INTRODUÇÃO SOURCES OF KNOWLEDGE FONTES DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Prof. Bento Outubro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presenter’s Notes Some Background on the Barber Paradox
Advertisements

Friedrich Hayek.
Ciência Robert Sheaffer: Prepared Talk for the Smithsonian UFO Symposium, Sept. 6, 1980.
© 2003, Carla Ellis Métodos Quantitativos para Ciência da Computação Experimental – Aula #2 Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 2005.
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
Os Parâmetros da Pesquisa.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Fundamentos de Eletrônica Digital
And now, the end is here E agora o fim está próximo, And so I face the final curtain E então eu encaro a última cortina. My friend, I'll say it clear.
Metodologia da Pesquisa
Métodos e técnicas da pesquisa científica
O que é Pesquisa Científica?
22.1 – A natureza atômica da matéria
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Ciência Método de gerar e melhorar modelos
Métodos Científicos Método Indutivo
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
Existe um Único Método Científico?
Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo
10/ Daily Goal Sheet & Daily Checklist for Teachers Folha do Objetivo Diário & Checklist diário para os Professores By Por David Batty PSNC #7.
Bible Story Jesus' first miracle. One day there was a wedding in the city of Cana in Galilee, Jesus’ mother was there and so were Jesus’ disciples and.

1 BCC101 – Matemática Discreta I Introdução. Em Matemática e Computação…  Queremos expressar e resolver problemas  Do que precisamos?  Uma linguagem.
V IDA F ELIZ Happy Life Joanna de Ângelis. Se a tua palavra não tiver o objetivo de auxiliar, não a apresentes para criticar. If your word does not have.
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
S. Jacobsen – SIEMENS PTD EA Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2006 Rio de Janeiro, setembro/06.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
MY WAY Frank Sinatra MARILYNMONROEMARILYNMONROE Ligue o som.
AdsRcatyb It's sad to think we're not gonna make it É triste pensar que não vamos conseguir It's sad to think we're not gonna make it É triste pensar.
AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR COMPARANDO OS QUADROS LEGAIS EUROPEUS CNE Alberto Amaral
Dimensões sociológicas e a sua/nossa dependência das ideologias e do império António Pedro Dores Évora de Abril de 2014.
Lógica Matemática Introdução.
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07.
Chapter 1 - The Foundations for a New Kind of Science Wolfram, Stephen. A New Kind of Science. Wolfram Media, Inc
“Fly Like An Eagle Training” Guest Speaker Tania Diniz.
fábrica de software conceitos, idéias e ilusões
Simplificação dos Modelos i* Trabalho de Fernanda Alencar Clarissa César Borba.
Seize The Day Aproveite o dia
Java Coorporativo Jobson Ronan
Heaven Bryan Adams Oh - thinkin about all our younger years Pensando nos nossos tempos de juventude There was only you and me Só existia eu e você.
Video Capítulo 8: Impasses. Silberschatz, Galvin and Gagne  Video Operating System Concepts Assuntos n Modelo de Sistemas n Carcterização de.
22 de agosto 2006 IBICT Brasilia1 Architecture and language for involvement of authors and users in Open Access: Creative Commons Licenses for libraries,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Fernando Soares dos Reis Didactic Platform for Power Electronics.
O que são os alertas do Google?
Apostila de Práticas Investigativas
Broadcasting in Brazil Octavio Penna Pieranti Director/Secretariat of Electronic Communications Ministry of Communications WIPO Meeting on South-South.
Fábrica de software princípios, conceitos, e ilusões
Used to.
PSTDP Week 20 Thursday Reading/Writing.
Método indutivo.
Limit Equlibrium Method. Limit Equilibrium Method Failure mechanisms are often complex and cannot be modelled by single wedges with plane surfaces. Analysis.
-A partir do 2º Slide a passagem é automática!
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Universidade de Brasília Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos 1 Adaptive & Array Signal Processing AASP Prof. Dr.-Ing. João Paulo C. Lustosa.
Gestão do tempo António Câmara The Portuguese are not lacking in initiative but in perseverance; they have no sense of time or of the consequences.
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos Serviço de Biblioteca Skills developed by students of.
MODALIZAÇÕES. MODALIZAÇÃO  Para expressar graus de probabilidade e de frequência em afirmações ou perguntas, temos à disposição inúmeros operadores modais.
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 4.
CONJUNCTIONS LINKING WORDS. CONJUNCTIONS L igam orações, palavras ou grupos de palavras, estabelecendo uma relação de coordenação ou subordinação entre.
Equação de Evolução e método do volume-finito.
Visão geral do Aprendizado de máquina
Name :Lara alvadia class:6c Number:10
Sunday School Adolescents Theme: Evangelism.
Sunday Bible School Theme: Evangelism Children & Intermediates
Introduction to Machine learning
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO SOURCES OF KNOWLEDGE FONTES DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Prof. Bento Outubro de 2011

PLANO 1. FONTES DO CONHECIMENTO 2. CONHECIMENTO DEDUTIVO 3. CONHECIMENTO INDUTIVO 4. CONHECIMENTO CIENTIFICO 5. INVESTIGAÇÃO 6. INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL

É através da realização de pesquisas que se chega a produzir novos conhecimentos ou aprofundar tudo o que já foi construído em termos de avanço científico e tecnológico. Podemos afirmar que a investigação é tão antiga quanto a própria evolução humana e que a sistematização do conhecimento foi tomando forma a cada etapa da história da humanidade. Nos primórdios da civilização, a pesquisa era considerada meramente como um estudo teórico, sem experimentações para testar hipótese ou variáveis. É através da realização de pesquisas que se chega a produzir novos conhecimentos ou aprofundar tudo o que já foi construído em termos de avanço científico e tecnológico. Podemos afirmar que a investigação é tão antiga quanto a própria evolução humana e que a sistematização do conhecimento foi tomando forma a cada etapa da história da humanidade. Nos primórdios da civilização, a pesquisa era considerada meramente como um estudo teórico, sem experimentações para testar hipótese ou variáveis.

ALTHOUGH THERE ARE OTHER SOURCES OF KNOWLEDGE, SUCH AS EXPERIENCE, AUTHORITY, AND TRADITION, IT IS SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE EDUCATIONAL PROCESS THAT MAKES THE MOST VALUABLE CONTRIBUTION TO DECISION MAKING IN EDUCATION. ALTHOUGH THERE ARE OTHER SOURCES OF KNOWLEDGE, SUCH AS EXPERIENCE, AUTHORITY, AND TRADITION, IT IS SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE EDUCATIONAL PROCESS THAT MAKES THE MOST VALUABLE CONTRIBUTION TO DECISION MAKING IN EDUCATION.

FONTES DO CONHECIMENTO COMO É QUE OS HOMENS ATRAVÉS DA HISTÓRIA TÊM PROCURADO RESPOSTAS PARA AS SUA PERGUNTAS? COMO É QUE OS HOMENS ATRAVÉS DA HISTÓRIA TÊM PROCURADO RESPOSTAS PARA AS SUA PERGUNTAS? 1. Experiência 2. Autoridade 3. Dedução 4. Indução 5. Abordagem científica

EXPERIENCE EXPERIENCE If we were not able to profit from experience, progress would be severely retarded. In fact, this ability to learn from experience is generally considered a prime characteristic of intelligent behavior. If we were not able to profit from experience, progress would be severely retarded. In fact, this ability to learn from experience is generally considered a prime characteristic of intelligent behavior. AUTORIDADE AUTORIDADE We accept as truth the word of those recognized as authorities. To know the population of Portugal, one turns to the Census Bureau Reports. A student looks up the correct pronunciation of a word in the dictionary. We accept as truth the word of those recognized as authorities. To know the population of Portugal, one turns to the Census Bureau Reports. A student looks up the correct pronunciation of a word in the dictionary.

Como é que a autoridade adquiriu o conhecimento? Relacionadas com autoridade estão os costumes e as tradições. Como é que isto se fez no passado? Como é que a autoridade adquiriu o conhecimento? Relacionadas com autoridade estão os costumes e as tradições. Como é que isto se fez no passado? Como origem da verdade, a autoridade tem as suas limitações. A autoridade pode estar errada. As autoridades podem discordar entre si. Pode basear-se mais na opinião que nos factos. Como origem da verdade, a autoridade tem as suas limitações. A autoridade pode estar errada. As autoridades podem discordar entre si. Pode basear-se mais na opinião que nos factos. CONHECIMENTO DEDUTIVO CONHECIMENTO DEDUTIVO Aristotles and his followers introduced the use of deductive reasoning, which can be described as a thinking process in which one proceeds from general to specific statements using prescribed rules of logic. Um dos mais importantes aspectos do conhecimento dedutivo é o silogismo: Um dos mais importantes aspectos do conhecimento dedutivo é o silogismo: TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS O REI É UM HOMEM LOGO, O REI É MORTAL Aristóteles 384 a. C a. C.

O método dedutivo é uma forma de raciocínio que parte do geral para o menos geral ou particular. Reformula ou enuncia de modo explícito a informação já contida nas premissas. O método dedutivo é uma forma de raciocínio que parte do geral para o menos geral ou particular. Reformula ou enuncia de modo explícito a informação já contida nas premissas. TODOS OS A SÃO B TODOS OS C SÃO A LOGO, TODOS OS C SÃO B Os argumentos matemáticos são todos dedutivos. Os teoremas são todos demonstrados a partir de axiomas e postulados. Os argumentos matemáticos são todos dedutivos. Os teoremas são todos demonstrados a partir de axiomas e postulados.

No conhecimento dedutivo, se as premissas são verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira. No conhecimento dedutivo, se as premissas são verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira. Contudo, o conhecimento dedutivo tem as suas limitações. Tem de partir de premissas verdadeiras para chegar a conclusões verdadeiras. Contudo, o conhecimento dedutivo tem as suas limitações. Tem de partir de premissas verdadeiras para chegar a conclusões verdadeiras. In spite of its limitations, deductive reasoning is usefull in the research process. It provides a means for linking theory and observation. It enables researchers to deduce from existing theory what phenomena should be observed. Deduction from theory can provide hypotheses, which are a vital part os scientific inquiry. In spite of its limitations, deductive reasoning is usefull in the research process. It provides a means for linking theory and observation. It enables researchers to deduce from existing theory what phenomena should be observed. Deduction from theory can provide hypotheses, which are a vital part os scientific inquiry.

CONHECIMENTO INDUCTIVO CONHECIMENTO INDUCTIVO It was Francis Bacon ( ) who first called for a new approach to knowing. He believed that an investigator should establish general conclusions on the basis of facts gathered through direct observation. For Bacon, obtaining knowledge required that one observe nature itself, gather particular facts, and formulate generalizations from these findings. It was Francis Bacon ( ) who first called for a new approach to knowing. He believed that an investigator should establish general conclusions on the basis of facts gathered through direct observation. For Bacon, obtaining knowledge required that one observe nature itself, gather particular facts, and formulate generalizations from these findings. Francis Bacon

EXEMPLOS: EXEMPLOS: Deductivo: Todo o mamífero tem pulmões Todos os coelhos são mamíferos Todos os coelhos são mamíferos Logo, todo o coelho tem pulmões Logo, todo o coelho tem pulmões Inductivo: Todo o coelho que já alguma vez foi observado tem pulmões Logo, todo o coelho tem pulmões Logo, todo o coelho tem pulmões In order to be absolutely certain of an inductive conclusion, the investigator must observe all examples. In order to be absolutely certain of an inductive conclusion, the investigator must observe all examples. Inductive conclusions can be absolute only when the group about which they are asserted is small Inductive conclusions can be absolute only when the group about which they are asserted is small

O método indutivo parte de dados particulares, suficientemente constatados e infere uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Ou seja, parte dos factos particulares observados para chegar a uma proposição geral do conjunto da realidade empírica. O método indutivo parte de dados particulares, suficientemente constatados e infere uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Ou seja, parte dos factos particulares observados para chegar a uma proposição geral do conjunto da realidade empírica. A indução é uma operação lógica que vai do particular ao geral. Representa um salto em frente no conhecimento, traduzido no enriquecimento da informação derivada do exame de acontecimentos particulares. A partir das premissas tira-se uma conclusão. A indução é uma operação lógica que vai do particular ao geral. Representa um salto em frente no conhecimento, traduzido no enriquecimento da informação derivada do exame de acontecimentos particulares. A partir das premissas tira-se uma conclusão.

O objectivo é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. O caminho vai do particular ao nível mais geral, dos indivíduos às espécies, dos factos às leis. O objectivo é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. O caminho vai do particular ao nível mais geral, dos indivíduos às espécies, dos factos às leis. Exemplo: o corvo 1 é negro, o corvo 2 é negro, o corvo 3 é negro, o corvo n é negro. Logo: todos os corvos são negros. Exemplo: o corvo 1 é negro, o corvo 2 é negro, o corvo 3 é negro, o corvo n é negro. Logo: todos os corvos são negros.

ETAPAS FUNDAMENTAIS DA INDUÇÃO: 1. Observação dos fenómenos 2. Descoberta da relação entre os fenómenos 3. Generalização da relação. Exemplo: 1º Observo que Pedro, José, João, etc. são mortais 2º Verifico a relação entre ser homem e ser mortal 2º Verifico a relação entre ser homem e ser mortal 3º Generalizo dizendo que todos os homens são mortais 3º Generalizo dizendo que todos os homens são mortais Pedro, José, João,… são mortais Ora, Pedro, José, João,… são homens Logo, todos os homens são mortais.

ABORDAGEM CIENTÍFICA ABORDAGEM CIENTÍFICA It was found that many problems could not be solved by induction alone. It was inevitable that scholars would soon learn to integrate the most important aspects of the inductive and deductive methodos into a new technique, namely, the inductive-deductive method, or the scientific approach. It was found that many problems could not be solved by induction alone. It was inevitable that scholars would soon learn to integrate the most important aspects of the inductive and deductive methodos into a new technique, namely, the inductive-deductive method, or the scientific approach. Charles Darwin, in the development of his theory of evolution, is generally recognized as the first to apply this method in the pursuit of knowledge. Charles Darwin, in the development of his theory of evolution, is generally recognized as the first to apply this method in the pursuit of knowledge.

Scientific approach is generaly described as a process in which investigators move inductively from their observations to hypotheses and then deductively from the hypotheses to the logical implications of the hypotheses. Scientific approach is generaly described as a process in which investigators move inductively from their observations to hypotheses and then deductively from the hypotheses to the logical implications of the hypotheses. The use of the hypotheses is a principal difference between the scientific approach and inductive reasoning. The use of the hypotheses is a principal difference between the scientific approach and inductive reasoning. In inductive reasoning one makes observations first and then organizes the information gained. In inductive reasoning one makes observations first and then organizes the information gained. In the scientific approach one reasons what one would find if a hypothesis is true and then makes systematic observations in order to confirm or fail to confirm the hypothesis. In the scientific approach one reasons what one would find if a hypothesis is true and then makes systematic observations in order to confirm or fail to confirm the hypothesis.

AN EXAMPLE OF THE SCIENTIFIC APPROACH Robert Pirsig provides a vivid and succinct description of the scientific approach by comparing it to the process of maintaining a motorcycle in good working order: Robert Pirsig provides a vivid and succinct description of the scientific approach by comparing it to the process of maintaining a motorcycle in good working order: Pirsig, R. M. (1974). Zen and the art of motorcycle maintenance: An inquiry into values. (pp ). New York: Morrow. Pirsig, R. M. (1974). Zen and the art of motorcycle maintenance: An inquiry into values. (pp ). New York: Morrow.

WHAT IS RESEARCH? Research may be defined as the “application of the scientific approach to the study of a problem.” Research may be defined as the “application of the scientific approach to the study of a problem.” It is a way to acquire dependable and useful information. Its purpose is to discover answers to meaningful questions through the application of scientific procedure. It is a way to acquire dependable and useful information. Its purpose is to discover answers to meaningful questions through the application of scientific procedure.

WHAT IS EDUCATIONAL RESEARCH? When the scientific approach is applied to the study of educational problems, educational research is the result. Educational research is the way in which one acquires dependable and useful information about the educative process. Its goal is to discover general principles or interpretations of behavior that can be used to explain, predict, and control events in educationla situations – in other words, scientific theory. When the scientific approach is applied to the study of educational problems, educational research is the result. Educational research is the way in which one acquires dependable and useful information about the educative process. Its goal is to discover general principles or interpretations of behavior that can be used to explain, predict, and control events in educationla situations – in other words, scientific theory.

Exercício 1. REFIRA AS FONTES DO CONHECIMENTO 2. DIFERENCIE UMA TEORIA DEDUTIVA DE UMA TEORIA INDUTIVA. 3. QUAL O PAPEL DA TEORIA NA PESQUISA CIENTÍFICA? 4. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA TEORIA ÚTIL? 5. DÊ UM EXEMPLO DO USO DA AUTORIDADE E EXPERIÊNCIA COMO FONTES DO CONHECIMENTO

Exercício ® 2. An inductive theory serves to explain previous observations, whereas a deductive theory is developed before extensive observations have been made 3.Theory integrates findings, sumarizes information, provides leads for new research, and enables us to explain and predict phenomena

Exercício ® 4. A useful theory explains the phenomena in the simplest form possible, is consistent with observation and the established body of knowledge, provides means for its verification, and stimulates new investigation THE END