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18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- –http://professorleomir.wordpress.com1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.

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1 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 10 1

2 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com2 Agenda  Diagramas de Classe  Bibliografia

3 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com3 Diagramas de Classes  Um dos mais importantes e mais usados diagramas da UML.  Principal caracteristica é demonstrar as classes que comporão o sistema com atributos, métodos e comunicação entre classes.  UP recomenda o uso na fase de Analise para criação do modelo conceitual a respeito das informaçõe necessarias ao software. (Apenas informação, atributos e associações. Os métodos serão agregados no modelo de domínio na fase de projeto).

4 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com4 Diagramas de Classes  Atributos  As classes tem atributos para armazenar as informações dos objetos da classe.  Metodos  Tambem chamados de operações, que são funções que uma instancia de classe pode executar. Podem receber e enviar paramêtros e valores como funções.  Não é obrigatorio que a classe mostre as três divisões, Pode haver classes sem metodos ou sem atributos ou ainda não precisem ser apresentados.

5 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com5 Diagramas de Classes  Metodos podem ser apresentados sem detalhamento de quais argumentos (paramêtros) deveriam receber, isso é opcional para evitar que em diagramas com muitas classes fique dificil, extenso e de dificil visualização, esse detalhamento pode ser feito a parte em outro diagrama.

6 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com6 Diagramas de Classes  Os simbolos “#”, “+” e “-” na frente dos atributos e metodos representam a visibilidade dos mesmos, determinando que objetos de quais classes podem usar o atributo ou metodo.  - - Visibilidade privada, determina somente objetos da classes detentora do atributo ou metodo poderão enxerga-lo ou utiliza-lo.  # - Visibilidade protegida, determina que alem dos objetos da classe detentora do atributo ou método, tambem os objetos de suas subclasses poderão ter acesso.  + - Visibilidade pública, determina que o atributo ou método pode ser utlizado por qualquer objeto.

7 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com7 Diagramas de Classes  Relacionamentos ou Associações  Unária ou reflexiva  Binária  Ternária ou N-ária  Agregação  Composição  Generalização/Especialização

8 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com8 Diagramas de Classes  Classe Associativa  Dependência  Realização  Portas  Interfaces  Fornecidas  Requeridas  Restrições

9 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com9 Diagramas de Classes  Estereotipos  Entity  Boundary  Control  Projeto Navegacional  Enumeration

10 18/1/2016 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com10 Bibliografia 02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com 10 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 GUEDES, Gilleanes T.A. UML 2: Uma Abordagem Prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, 2009. 2 WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2010. 3 WEST, David; MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary. Use a cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4 ARAUJO, Ricardo; LIMA, Cardoso André. UML Aplicada: Da teoria à implementação. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 5 BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James;, JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usuário. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 6 LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007. 7 PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, métodos e padrões. 3ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 8 SILVA, Nelson Peres da. Análise e Estruturas de Sistemas de Informação. 1ª Edição. São Paulo: Érica, 2007.


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