Boa noite!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

Parábolas de Jesus.
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
O DIA DE HOJE.
NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Joani Alves Ferreira Júnior
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Leblon Fitness Networking
Namoro.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
MÁSCARAS MÚSICA: Ernesto Cortazar - Dancing.way
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
Intencionalidade discursiva
APREDENDO A ORAR.
Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Comunicação Empresarial
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
O Triplo Filtro.
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
Carinhosamente,Graziela
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Simplesmente leia!!!!.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
Este é um texto teste para este slide.
Como interpretar a Bíblia?
EVANGELISMO PÚBLICO.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Dicas para Apresentações
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Metodologia do Ensino de Arte
Querido(a)s: "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
Programação – Quando é onde...
Programação Neurolingüística
Aula 5.
Jesus escolheu todos Jesus não é um professor. É alguém que não tem vergonha de estar próximo do povo. Em Santa Marta, o Papa indica três momentos da vida.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Cordel da Argumentação João Bosco Bezerra Bonfim
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Marta e Maria.
Homem X Comunicação.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
A u t o m a t i c a m e n t e Porque uso óculos escuros?
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
Seja uma pessoa caridosa e repasse para todos seus amigos.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
Receita de um Sonhador.
Metodologia Catequética
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Transcrição da apresentação:

Boa noite!

Comunicação Para Ministros Extraordinários da Eucaristia

Programa

Terça-feira dia 10 de julho:. A primeira comunicação Terça-feira dia 10 de julho: * A primeira comunicação * Falar de improviso * O poder do “mas” e do “não” * Medo de falar em público

Terça-feira, dia 17 de Julho de 2012. Califasia Terça-feira, dia 17 de Julho de 2012 * Califasia * Causas de mal entendidos: como a mente completa... Distorções... Etc * Apresentação dos voluntários

Hoje - dia 24 de Julho: * Ontologia da linguagem - a importância do contexto - PNL – Visuais, auditivos e cinestésicos * O uso dos gestos * A comunicação conforme seu objetivo

Última terça-feira Dia 31 de julho:. O corpo do discurso Última terça-feira Dia 31 de julho: * O corpo do discurso * A comunicação de Jesus * A melhor comunicação

Ontologia da linguagem

“Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser

“Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser “Logia“ significa estudo

“Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser “Logia“ significa estudo Logo, "ontologia“ significa

o estudo do indivíduo

Conforme Aurélio: Ontologia é a "parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (...)".

Ontologia busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano

Cada um diz o que diz e o outro escuta o que escuta.

O ouvir e o escutar são fenômenos distintos e desconsiderar isto pode ser a raiz da grande maioria dos mal-entendidos entre as pessoas.

OUVIR é um fenômeno biológico, é perceber os sons

Escutar é um fenômeno lingüístico: ouvir + interpretar

Não há como escutar sem interpretar. (até sons interpretamos)

Erro ao pensar comunicação: (torre transmitindo para TV)

Emissor receptor

Emissor receptor mensagem

Imagine uma bicicleta

Método atual de se entender comunicação:

Emissor mensagem O receptor

Emissor mensagem o mundo do receptor (sua ontologia) O receptor

Ao transmitir uma mensagem, temos que levar em consideração:

* História pessoal

* História pessoal * Realidade do grupo

* História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local

História pessoal. Realidade do grupo. Condições do local * História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local * Contexto histórico-cultural

História pessoal. Realidade do grupo. Condições do local * História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local * Contexto histórico-cultural * Sistema representacional

História pessoal

Há traumas?

Como a pessoa está do ponto de vista emocional e afetivo?

Qual o grau de animação do seu ouvinte Qual o grau de animação do seu ouvinte ? (animado, desanimado, apático, entusiasmado...)

Há preconceitos?

Qual a história pessoa de cada um?

Realidade do grupo

Quem são as pessoas que vão me ouvir?

Número de pessoas

Número de pessoas Idade

Número de pessoas Idade sexo

Número de pessoas Idade sexo grau de instrução

Condições do local

Tem som (microfone)?

Cadeiras suficientes?

Temperatura agradável

Está preparado para o “e se...” ?

E se vier mais pessoas do que o esperado?

E se chover?

E se tiver jogo no mesmo horário?

E se tiver pessoas com necessidades especiais?

E se tiver muito calor?

E se vier bem menos pessoas que o esperado?

E se acabar a energia elétrica na hora?

E se o data-show não funcionar?

Nunca se esqueça:

Nunca se esqueça: “O diabo mora nos detalhes...”

Nunca se esqueça: “O diabo mora nos detalhes...”

Dica: Faça um check list

Contexto histórico-cultural

Hoje é data de alguma coisa?

Neste local tem algum fato a ser levado em conta?

Ocorreu algo que “mexeu” com a comunidade recentemente?

Teve notícia na TV ou outro órgão que está mexendo com a comunidade neste momento?

O acesso ao local tem alguma característica específica?

Os usos e costumes da comunidade são conhecidos de quem vai falar?

Quais os valores predominantes na comunidade?

Há influência de outros segmentos religiosos na comunidade?

Que tipo de informação prévia as pessoas possuem a respeito do que você falará?

Existem lideranças que devem ser ouvidas antes?

Sistema representacional

As pessoas são:

As pessoas são: auditivas

As pessoas são: auditivas visuais

As pessoas são: auditivas visuais cinestésicas

Se ele é visual e ela é cinestésica, pode ser que nem sempre as coisas se encaixem...

Se ele é visual e ela é cinestésica, pode ser que nem sempre as coisas se encaixem...

Qual sistema devo usar num público diverso?

Use os três para atingir a todos!

Agora temos claro que uma mensagem transmitida, ANTES de ser assimilada pelo outro, passa pelo mundo dele!

E M I S O R R E C P T O

Mundo do receptor E M I S O R

E após o café – apresentação dos voluntários !

Apresentação dos voluntários

A todos que se apresentaram...

P a r a b é n s ! ! !

USO DOS GESTOS

A COMUNICAÇÃO CONFORME SEU OBJETIVO

Para informar ou ensinar

Proponha ideias ou ações para os ouvintes e valorize a DIDÁTICA para possibilitar o completo entendimento da proposição apresentada.  

  Para motivar

  Proponha ideias ou ações para os ouvintes e DESTAQUE OS BENEFÍCIOS de agirem conforme a proposição apresentada.  

Para convencer pró ou contra (divergir)

Proponha ideias ou ações para os ouvintes e UTILIZE ARGUMENTOS que possam dar suficiente credibilidade para a proposição apresentada. .

Para meditar, refletir ou contemplar

É fundamental que você já tenha feito isto antecipadamente, ou seja, já tenha feito a meditação ou reflexão ou contemplação do texto.

Desta forma, você falará do que virá do teu coração, e não somente da tua razão. Hoje o povo está cansado de reflexões só racionais, desejosos para ouvir mensagens que lhe toquem o coração.

Mas um coração só ouve outro coração Mas um coração só ouve outro coração. Mente ouve mente coração ouve coração Assim, para falar aos corações das pessoas, é necessário que a mensagem venha do teu coração

Em todos os casos use, se possível, parábolas ou metáforas.

* Ontologia da linguagem - a importância do contexto - PNL – Visuais, auditivos e cinestésicos * O uso dos gestos * A comunicação conforme seu objetivo

* O corpo do discurso * A comunicação de Jesus * A melhor comunicação

Próxima 3ª.feira Dia 31 de julho...

Até lá e uma boa semana a todos!

Fim (hoje)