Histórico do Cristianismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA IGREJA.
Advertisements

A Amizade na vida de Jesus.
Por que o Ecumenismo ? D i v i s õ e s
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
Que é discipulado cristão
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
HISTÓRIA DA IGREJA.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
Motivo: 50 anos do início dos Trabalhos do Vaticano II Período: de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Nossa Senhora das Neves
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
A Reforma Religiosa do século XVI
CORRIDA MALUCA.
Professor Uelinton Jorge Dias
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
Fr. Pedro Paulo dos Reis Mendes, scj
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Cristianismo, Unidade e Diversidade
Cristianismo Unidade e Diversidade.
Cristianismo unidade e diversidade
Novena da Imaculada Conceição
O Unigênito Filho de Deus, querendo fazer- nos participantes da sua divindade, assumiu nossa natureza, para que, feito homem, dos homens fizesse deuses.
Santo André, Apóstolo.
Imaculada Conceição.
A Presença Real de Jesus
A Divina Providência, para combater os males de uma época, suscita não só pessoas ou instituições. Também o faz por meio de formas de piedade, moções.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
DA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO
LOUVORES.
Maria Mulher Eucarística
A Pessoa e Obra de Cristo
Maria - Um modelo de fé.
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
Maria, Mulher Eucarística
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
1.
Maria Mãe da Eucaristia
Revª Irene Garcia Costa de Souza
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
SENIB DOUTRINAS 1.
"Isto é o meu corpo" (Marcos 14,22).
Introdução ao Novo Testamento.
Maria da Assunção.
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Mês de Outubro Durante este Mês de Outubro apresentamos partes da Carta Encíclica do Papa João Paulo II “REDEMPTORIS MATER” para fazermos as nossas oportunas.
As Epístolas Católicas
Vivendo cristo hoje A vida cristã e as transformações sociais
Ecumenismo e confissões cristãs.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Série: Atos dos apóstolos Atos
Caríssimos, Meditemos sobre Jesus que está presente no meio de nós, em nossa Igreja, de várias maneiras, porque Ele mesmo foi quem disse em Mt 28,20...
Rainha dos Confessores
Nossa Senhora do Rosário.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Maria, Mãe de Jesus Cristo
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Professor Romildo Tavares
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Conceitos e visões filosóficas
Transcrição da apresentação:

Histórico do Cristianismo por Dr. Ricardo Di Bernardi

O túnel foi usado por antigos habitantes de Jerusalém 1. Até o ano 70 d.C., Jerusalém centralizava a liderança, passando posteriormente para Roma até o fim do século I O túnel foi usado por antigos habitantes de Jerusalém

2. Do ano 270 até 370, foram criados os altares nas igrejas (ANTES NÃO EXISTIAM), altares cada vez mais suntuosos e com recursos "extraídos" dos fiéis.

3.No ano de 400 d.C., foi instituído o sinal da cruz ao invés do peixe, alternado um símbolo por outro que expressava mais a morte física e o sofrimento material do que a essência espiritual dos ensinamentos.

4. Em 500 d.C., "criou-se"o 'purgatório'.

5.Em 553 d. C., o Segundo (2) Concílio de Constantinopla, condenou as opiniões de Orígenes, reencarnacionista e grande teólogo cristão, bem como as idéias reencarnacionistas dos gnósticos. Esta atitude da igreja levou à reações, tais como a do cardeal Nicolau de Cusa, que sustentou em pleno Vaticano, a pluralidade das vidas e dos mundos habitados, com a concordância do Papa Eugênio IV - (1431 -1447).

Havia e houve sempre o interesse em sepultar esse conhecimento, então, ao invés de uma concepção simples e clara do destino passou a ser necessário a criação de ‘dogmas’ que lançam obscuridade sobre os problemas da vida, revoltam a razão e AFASTAM O HOMEM LÚCIDO DE DEUS.

6. Valorização crescente do símbolo da Cruz 6.Valorização crescente do símbolo da Cruz. Símbolo do Sofrimento físico do Cristo. Substituindo-se o estudo da filosofia cristã.

7. Em 609 d.C., foi criado o culto a VIRGEM MARIA " e a invocação dos "Santos".

8. Em 610, o papado foi oficialmente estabelecido pelo imperador Focas, que outorgou a Bonifácio o título de Bispo Universal...

9. Em 787, estabeleceu-se o culto ou devoção às imagens, à cruz e as relíquias.

10.Em 998, criou-se a festa de “Todos os Santos” e a de “Finados”.

11.Em 1054, os gregos insatisfeitos com algumas posturas criam à igreja Ortodoxa Grega.

12.Em 1074, estabelece-se o celibato clerical, UM VERDADEIRO ATENTADO A NATUREZA HUMANA gerando inúmeros sacrifícios, sofrimentos e desvios de religiosos sinceros.

13.Em 1200 inventa-se o rosário!

Sem dúvida a maior vítima passou a ser a mulher sensível. 14.Em 1215, cria-se a confissão auricular, ao contrário dos tempos apostólicos que era pública (o que evitava a reincidência do “pecado”). Sem dúvida a maior vítima passou a ser a mulher sensível. Submete-se a longos interrogatórios íntimos, diante de um homem solteiro, muitas vezes traumatizado por um celibato mal resolvido pelo seu psiquismo. Lançam-se de joelhos às mulheres, crentes estar na frente do representante de Deus, aos pés de um homem cheio das mesmas (ou maiores) fraquezas, na enganosa suposição de que o sacerdote é a representação da divindade...

15. Em 1264, institui-se a festa do “Sagrado Coração de Jesus” e também a do “Santíssimo Sacramento”.

16.Aparece a oração da Ave Maria (‘SANTA’ MARIA, mãe de DEUS)

17. Em 1414, inicia-se a institucionalização da Hóstia, ou Eucaristia 17.Em 1414, inicia-se a institucionalização da Hóstia, ou Eucaristia. Sob as aparências de pão e vinho há o “milagre”, de estes ingredientes conter o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo, fenômeno que se renova em TODAS AS MISSAS...

19.Em 1429 organiza-se a Igreja Luterana. 18.Em 1517, M. Lutero reage contra os desvios do cristianismo original e cria o cisma protestante. 19.Em 1429 organiza-se a Igreja Luterana. REFORMA PROTESTANTE Martín Lutero

20.Em 1533, surge a Igreja Anglicana Episcopal.

21.Em 1536, com Calvino, surge a igreja Presbiteriana da França. Imagem de uma assembléia Calvinista na França

22.Em 1560, A Igreja presbiteriana escocesa com as famosas pregações de John Knox.

23. Em 1606, na Holanda aparece as Igrejas Batista de John Smith. 24. Em 1612 com Thomas Helwys surge também a Igreja Batista. 25. Em 1739 com John e Charles Wesley a Igreja metodista na Inglaterra.

26.Em 1830 o dogma da ‘IMACULADA CONCEIÇÃO’.

Deste modo o papa Pio IX promulgou o decreto da infalibilidade papal 27.  Em 1870, já com a autoridade bastante em descrédito, e tendo sofrido inúmeros cismas, a Igreja, não mais chamada de Cristã, mas de Católica Apostólica Romana, resolve decretar que o Papa era infalível, e assim, num último esforço, deter o poder absoluto e inquestionável de seus fiéis. Deste modo o papa Pio IX promulgou o decreto da infalibilidade papal

Curiosamente, a Igreja que nunca atribuiu um título real a figura do Cristo (desnecessária), assim que viu desmoronar o trono do absolutismo com vitórias da Republica e do direito em todos os países desenvolvidos, criou a imagem do CRISTO-REI PARA O ÁPICE DOS SEUS ALTARES.

28. O Papa João Paulo II, durante mais dos 20 anos de seu pontificado, beatificou mais de 1000 pessoas e canonizou mais de 500 santos.

- Ave, Cristo! - Pelo Espírito Emmanuel - Xavier, Francisco Candido Sugestão de Livros Revisão do Cristianismo - J. HERCULANO PIRES Livros Downloads : Revisão de cristianismo - José Herculano Pires - Cristianismo e Espiritismo - Leon Denis - Apostila: Estudos Espíritas  História do Cristianismo - Maurício Júnior Cristianismo e Espiritismo - Leon Denis -  Ave, Cristo! - Pelo Espírito Emmanuel - Xavier, Francisco Candido Alguns pesquisadores asseveram que o atual cristianismo, ritualístico e dogmático é diferente daquele vivido pelos primeiros cristãos e os apóstolos. Muito tempo se passou após o mais trágico dia do monte Calvário. Os ensinamentos deixados pelo Rabi da Galiléia foram levianamente adulterados, outros dogmas incorporados a doutrina. Por Marcelo Bresciani  

Bibliografia: Histórico do Cristianismo por Dr. Ricardo Di Bernardi Fonte:http://www.espirito.org.br/portal/artigos/bernardi/historico-cristianismo.html Formatação PowerPoint: Grupo Espírita Allan Kardec www.luzdoespiritismo.com