Modelagem Orientada a Objetos Especialização em Engenharia de Software PUCPR 1999
Professor n Alcides Calsavara n n n (041) n Mestrado em Informática Aplicada n Lab. Eng. Elétrica e Informática
Local e horário de aula n CCET, sala 12 n Lab. Eng. Elétrica e Informática, laboratório de aulas nº 1 n quarta-feira, das 19 as 21:30 h
Informações sobre a disciplina n –--> Teaching –--> 1999 –--> MOO
Áreas relacionadas n Engenharia de software n Sistemas de informação n Arquitetura de sistemas
Objetivos n Aprendizado da teoria de orientação a objetos n Aprendizado de técnicas para sua utilização n Conhecimento de suas aplicações n Conhecimento de suas limitações
Atividades básicas n Modelagem n Pesquisa científica n Análise de produtos
Conteúdo programático n Introdução aos conceitos fundamentais de orientação a objetos n Apresentação de uma linguagem de modelagem n Estudo e aplicação de design patterns n Estudo e aplicação de heurísticas n Apresentação de tópicos de pesquisa em orientação a objetos
Bibliografia n James Rumbaugh et al. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos. Editora Campus, ISBN X. n Grady Booch. Object-Oriented Analysis and Design with Applications. Second Edition. Addison-Wesley, ISBN n Ivar Jacobson. Object-Oriented Software Engineering - a Use Case Driven approach. Addison-Wesley, ISBN n Peter Coad. Objet Models - Strategies, Patterns & Applications. Prentice-Hall, ISBN n Grady Booch and Ed Eykholt (Eds). The Best of Booch: Designing Strategies for Object Technology. Prentice-Hall, ISBN
Bibliografia n Erich Gamma et al. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley, n Hans-Erik Eriksson e Magnus Penker. UML Toolkit. John Wiley & Sons, Inc., n Frank Buschmann et al. A System of Patterns: Pattern- Oriented Software Architecture. John Wiley & Sons, Inc., n Martin Fowler. Analysis Patterns: Reusable Object Models. Addison-Wesley, n Arthur J. Riel. Object-Oriented Design Heuristics. Addison- Wesley, n Adelize G. Oliveira. Análise, Projeto e Programação Orientados a Objetos. Florianópolis: Bookstore Editora, 1996.
Avaliação n Trabalhos práticos (de aplicação das técnicas de orientação a objetos), ou trabalhos teóricos, se desejado n Os trabalhos poderão ser feitos por duplas de alunos ou individualmente, se desejado
ORIENTAÇÃO A OBJETOS n Independência de implementação n Esconder detalhes n Flexibilidade n Clareza conceitual n Modularização n Reusabilidade
Áreas de aplicação n Linguagens de programação n Bancos de dados n Sistemas operacionais n Sistemas distribuídos n Interface gráfica n Métodos de modelagem de sistemas n Métodos formais: Z++ n Empacotamento de software: classes, componentes n Integração de sistemas: CORBA, DCOM n Reflexão: tolerância a falhas, reconfiguração