CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

10 ANOS – 11 DE SETEMBRO Introdução.
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
1. Panorama Histórico Fim do domínio islâmico na Europa Ocidental – queda de Granada (1492) Fim do avanço islâmico na Europa Oriental – cerco de Viena.
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
Trabalho de Geografia Alunas: Camila Vecchi Daiane Nogueira
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
ORIENTE MÉDIO Dizem que o problema é político, mas é religioso.
Dizem que o problema é político, mas é religioso.
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
Conflito árabe-israelense
CONFLITO ÁRABE - ISRAELENSE
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Conflitos no Oriente Médio Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Conflitos árabe-israelenses
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
ARÁBES (Islã) X ISRAELENSES (Judeus)
Capitulo 1- Povos e Nações
Conflito entre judeus e árabes.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
Sionismo.
O conflito no Oriente-Médio
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Professor Luiz Felipe Geografia
Profª Raudilene Silveira
Mapas de Israel Fonte: BBC
CAP. 17 – GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade IV.
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO.
RECONHECIMENTO DA PALESTINA
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Conflito árabe-israelense
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Conflitos Regionais Grupo VII, Cap. 5.
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Fontes de energia I GG. 07 PAG.42. Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica.
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Transcrição da apresentação:

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL CONFLITOS ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS

Palavras-chaves Partilha territorial Organização das Nações Unidas (ONU) Fronteiras políticas Nacionalismo OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Histórico. Todos os países do Oriente Médio são Árabes, com exceção do Estado de Israel – Judeu. Após a 1º guerra mundial as grandes potencias europeias vencedoras, criaram fronteiras políticas redesenhando assim os contornos modernos dos estados árabes no Oriente Médio. Como forma de reação ao domínio das potências europeias, nasceu o nacionalismo árabe. Apenas o Egito conseguiu sua independência em 1922 antes da 2º guerra mundial, após a guerra as demais nações árabes foram se tornando independentes. Originalmente essa região era conhecida como Palestina, onde atualmente é o Estado de Israel.

Histórico. Alá é o Deus adorado pelos mulçumanos. O profeta é Maomé, que segue os ensinamentos de Alá, segundo ele: “Todos os mulçumanos são irmãos e tem o dever religioso de evitar guerras entre si, combatendo o inimigo comum não árabe.”, essa diretriz de unicidade divina propiciou a centralização das políticas das nações árabes.

Palestinos X Israelenses Língua oficial: Árabe Capitais: Ramallah e Gaza Religião: Mulçumana Principal Líder: Yasser Arafat. (1929 – 2004) Líder Atual: Mahmoud Abbas População: 3.7 milhões de habitantes IDH: 0.701 (128º - Médio) Língua oficial: Hebraico Capital: Jerusálem Religião: Judaica Principal Líder: Yitzak Rabin (1922 – 1995) Líder atual: Shimom Peres População: 7.4 Milhões de habitantes IDH: 0.935 (37º - Alto)

Partilha da região da Palestina realizada pela Organização das Nações Unidas - 1947 Em 1947 a ONU (recém criada) estabeleceu um acordo de partilha, com o objetivo de estabelecer a ordem e promover a paz entre os israelenses e palestinos. Segundo a ONU a região seria dividida em três partes: Um estado judeu – Israel (56.5%) Um estado palestino – Palestina (42.9%) Uma cidade internacional controlada pela ONU – Jerusalém (0.6%)

Contexto atual da partilha territorial da Palestina. O estado judeu foi criado em 1948 – Estado de Israel, no momento da criação do estado palestino, Israel, sucumbiu a força sua existência, que até a atualidade não foi concretizado. No entanto a comunidade internacional reconheceu somente o Estado de Israel. Os países árabes se uniram para combater o gigante israelense – apoiado pelos EUA, Inglaterra e Austrália – tem início a chamada Guerras Árabe – Israelense (1948) Diante de tal fato fica claro que o principal motivo dos conflitos entre árabes e israelenses é territorial com atenuantes religiosos extremistas.

Principais conflitos entre árabes e israelenses. 1948 até os dias atuais entre Israel e Palestina: uma disputa territorial pela criação do Estado Palestino. 1967 Guerra dos Seis Dias: entre Israel e os países vizinhos (Egito, Síria e Jordânia), vencida por Israel. 1973: Guerra do Yom Kippur (Feriado judaico, onde se realiza um jejum de 25 horas e reza intensa 26/10): novamente Israel e os países árabes (Egito e Síria), vencida por Israel. 1987 – Primeira Intifada – Revolta das Pedras. (Israel X Palestina) 1991: Guerra do Golfo: tropas norte-americanas e outros países aliados (Inglaterra, França, Egito, Arábia Saudita, Israel etc.) retomaram o Kuwait que havia sido invadido pelo Iraque de Saddam Hussein, em agosto de 1990.

Principais conflitos entre árabes e israelenses. 1993 – Acordo de Paz envolvendo palestinos (Yasser Arafat) e Israelense (Yitzak Rabin) na cidade de Camp David – local da casa de campo do então presidente norte-americano Bill Clinton. 2000 – Segunda Intifada – Revolta das Pedras.(Israel X Palestina) 2006 – Conflito entre Israel e Líbano na área da fronteira norte de Israel, devido ao seqüestro de dois soldados israelenses pelo grupo islâmico Hezbollah, Israel retaliou o território libanês destruindo quase que a totalidade de sua infra-estrutura (pontes, estradas, reservatórios de água, aeroportos, rede de transmissão de comunicação, torres de sinas de TV e rádio etc.)

Reflexão

Atividade de Revisão. Elabore um texto sobre a dificuldade do povo palestino em conseguir o reconhecimento do território palestino, identificando o principal motivo dos conflitos armados entre árabes e israelenses. Faça uma reflexão da imagem anterior e depois realize um debate com os colegas sobre a disparidade tecnológica entre os palestinos e israelenses, levando em conta o apoio que ambos países recebem.

FIM Professor (Esp.): Eduardo Elias E-Mail: eduardoeos@gmail.com