A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal."— Transcrição da apresentação:

1 HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal

2 Introdução do livro A Homilética, arte da pregação bíblica, tem sido alvo de grande estudo dos pregadores que tem a preocupação de pregar o evangelho de maneira que todos compreendam a mensagem. Unidades 1 – O Domínio da Expressão Verbal 2 – A Mensagem Bíblica 3 – O Sermão 4 – A Comunicação da Mensagem

3 O domínio da expressão verbal
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal O domínio da expressão verbal Unidade I

4 Introdução A busca pele excelência para a propagação da palavra de Deus exige do cristão conhecimentos relacionados à oratória e a Homilética.

5 Capítulo 1 – A Arte de Falar Bem
O domínio da fala, que possibilitou ao homem primitivo seu desenvolvimento sócio-cultural-religioso, transformou-se, com o aparecimento da filosofia grega, não só em arte como também em uma poderosa arma de dominação. 1.1 – A Retórica A retórica, palavra grega que significa “orador numa assembleia”, a qual deve ser interpretada como a arte de falar bem, é uma arte que não só existe desde de a antiguidade como também foi utilizada por reis e líderes como forma de dominação.

6 Capítulo 1 – A Arte de Falar Bem
1.2 – A Oratória Denominação dada pelos romanos para o “aperfeiçoamento” da retórica,passou a ser utilizada pelos líderes romanos com objetivos diferentes àqueles defendidos pelos grego

7 Capítulo 1 – A Arte de Falar Bem
1.3 – A Homilética Embora houvesse muita resistência em utilizar as técnicas da oratória para transmitir a palavra de Deus, ela se fez necessária, isto ficou provado quando surgiu a figura de Agostinho, primeiro religioso com formação filosófica, a transpor a barreira do preconceito e a utilizar a oratória como instrumento auxiliar para a pregação do Evangelho . A Pregação Bíblica Católica X Protestante

8 Capítulo 1 – A Arte de Falar Bem
A Dinâmica da Pregação Bíblica A comunicação da mensagem bíblica, para surtir efeito no coração das pessoas, deve ser objetiva, incisiva, coerente, atraente e inspirada por Deus.

9 Capítulo 2 – O Milagre da Pregação Bíblica
A inspiração dada pelo Espírito Santo é o que estabelece a diferença entre a oratória secular e a oratória bíblica. 2.1 - Oratória Bíblica Faz-se necessário lembrar que, para ser um bom pregador , é preciso ter não só o domínio das técnicas, mas também a ação do Espírito Santo em sua vida.

10 Capítulo 2 – O Milagre da Pregação Bíblica
2.2 - O Auxílio do Espírito Santo na Pregação A comunicação da palavra de Deus realizada pelo homem, uma personalidade imperfeita; só é possível devido a ação purificadora e capacitadora do Espírito Santo. 2.3 - O porta Voz de Deus O pregador é um porta voz, ou seja, aquele que representa alguém mais importante indo a frente desse para anunciá-lo a todos.

11 Capítulo 3 – Pregar é uma Conquista
A maioria das pessoas encontra grande dificuldade de falar em público. Algumas chegam a sofrer por antecipação ao saberem que precisam se expor. 3.1 – O Medo a Insegurança de Falar em Público Segundo estatísticas, falar em público ocupa a lista dos maiores medos da humanidade, uma situação que impede que as pessoas conquistem em áreas importantes de sua vida.

12 Capítulo 3 – Pregar é uma Conquista
3.2 – Orientação para o Bom Discurso Na hora de discursar para uma platéia, o desespero só faz piorar as coisas pois leva a ocorrência de erros graves, uma vez que não há controle das ações. 3.3 – Técnicas são Instrumentos Auxiliadores A Homilética é um meio eficaz para a comunicação da palavra de Deus, porque auxilia o pregador a comunicar a mensagem de modo bem organizado e facilita o entendimento do ouvinte

13 Capítulo 3 – Pregar é uma Conquista
3.4 – Os Grandes Oradores da História O consolo para aqueles que apresentam grandes dificuldades de oratória está no fato de que grandes oradores não nasceram prontos, ao contrário, apresentavam em sua maioria, enormes dificuldades para falar em público.

14 Capítulo 4 – A Eloqüência
Neste capítulo estudaremos sobre a eloqüência, arte de convencer por palavras, uma ferramenta eficaz para a comunicação do Evangelho de Jesus. 4.1 – O Verdadeiro Sentido de Eloqüência A palavra eloqüência, do latim”eloquentia”, no âmbito da oratória significa ato ou efeito de falar, de modo a dominar, por meio de palavras, o ânimo de quem ouve.

15 Capítulo 4 – A Eloqüência
4.2 – Fatores Importantes para a Eloqüência A capacidade de eloqüência, parte do processo de comunicação, exige uma combinação de diversos fatores. São eles: o preparo, o domínio do assunto, a convicção, o estilo, o conhecimento das técnicas e a inspiração divina. 4.3 – A Persuasão Persuadir, do latim “persuadere”, significa aconselhar, fazer acreditar, levar a uma opinião. É importante que o mensageiro não use de artifícios para enganar o ouvinte de maneira à levá-lo a aceitar a Cristo sem raciocinar sobre o que está fazendo.

16 Capítulo 5 – Técnicas para o Discurso em Público
Neste apresentaremos alguns métodos de leitura que aperfeiçoarão a apresentação do orador diante das pessoas e o auxiliarão na comunicação pública da mensagem. 5.1 – Técnicas da Oratória O primeiro passo para o desenvolvimento da oratória é o exercício constante da leitura de qualquer tipo de texto. Este processo demanda tempo, dedicação, aprimoramento, persistência e acima de tudo, disciplina no treinamento.

17 Capítulo 5 – Técnicas para o Discurso em Público
5.2 – Cuidados com a Apresentação em Público Para conquistar seus objetivos alcançar corações, é necessário que o orador, além de técnicas, ao se apresentar para discursar para as pessoas, tenha os seguintes cuidados. Controle da voz Controle do ritmo Controle emocional Controle das ações Segurança do discurso

18 Capítulo 5 – Técnicas para o Discurso em Público
5.3 – Pontuação Oral Um texto sem pontuação é o mesmo que um corpo sem espírito: não há vida. É a pontuação quem vai ajudar a dar o verdadeira significador e o sentido necessário ao que se quer expressar, além de determinar o ritmo e a extensão das frases na oração.


Carregar ppt "HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google