Boa noite!
Comunicação Para Ministros Extraordinários da Eucaristia
Programa
Terça-feira dia 10 de julho:. A primeira comunicação Terça-feira dia 10 de julho: * A primeira comunicação * Falar de improviso * O poder do “mas” e do “não” * Medo de falar em público
Terça-feira, dia 17 de Julho de 2012. Califasia Terça-feira, dia 17 de Julho de 2012 * Califasia * Causas de mal entendidos: como a mente completa... Distorções... Etc * Apresentação dos voluntários
Hoje - dia 24 de Julho: * Ontologia da linguagem - a importância do contexto - PNL – Visuais, auditivos e cinestésicos * O uso dos gestos * A comunicação conforme seu objetivo
Última terça-feira Dia 31 de julho:. O corpo do discurso Última terça-feira Dia 31 de julho: * O corpo do discurso * A comunicação de Jesus * A melhor comunicação
Ontologia da linguagem
“Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser
“Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser “Logia“ significa estudo
“Onto“ – vem do grego – significa indivíduo ou ser “Logia“ significa estudo Logo, "ontologia“ significa
o estudo do indivíduo
Conforme Aurélio: Ontologia é a "parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (...)".
Ontologia busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano
Cada um diz o que diz e o outro escuta o que escuta.
O ouvir e o escutar são fenômenos distintos e desconsiderar isto pode ser a raiz da grande maioria dos mal-entendidos entre as pessoas.
OUVIR é um fenômeno biológico, é perceber os sons
Escutar é um fenômeno lingüístico: ouvir + interpretar
Não há como escutar sem interpretar. (até sons interpretamos)
Erro ao pensar comunicação: (torre transmitindo para TV)
Emissor receptor
Emissor receptor mensagem
Imagine uma bicicleta
Método atual de se entender comunicação:
Emissor mensagem O receptor
Emissor mensagem o mundo do receptor (sua ontologia) O receptor
Ao transmitir uma mensagem, temos que levar em consideração:
* História pessoal
* História pessoal * Realidade do grupo
* História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local
História pessoal. Realidade do grupo. Condições do local * História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local * Contexto histórico-cultural
História pessoal. Realidade do grupo. Condições do local * História pessoal * Realidade do grupo * Condições do local * Contexto histórico-cultural * Sistema representacional
História pessoal
Há traumas?
Como a pessoa está do ponto de vista emocional e afetivo?
Qual o grau de animação do seu ouvinte Qual o grau de animação do seu ouvinte ? (animado, desanimado, apático, entusiasmado...)
Há preconceitos?
Qual a história pessoa de cada um?
Realidade do grupo
Quem são as pessoas que vão me ouvir?
Número de pessoas
Número de pessoas Idade
Número de pessoas Idade sexo
Número de pessoas Idade sexo grau de instrução
Condições do local
Tem som (microfone)?
Cadeiras suficientes?
Temperatura agradável
Está preparado para o “e se...” ?
E se vier mais pessoas do que o esperado?
E se chover?
E se tiver jogo no mesmo horário?
E se tiver pessoas com necessidades especiais?
E se tiver muito calor?
E se vier bem menos pessoas que o esperado?
E se acabar a energia elétrica na hora?
E se o data-show não funcionar?
Nunca se esqueça:
Nunca se esqueça: “O diabo mora nos detalhes...”
Nunca se esqueça: “O diabo mora nos detalhes...”
Dica: Faça um check list
Contexto histórico-cultural
Hoje é data de alguma coisa?
Neste local tem algum fato a ser levado em conta?
Ocorreu algo que “mexeu” com a comunidade recentemente?
Teve notícia na TV ou outro órgão que está mexendo com a comunidade neste momento?
O acesso ao local tem alguma característica específica?
Os usos e costumes da comunidade são conhecidos de quem vai falar?
Quais os valores predominantes na comunidade?
Há influência de outros segmentos religiosos na comunidade?
Que tipo de informação prévia as pessoas possuem a respeito do que você falará?
Existem lideranças que devem ser ouvidas antes?
Sistema representacional
As pessoas são:
As pessoas são: auditivas
As pessoas são: auditivas visuais
As pessoas são: auditivas visuais cinestésicas
Se ele é visual e ela é cinestésica, pode ser que nem sempre as coisas se encaixem...
Se ele é visual e ela é cinestésica, pode ser que nem sempre as coisas se encaixem...
Qual sistema devo usar num público diverso?
Use os três para atingir a todos!
Agora temos claro que uma mensagem transmitida, ANTES de ser assimilada pelo outro, passa pelo mundo dele!
E M I S O R R E C P T O
Mundo do receptor E M I S O R
E após o café – apresentação dos voluntários !
Apresentação dos voluntários
A todos que se apresentaram...
P a r a b é n s ! ! !
USO DOS GESTOS
A COMUNICAÇÃO CONFORME SEU OBJETIVO
Para informar ou ensinar
Proponha ideias ou ações para os ouvintes e valorize a DIDÁTICA para possibilitar o completo entendimento da proposição apresentada.
Para motivar
Proponha ideias ou ações para os ouvintes e DESTAQUE OS BENEFÍCIOS de agirem conforme a proposição apresentada.
Para convencer pró ou contra (divergir)
Proponha ideias ou ações para os ouvintes e UTILIZE ARGUMENTOS que possam dar suficiente credibilidade para a proposição apresentada. .
Para meditar, refletir ou contemplar
É fundamental que você já tenha feito isto antecipadamente, ou seja, já tenha feito a meditação ou reflexão ou contemplação do texto.
Desta forma, você falará do que virá do teu coração, e não somente da tua razão. Hoje o povo está cansado de reflexões só racionais, desejosos para ouvir mensagens que lhe toquem o coração.
Mas um coração só ouve outro coração Mas um coração só ouve outro coração. Mente ouve mente coração ouve coração Assim, para falar aos corações das pessoas, é necessário que a mensagem venha do teu coração
Em todos os casos use, se possível, parábolas ou metáforas.
* Ontologia da linguagem - a importância do contexto - PNL – Visuais, auditivos e cinestésicos * O uso dos gestos * A comunicação conforme seu objetivo
* O corpo do discurso * A comunicação de Jesus * A melhor comunicação
Próxima 3ª.feira Dia 31 de julho...
Até lá e uma boa semana a todos!
Fim (hoje)