Pink_Floyd_-_Wish_You_Were_Here_Legendado...5:08

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Transcrição da apresentação:

Pink_Floyd_-_Wish_You_Were_Here_Legendado...5:08

http://educarparacrescer. abril. com. br/aprendizagem/the-wall-412773 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/the-wall-412773.shtml Pink Floyd é uma das principais bandas de reflexão sobre o séc.XX. Entre os “clássicos” de maior sucesso de tal período, destaca-se “The Wall” lançado em novembro de 1979 (Dez anos antes do fim da Guerra Fria e no ano da morte de Hebert Marcuse)...

O filme começa com uma séria crítica aos governos totalitários dos anos 1930 que manipulavam as massas de jovens carentes pós I Guerra Mundial, aproveitando-se da carência da figura paterna e favorecendo o nazi-fascismo que levou o mundo á II Guerra Mundial... Vídeo ...8:38

Enem) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal. A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime. b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos. c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir. d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras. e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários. a

A respeito do nazismo é correto afirmar: (FGV b– MODELO ENEM) – “Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. ‘As grandes massas’, dizia ele, ‘têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca’. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, ‘nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade’”. (Lenharo, Alcir, Nazismo, “o triunfo da vontade”. 6.a ed., SP, Ática, 1998, p. 47-48.) A respeito do nazismo é correto afirmar: a) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de uma intensa propaganda. b) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana. c) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a pluralidade étnica característica da Alemanha. d) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez que as escolas conse guiram manter-se a salvo das influências nazistas. e) Apesar da intensa propaganda, o número de parlamentares eleitos pelo partido nazista manteve-se estável na década de 1930, formando uma ruidosa minoria que só chegaria ao poder pelo golpe de Estado de 1933.

O nacionalismo exacerbado e tais governos totalitários acabaram entrando em crise com os resultados da II Guerra Mundial que alterou a geopolítica mundial. A Europa (principalmente a Inglaterra) não só perderam sua hegemonia, como passaram a se tornar centro da disputa entre as nova superpotências.. Clipe...2:11

(Enem) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.   Essa divisão europeia ficou conhecida como a) Cortina de Ferro. b) Muro de Berlim. c) União Europeia. d) Convenção de Ramsar. e) Conferência de Estocolmo. a

http://www.culturabrasil.org/frankfurt.htm Após a II Guerra Mundial, o debate Adorno e Horkheimer abandonam uma das teses fundamentais do marxismo: a revolução como responsabilidade histórica do proletariado. Para eles, quem substitui os proletários, são aqueles cuja ascensão a sociedade moderna de modo algum permite, os miseráveis que o bem-estar geral não conseguiu incorporar, as minorias raciais, os outsiders (estranho... Esquisito).

Porém, para Marcuse, na década de 1960 o conflito sócio econômico entre Capitalismo x Socialismo, foi atropelado pelo debate sobre a questão sexual, o racismo, a emancipação da mulher, os direitos humanos, a liberdade de expressão, entre outras questões. Nesse contexto, Herbert Marcuse tornou-se conhecido de um público para além do meio acadêmico, tornando-se o “guru” da Contracultura... http://revistacult.uol.com.br/home/2010/11/a-dialetica-da-libertacao-contracultura-e-sociedade-unidimensional/

“É a vida deles que está em jogo e, se não a deles, pelo menos a saúde mental e capacidade de funcionamento deles como seres humanos livres de mutilações. O protesto dos jovens continuará porque é uma necessidade biológica.” (Eros e Civilização).

http://educacao.uol.com.br/biografias/herbert-marcuse.jhtm Tal livro de Herbert Marcuse, de 1955, fazem parte de suas críticas à sociedade capitalista, também encontradas no livro "O homem unidimensional", de 1964, e fizeram eco aos movimentos estudantis de esquerda dos anos 1960...

1c. (Enem 2012) Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como ”Quando penso em revolução quero fazer amor“, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se Maio 1968... 1:30

a) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais. b) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado. c) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo. d) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais. e) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

http://educacao.uol.com.br/biografias/herbert-marcuse.jhtm "O homem unidimensional" pode ser visto como uma análise das sociedades altamente industrializadas. Marcuse critica tanto os países comunistas quanto os capitalistas, por suas falhas no processo democrático: nenhum dos dois tipos de sociedade foi capaz de dar igualdade de condições para seus cidadãos. Ele argumentava que a sociedade industrial avançada criava falsas necessidades que integravam o indivíduo ao sistema de produção e de consumo. O resultado, dizia, era um universo unidimensional de ideias e comportamento, no qual as verdadeiras aptidões para o pensamento crítico eram anuladas. Tais críticas á “formação” capitalista e socialista, são retratadas no clipe...5:10