Biomas brasileiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Advertisements

Áreas baixas (baías): formadas por longas extensões de gramíneas – ricas pastagens Partes elevadas (cordilheiras): ilhas de florestas formadas por grandes.
América Latina : Quadro natural
Domínios vegetais originais
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
BIOMA É UMA GRANDE COMUNIDADE QUE ESTÁ ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES ECOLÓGICAS DE CADA REGIÃO.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Biomas do Mato Grosso do Sul
Ecossistemas do Brasil
PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL
4º Ano Professora Alessandra Stock
Os Biomas O que são os biomas?
Trabalho sobre Domínio Morfoclimático
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
Biomas.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Estrutura geológica brasileira
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Pantanal.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
FLORESTA AMAZÔNICA.
Biomas do Brasil.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Domínio dos Mares de Morro
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
PROFESSOR: Warley Ferreira
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Situação de aprendizagem 1
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Localização geográfica.... fatores climáticos temperatura pluviosidade umidade relativa tipo do substrato.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Biomas brasileiros.
Transcrição da apresentação:

Biomas brasileiros

O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.

BIOMAS BRASILEIROS Brasil Os elementos naturais brasileiros estão integrados numa dinâmica típica de áreas tropicais. O clima quente e úmido, predominante em grande parte do território, interfere nas formas de relevo, na vegetação, nos solos, etc. A diversidade da paisagem natural brasileira é uma de suas principais riquezas que torna o território um dos mais ricos em recursos naturais em todo o globo.

AMAZÔNIA A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa quase metade (49,29%) do território nacional. É dominado pelo clima quente e úmido (com temperatura média de 25 °C) e por florestas. Tem chuvas torrenciais bem distribuídas durante o ano e rios com fluxo intenso. A interação de variadas condições geográficas e climáticas predominantes no bioma Amazônia resulta numa vasta fauna e numa flora variada e rica. Estima-se que esse bioma abrigue mais da metade de todas as espécies vivas do Brasil.A vegetação característica do bioma Amazônia é do tipo floresta ombrófila densa, normalmente composta de árvores altas. Nas planícies que acompanham o Rio Amazonas e seus afluentes, encontram-se as matas de várzeas (periodicamente inundadas) e as matas de igapó (permanentemente inundadas). Aspectos da savana, da campinarana, de formações pioneiras e de refúgios ecológicos também estão presentes nesse bioma.

Cerrado O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. No Cerrado predominam formações da savana e clima tropical quente subúmido, com uma estação seca e uma chuvosa e temperatura média anual entre 22 °C e 27 °C. Além dos planaltos, com extensas chapadas, existem nessas regiões florestas de galeria, conhecidas como mata ciliar e mata ribeirinha, ao longo do curso d’água e com folhagem persistente durante todo o ano; e a vereda, em vales encharcados.

Mata Atlântica A Mata Atlântica é um complexo ambiental que engloba cadeias de montanhas, vales, planaltos e planícies de toda a faixa continental atlântica leste brasileira, além de avançar sobre o Planalto Meridional até o Rio Grande do Sul. Esse bioma é o grande conjunto florestal extra-amazônico. Seu principal tipo de vegetação é a floresta ombrófila densa, normalmente composta por árvores altas e relacionada a um clima quente e úmido. A Mata Atlântica já foi um dos mais ricos e variados conjuntos florestais pluviais da América do Sul, mas atualmente é reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado. Isso porque os primeiros episódios de colonização no Brasil e os ciclos de desenvolvimento do país levaram o homem a ocupar e destruir parte desse espaço.

Caatinga A Caatinga, cujo nome é de origem indígena e significa “mata clara e aberta”, é exclusivamente brasileira e ocupa cerca de 11% do país. É o principal bioma da Região Nordeste. Apresenta uma grande riqueza de ambientes e espécies, e boa parte dessa diversidade não é encontrada em nenhum outro bioma. A seca, a luminosidade e o calor característicos de áreas tropicais resultam numa vegetação de savana estépica, espinhosa e decidual (quando as folhas caem em determinada época). Esse bioma está sujeito a dois períodos secos anuais: um de longo período de estiagem, seguido de chuvas intermitentes e um de seca curta seguido de chuvas torrenciais (que podem faltar durante anos). As duas estações acentuam contrastes da Caatinga: numa época o bioma se encontra despido, cinzento e espinhoso. Em outra, mais verde, encoberto de uma significativa quantidade de pequenas folhas. Dos ecossistemas originais da caatinga, 80% foram alterados, em especial por causa de desmatamentos e queimadas.

Pampa O bioma pampa está presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território do Estado. Internacionalmente, são classificados de Estepe. O pampa é marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. A vegetação predominante do pampa é constituída de ervas e arbustos, recobrindo um relevo nivelado levemente ondulado. Formações florestais não são comuns nesse bioma e, quando ocorrem, são do tipo floresta ombrófila densa (árvores altas) e floresta estacional decidual (com árvores que perdem as folhas no período de seca).

Pantanal O Pantanal ocupa uma área de 150.355 Km², mais de 1% do território nacional, é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal esta presente em apenas dois estados brasileiros, no Mato Grosso ocupa 7% do território e Mato Grosso do Sul 25%. A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.