia F. Feitosa Disciplina BH1408 – Cartografia e Geoprocessamento para o Planejamento Territorial.
Transcrição da apresentação:

Graça Abrantes 1 Visão de campos A área objecto de estudo, normalmente um rectângulo, considera-se dividida numa grelha de células com a forma de rectângulos (geralmente, quadrados) de dimensão fixa. Estas células constituem uma partição da área de estudo A cada célula encontra-se associado o valor de um determinado atributo constituindo uma matriz de números (inteiro, real ou lógico) eventualmente, o identificador único atribuído a cada objecto de um determinado conjunto de objectos espaciais o conjunto de células e respectivos valores constitui uma camada (layer)

Graça Abrantes 2 Estrutura raster As estruturas raster adaptam-se naturalmente ao suporte de dados entrados por scanner provenientes de bandas de dados recolhidos por detecção remota via satélite Utilização simples Níveis apreciáveis de eficiência na realização de determinadas operações de análise espacial — tais como, sobreposições, geração de buffers e uso de filtros

Graça Abrantes 3 Adequação A estrutura é especialmente adequada a situações em que: os objectos espaciais são georreferenciados por coordenadas do plano e possuem um pequeno número de atributos o espaço é subdividido em áreas homogéneas relativamente extensas - cobertura vegetal dos solos, fronteiras políticas e administrativas. a informação varia com frequência no espaço - MDT

Graça Abrantes 4 Desvantagens As imagens apresentam linhas de contorno irreais, já que estas são formadas a partir de lados dos polígonos que constituem a grelha A grelha imposta à área em estudo é totalmente independente das características desta, existem sempre várias células, sobretudo nas fronteiras entre regiões distintas, que não são realmente homogéneas relativamente ao atributo em observação Volume de dados elevado

Graça Abrantes 5 Visão dos objectos A localização no espaço é representada por meio de coordenadas geográficas (globais ou do plano) as características espaciais dos objectos são representadas como conjuntos de pares ordenados do tipo {(x i,y i ),i=1...n}.

Graça Abrantes 6 Estrutura vectorial Dimensionalidade dos objectos espaciais Os métodos de georreferenciação, ao permitirem a definição da localização geográfica dos objectos, estabelecem simultaneamente a sua forma geométrica ponto - entidade básica, definida por duas coordenadas linha aberta ou poligonal - definida por uma sequência de pontos polígono ou região - definida por uma linha poligonal fechada Objectos espaciais complexos são aqueles cuja localização geográfica define um conjunto composto de objectos espaciais simples ou complexos