CRISE do SÉCULO XIV e XV A economia feudal não foi capaz de enfrentar as transformações que se intensificavam desde as Cruzadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
Crise Feudal, Cruzadas e Renascimento Comercial e Urbano.
Baixa Idade Média séculos X - XV
Formação das Monarquias Nacionais
MONARQUIAS FEUDAIS FRANÇA Dinastia Capetíngia (987 – 1328)
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
A Formação dos Estados Ibéricos e a expansão marítima
As transformações geradas com o Renascimento Urbano e Comercial
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
Feudalismo Unidade 7 - HG.
Feudalismo.
A BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI AO XV)
BAIXA IDADE MÉDIA * CRISE DO SISTEMA FEUDAL: FATORES: GRANDE FOME;
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Expansão Marítima Européia (Século XV)
O processo de decadência do feudalismo Profª Telma Souza
IDADE MÉDIA - BREVE RETOMADA -.
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
Europa nos séculos XIV e XV
RENASCIMENTO.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Anna Lavínia Mirella Larissa
Capítulo 4 Baixa Idade Média
Expansão Marítima Européia Professor Ulisses Mauro Lima
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI – XV)
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
CRISE DO MUNDO FEUDAL.
Mudanças na Europa 7º ano.
Renascimento das cidades
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
HISTÓRIA.
O século da fome, da guerra e da Peste
Declínio da Idade Média
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA:
Baixa Idade Média A desagregação do Feudalismo
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
O Estado Moderno.
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
GUERRA DOS CEM ANOS.
O Império Bizantino Com o fim do Império Romano do Ocidente, em 476, persistiu a porção oriental. O Império Bizantino perdurou até ser conquistado pelos.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Médio, 1ª Série As revoltas populares na Europa medieval e a participação de novos grupos sociais.
HUMANISMO
Idade Moderna e suas transformações
O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR VIA MASCULINA. LEI SÁLICA (FRANÇA) O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR.
Grupo: 1 Capítulo: 1 Tema: Idade Moderna e suas transformações
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Baixa Idade Média.
CAPITULO I A crise do Feudalismo.
A crise do feudalismo História a – aula 18
Diminuição da População Mundial 1/3 da população europeia Guerras Revoltas e conflitos longos Fomes Doenças Peste Negra Crise do Século XIV Grave.
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
Declínio do Feudalismo
Revisão PG 2 7º ano- História.
{ Monarquias Nacionais (conflitos) Cultura na Idade Média – Aulas 28 e 29.
Baixa Idade Média - XIV.  Fome: Clima, esgotamento do solo, aumento da população.  Peste: Falta de higiene, contágio (bactéria)  Guerra: insegurança.
Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. 
Declínio do Sistema Feudal
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IDADE MÉDIA.
IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC XI – XV) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:  Decadência do feudalismo.  Estruturação do modo de produção capitalista.  Transformações.
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS AULA 12 O QUADRO POLÍTICO NA BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULOS XII AO XV.
Transcrição da apresentação:

CRISE do SÉCULO XIV e XV A economia feudal não foi capaz de enfrentar as transformações que se intensificavam desde as Cruzadas.

Elementos Conjunturais da Crise do Século XIV: Desequilíbrio entre as rudimentares técnicas de cultivo e o crescimento demográfico. Atração urbana e fome (1315 e 1317 - Grande Fome). Subnutrição crônica. Guerra dos Cem Anos. Peste Negra (epidemias).

Guerra dos Cem Anos (1337 - 1453) Origem em questões econômicas (Flandres) e políticas (dinásticas = sucessão ao trono francês). Flandres = um dos principais centros de riqueza europeu era um feudo francês (cobiça inglesa). Eduardo herdeiro inglês e neto de Felipe, o Belo reivindicou o trono francês ao fim da dinastia Capetíngia. A nobreza francesa reagiu recorrendo a Lei Sálica (direito germânico) e coroou Felipe de Valois (Felipe IV) - a guerra teve início.

Peste Negra: Originária do Oriente chegou à Europa através dos navios comerciais (começou no Norte da Itália). Foi favorecida pelas condições européias: miséria, desnutrição, falta de higiene e crescimento urbano desordenado. Entre 1348 e 1352 dizimou cerca de 1/3 da população. Efeitos: queda na produção agrícola, alta dos preços, fome e revoltas camponesas.

Revoltas Camponesas e Urbanas: Jacqueries (Jacques Bonhomme) na França. Wat Tyler e padre John Ball x servidão na Inglaterra. Rebelião de Jornaleiros (Flandres). Artesãos x péssimos salários (Florença).

Transformações Culturais: Miséria da população x riqueza eclesiástica: contestação ao poder da Igreja / heresias (a favor a pobreza). Monopólio cultural da Igreja foi quebrado: universidades / Humanismo. Mudanças teológicas: Tomás de Aquino (Suma Teológica) – Tomismo (harmonizar as verdades à fé baseando-se em Aristóteles). Substituição do estilo românico (pesado e maciço) pelo gótico (leveza e iluminação).

Crise do Século XV: A retomada do crescimento demográfico restabeleceu a mão-de-obra rural, normalizou o abastecimento das cidades, os preços caíram e o comércio voltou a crescer. O crescimento do comércio se deu em ritmo muito intenso e encontrou no século XV fatores de limitação: escassez de mercado, de riquezas e de moedas na Europa. A saída natural seria a expansão marítima. Fim da Guerra dos Cem Anos e o fortalecimento das monarquias Francesa e Inglesa.