1. Numa determinada região, registrou-se certo dia a temperatura de X °C. Se a escala utilizada tivesse sido a Fahrenheit, a leitura seria 72 unidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

TERMOMETRIA.
Instrumentação de Sistemas - INS

Professor: José Queiroz
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Introdução. Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás.
Termologia Prof. Raphael Carvalho.
Termologia Prof. Rosângela Moreira
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
O que você deve saber sobre DILATAÇÃO DOS SÓLIDOS E DOS LÍQUIDOS
Dilatação Térmica dos Líquidos
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
Aula 9° ANO Professor : Diego
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
Termometria Temperatura
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Do que é feita a matéria? O que é temperatura?
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
EXERCÍCIOS (Calor e Temperatura)
Física Termologia Termometria – Escalas Termométricas Ilan Rodrigues.
Escalas Termométricas.
PROF. REGINALDO MILANI AGOSTO/2013
Física Termologia Energia térmica, calor e temperatura
Calorimetria Prof. Pedro Netto.
TERMOLOGIA Prof. Zeca Carvalho.
Dilatações Térmicas Prof Wildson W de Aragão
TERMOLOGIA.
FÍSICA DILATAÇÃO TÉRMICA Prof.: Roberto Bahiense..
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Diagrama de Fases.
Física 1 REVISÃO 01 - TERMOMETRIA
Caderno 2 Capítulo Temperatura
Margie Basso Física.
TERMOLOGIA.
TERMOLOGIA.
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
Calor e Energia.
FORMULÁRIO 01 Uma barra de ferro, coeficiente de dilatação linear 12.10 −6 °C −1, possui um comprimento de 15 m a 20°C, se a barra é aquecida até.
Exercícios - Escalas Aula 02.
Dilatação Térmica.
Termologia Marcos G Degenhardt.
TERMOMETRIA.
Escalas termométricas
TERMOMETRIA Temperatura.
Capítulo 1 Temperatura 1.1 Temperatura e o Princípio Zero da Termodinâmica 1.2 Termómetros e a Escala Celsius 1.3 O Termómetro de Gás a Volume Constante.
1. Comparando-se um termômetro graduado em uma escala X com outro graduado na escala Celsius, obteve- se: t1 = 20°X ou 10°C e t2 = 40°X ou 70°C. Esses.
Termometria Conceito de temperatura
Professor: Marivaldo Mendonça
TERMOMETRIA TEMPERATURA E CALOR ADENAIR BEZERRA DOS SANTOS.
Grandezas Físicas Capítulo 1.
Termometria Temperatura
FÍSICA TEÓRICA II REV1.
Marcela de Oliveira Sampaio 2º EMIEP Prof.ª Ana Paula
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.
Curso Fenômenos de Transporte
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Dilatometria Professor John Disciplina Física.
Dilatação dos sólidos e líquidos
CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
Escalas Termométricas
Termometria FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2016 MW PROFESSOR JOSÉ LUIZ.
1. Uma lâmina bi metálica é construída soldando-se uma lâmina de cobre de coeficiente de dilatação linear 17 x °C -1 a uma de zinco, cujo coeficiente.
TERMOLOGIA.
TERMOMETRIA Página 107.
Margie Basso Física.
Transcrição da apresentação:

1. Numa determinada região, registrou-se certo dia a temperatura de X °C. Se a escala utilizada tivesse sido a Fahrenheit, a leitura seria 72 unidades mais alta. Determine o valor dessa temperatura.

2. Segundo o IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, órgão da ONU, durante o último século a Antártica sofreu um aumento de temperatura de 1,2 °C, pelo menos o dobro da média registrada no resto do planeta Terra, que ficou entre 0,2 °C e 0,6 °C. Este aumento de temperatura verificado na Antártica, na escala Kelvin, foi de: A) 1,4 K B) 0,6 K C) 273 K D) 1,2 K E) 0,4 K

3. As indicações para o ponto de fusão do gelo e de ebulição da água sob pressão normal de dois termômetros, um na escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, distam 40 cm, conforme a figura. A 10 cm do ponto de fusão do gelo, os termômetros registram temperaturas iguais a:

4. Considere o microssistema abaixo formado por duas pequenas peças metálicas, I e II, presas em duas paredes laterais. Observamos que, na temperatura de 15 °C, a peça I tem tamanho igual a 2 cm, enquanto a peça II possui apenas 1 cm de comprimento. Ainda nesta temperatura as peças estavam afastadas apenas por uma pequena distância d igual a 5 . 10-3 cm. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear αI da peça I é igual a 3 . 10-5 °C-1 e que o da peça II (αII) é igual a 4 . 10-5 °C-1, qual deve ser a temperatura do sistema, em °C, para que as duas peças entrem em contato sem empenar?

5. O tanque de gasolina de um automóvel, de capacidade 60 litros, possui um reservatório auxiliar de retorno com volume de 0,48 litros, que permanece vazio quando o tanque está completamente cheio. Um motorista enche o tanque quando a temperatura era de 20°C e deixa o automóvel exposto ao sol. A temperatura máxima que o combustível pode alcançar, desprezando-se a dilatação do tanque, é igual a: ϒgasolina = 2,0 x 10-4 °C-1 a) 50°C b) 60°C c) 80°C d) 90°C e) 100°C